domingo, 25 de janeiro de 2015

Porto das Poças, que remodelação afinal?

O PSD/Açores pediu esclarecimentos sobre a intervenção anunciada para o Porto das Poças, na ilha das Flores. Para o deputado Bruno Belo, o Governo Regional “deve esclarecer os florentinos em relação ao projeto a executar, e se é o mesmo apresentado com pompa e circunstância antes das eleições regionais de 2012″, avançou.

Num requerimento enviado à Assembleia Regional, o deputado florentino lembra que, “no dia 19 de Março de 2012, o então subsecretário regional das Pescas e uma delegação de pescadores florentinos assistiram, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), aos ensaios em modelo reduzido da solução preconizada para a ampliação do Porto das Poças”.

“O que queremos agora saber, é se a obra inscrita na Carta Regional das Obras Públicas (com início previsto para o primeiro semestre de 2015) corresponde ao projeto testado no LNEC, nomeadamente se a ampliação do porto prevê a construção de um molhe de 302 metros e de um contra-molhe de 104 metros, ficando com cerca de 15 mil metros quadrados de área molhada, 8 mil metros quadrados de terrapleno e pontões flutuantes com capacidade para 88 embarcações”, questiona Bruno Belo.

O deputado florentino realça que “nos ensaios realizados no LNEC foram aprovadas pelos profissionais das pescas as condições de entrada e saída do Porto das Poças, e as condições de abrigo proporcionadas por aquela solução em condições de mau tempo”, explica Bruno Belo.

“Agora os florentinos exigem saber se é de facto aquela obra que vai avançar, ou se há outro projeto para ser implementado. A reabilitação do Porto das Poças assume grande importância económica, pois é onde existe o maior número de barcos de pesca profissional e desportiva, sendo também o porto onde se faz o embarque e o desembarque de passageiros para o Corvo”, conclui Bruno Belo.


Notícia: "sítio" do PSD/Açores.
Na última visita estatutária à ilha das Flores, o Governo Regional deu orientações à Portos dos Açores para desencadear os procedimentos de lançamento da empreitada que visa melhorar as condições de operacionalidade do Porto das Poças, bem como iniciar procedimentos para a aquisição e instalação de uma grua naquele porto.

Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

Já não temos um porto nas Lajes?
Não é a zona das Lajes a mais adequada para a atividade portuária comercial e de pescas?
Tanta fraqueza de juízo tem quem promete, num claro ripanço aos votos, como quem agora "inocentemente" pergunta, na perspetiva de um dia é que vir a prometer.
Tudo lã da mesma ovelha.

Anónimo disse...

este porto está muito bom para menos de meia dúzia de pescadores, para que gastar dinheiro num lugar já por si está excelente e já temos uma marina nas lajes um porto comercial e para cerca de 4000 não precisamos mais porto de recreio nenhum, agora sim precisava era um aumento da marina nas lajes que de verão e como nas outras ilhas está sempre cheia sem espaço para todos.

Anónimo disse...

Este BB é mesmo um pau mandado...havendo já, numa ilha com estas dimensões, um porto com capacidade pra todos os barcos da ilha e mais algum, há alguma necessidade de se gastar mais uns milhões nas poças??!!
Como se os pescadores tivessem mesmo muito vontade de ir para o mar...
É o que faz não ter ideias próprias...e como este deputado do PSD desde que lá está ainda não teve iniciativa pra nada, vem agora buscar ideias dos outros...

Anónimo disse...

Este Senhor Bruno Belo que eu não conheço tome juízo na cabeça, e fale em obras rentáveis, já temos um Porto nas Lajes que dá para toda a Ilha para que é despadaçar dimheiro no Porto das Poças com menos de meia dúzia de pescadores. Haja Juízo.

Anónimo disse...

Esta gente da politica não gasta nada seu. Gasta o que a todos custa os olhos da cara a pagar.
Custa-nos a nós, portugueses, e demais europeus nas obras comparticipadas.
A falta de respeito pelos impostos dos portugueses tem levado este país à bancarrota, com obras inúteis, de manutenção onerosa e que enfeitam postais.
A falta de apreço pelos dinheiros comunitários tem irritado os nossos parceiros, com os Alemães, os Holandeses e os Finlandeses a fechar-nos torneiras.
Já é tempo de acabarmos com brincadeiras, com politiquices tolas, conversa para caçar votos e fazer obras sem juízo.

Anónimo disse...

O porto das poças é o porto com mais movimento das Flores não só serve a pesca profissional como serve as embarcações de recreio, o Ariel, e as embarcações ligadas ao turismo.
Para alem da importância das poças, é um compromisso eleitoral do governo parabéns Bruno continua a fazer o teu trabalho.

Anónimo disse...

O nosso dinheirinho deve ser usado para trazer benefícios que se vejam a todos.
Quantas pessoas usam o cais das poças para irem pescar?
Quanto custa a remodelação apontada?
Quantas toneladas de peixe tem de ser descarregadas para se pagar o porto?
À leviandade da promessa politica, alia-se a gritante falta de coragem para assumir o não, ou para apoiar e dizer sim.
Esta gente da politica vive da caça ao voto que lhe garante cargos de comando, um ordenado que todos pagamos, visibilidade publica e a bajulação do poder.
Um desastre!

Anónimo disse...

Eu sei que andei a acompanhar o levantamento do porto das poças o projecto que estava previsto há varios anos ,as contas somadas custadas mais do que o porto comercial das Flores,há 25 anos, esta situação vem sempre um ano antes das eleições, parvalhoes votam PS que porto das poças vai ser feito quando o Papa for Portugues.

Anónimo disse...

para menos de meia duzia de pescadores queria o B.B. gastar milhões numa ilha que andam lavradores á meses para recaber o seu dinheiro, esta é parecida com a outra da ponta da fagã desta maneira não ganhas votos e muito menos meu.

Anónimo disse...

Não te armes aos cucos que os votos do concelho de Santa Cruz ,não te chegam para continuares a comer deste Tacho ,por isso toma mas é lá juizinho se não ficas em casa a ver a banda passar

Anónimo disse...

dizia oa anonimo das 20.55 que o porto das poças tem muito movimento é um desparate. mas a partir do verão com a nova lancha para fazer ligação para o corvo passa a sair das lajes e está muito bem lá é que tem sala de embarque e é que chega com o barco com turismo.

Anónimo disse...

Criar riqueza e fomentar mais emprego?
Aprimorar serviços e melhorar a qualidade de vida?
Procurar a sustentabilidade e viabilizar instituições?
Fixar os jovens à sua terra e dar-lhes futuro?
Criar uma ilha viável, com gente mais feliz e horizontes mais vastos?
Não.
Isso....não é para a gente da politica que temos.
Continua-se na senda do folclore, da peleia, e na chafurdice provocadora dos "comunicados".
Uma tristeza para quem não atina com mais.
A cada fechadura corresponde uma chave. Por muito que se force, há chaves que nunca entram. Ou porque tem forma diferente, ou porque tem defeito ou porque estão estropiadas.
A nobre arte da politica em Portugal, nos Açores e nas Flores, tem de ter agentes sensatos, que conheçam bem a sua terra e que se disponham a prestar de forma desinteressada um serviço aos outros, coisa que definitivamente, não tem.
Desgraça nossa, velhacaria deles.

Anónimo disse...

e para os lados do norte votam em um do corvo e outro do alentejo como é que esta ilha pode andar para a frente com pessoal que não conheçe a ilha.

Anónimo disse...

este B.B.não pensa em lutar por um hotel nas lages para o desenvolvimento deste conselho e trazer turismo para esta vila pensa é caçar votos e fazer obras de milhões numa ilha que já tem um porto e uma marina.

Anónimo disse...

eles saiem é porque querem há tanto terreno para produzir e é isso que faço sem vergonha de pegar no sacho.

Anónimo disse...

Florentinos pensem um pouco o Porto das Poças vai ser feito, não sei quando, a estrada de P.Delgada a selagem da Lixeira de S.Cruz, a Obra da Fajazinha,iluminaçao da Pista isto tudo antes do Porto? e a mudança de Governo, outros deputados e outros Presidente de Câmara 2020...Falta pouco

Anónimo disse...

eu não tenho presa de chegar a 2020 porque assim já fico com 80.

Anónimo disse...

Onde terá ido hoje o cana roca - mãos porfeitas - com o seu famoso sacho?

Anónimo disse...

o porto das poças vai ser aumentado no dia de são nuncas à tarde, já tem é tamanho demais para os pescadores que tem.

Anónimo disse...

voces não falem mais neste porto das poças falam é trabalhar nestes terrenos florentinos para o seu desenvolvimente pegar no sacho e toca para frente suar a camisa.

Anónimo disse...

Se o porto das poças não for feito nesta legislatura nunca mais vou perdoar ao PS e ao Pereira e todos os responsáveis nunca mais levam voto meu, já ganharam muito voto à custa da mentira enganando as pessoas, e nós que andamos todos os dias a arriar os nossos barcos perdemos muito tempo e com muito perigo na manobra de varagem.

Anónimo disse...

este pobre home das 19.05 pensa que o seu voto faz alguma falta ao ps, esqueçe o que dizes, e outra como já alguns aqui falaram para que queres que o nosso porto seja maior se houve tempos que havia descargas do barco de carga e nunca aumentaram e agora querias aumento para menos da meia duzia de pescadores.doute um bom conselho toma um unicidil de 50 mg e deita-te que andas nervoso.

Anónimo disse...

O cana roca das 19:17:00 fez um diagnóstico em cheio mas falhou no tratamento. O unicidil 50 mg não trata gente tola. É melhor receitar enxadas, sachos, gadanhos e alviões.

Anónimo disse...

O governo vá ter que cumprir com as promessas e o Pereira prometerão arrancar com a obra do porto das poças neste mandato, o tempo passa e nada de obra estou farto de andar a arriar o meu barco a grua está-se largando co ferrugem qualquer dia á uma desgraça.

Anónimo disse...

Há que mobilizar toda a malta e pedir contas a estes políticos que não fazem nada, queremos o nosso porto das poças em condições de podermos trabalhar.

Anónimo disse...

epá o porto das poças vá ser como o porto da ribeira da cruz. Estes filhos da mentira vão enchendo os bolsos a nossa custa e vão dando tanga a uma dúzia de paspalhos que acreditam nestes políticos.

Anónimo disse...

tomem juízo nesta cabeça e parem de falar nas poças temos um grande porto na vila das lajes que serve para passegeiros navios da carga para iates e para pescadores para que gastar mais dinheiro no porto das poças. já que há muito movimento nas lajes precisava era aumentar aquela marina para que coubece mais iates.

Anónimo disse...

O porto das lajes é tanto bom que nem os iates param la dentro por não ter segurança

Anónimo disse...

os iates não param lá dentro quando não há lugar para mais, foi esta coisa linda que o partido socialista fez nas lajes mas em ponta delgada fez um grande serrado para andar às moscas que por lá não passam iates.

Anónimo disse...

os pescadores de santa cruz, maior aglomerado de embarcaçoes de pesca profissional da ilha, teem direito e necessitam desta obra, pois so alguns ignorantes burros, que nao sabem patavina da vida de marinheiro e ainda falam, epa tejam mas e calados seus parvalhoes, esta obra ja deveria era estar concluida a muito tempo