domingo, 6 de abril de 2014

MúsiCalmas no Museu das Lajes

A ilha das Flores, bem como um pouco por todas as ilhas dos Açores e mesmo a Europa, vai sendo palco do fenómeno da emigração e imigração. A este fenómeno estão associados outros, nomeadamente a cultura, usos e costumes que são levados até às mais longínquas paragens.

Na ilha das Flores já são muitas as pessoas/famílias que escolheram este torrão no meio do mar como morada efectiva. Uma dessas pessoas é a Nina, de origem francesa, mas uma mulher do Mundo... escolheu esta terra para residir há cerca de quatro anos. Com ela trouxe os seus saberes, usos e costumes, em especial a sua música.

Neste sentido a Nina agendou e levou a cabo um concerto de música universal (a que deu o nome de MúsiCalmas), onde um passeio por vários continentes nos trouxe uma ementa variada, onde não faltaram sons de lugares como Índia, Austrália, América do Sul, entre outros.

Muitos foram (e de várias nacionalidades) os que acorreram ao auditório do Museu das Lajes para desfrutar de um estilo de música inexistente por estas paragens até a Nina chegar e manifestar-se musicalmente. Música calma, de uma serenidade brilhante onde o estilo zen predominante não deixou indiferente aqueles que ali se deslocaram.

O ser enquanto espírito teve um momento de glória e de (re)encontro com o astral. O ser enquanto encarnado teve um momento relaxante e uma grande oportunidade para meditação.

Obrigado Nina. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção. Obrigado a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande Cantora. Parabéns à Nina, Parabéns ao Auditório do Museu das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

parabens nina gostei muito do teu concerto.

Anónimo disse...

obrigado nina pelo concerto espetacular.gostei.

Anónimo disse...

se não fosse o joão lourenço não tinha-mos museu nem auditorio para ouvir esta grande cantora. parabens Nina.

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 7,57 a cerca do joão se não fosse ele tambem não tinha-mos no porto o bar da morralha. e muitas mais coisas que ele fez. agora paramos no tempo.

Anónimo disse...

Muito se fez no concelho das Lajes. Até se fez uma dívida medonha, que o emborcou na bancarrota.

Anónimo disse...

ainda bem que o joão deixou divida é sinal que muita obra fez e é de louvar este grande lutador para o seu concelho. agora as lajes parou no tempo e a conversa é sempre a mesma até acabou com ambolancia, acabou com os bombeiros, e nem pede ao governo enfermeiro permanente para a casa do povo que é da mesma cor e se torna tude mais fácil.

Anónimo disse...

dividas foi o ps que deixou e agora estão a cortar na minha reforma e de muitos mais que apesar de já ser idoso e de tantos anos de trabalho tenho que pagar a divida que o partido socialista fez.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Nina Soulimant subiu ao palco do Museu das Lajes, num concerto de cantos do mundo. O objetivo foi angariar fundos para a Cáritas e para a organização do Azores Fringe Festival".