segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Autárquicas 2013 na ilha das Flores

O candidato socialista à Câmara Municipal de Lajes das Flores, Luís Maciel teve 52,2% dos votos, tendo eleito três mandatos de vereação. A candidata do PSD, Alice Ramos teve 44,7% dos votos, ficando com dois vereadores. A abstenção no concelho das Lajes foi de 17,97%, a mais baixa de todo o país.
Notícia: jornal «Açoriano Oriental».

José Carlos Mendes foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, com 65,1% dos votos, tendo mantido os quatro mandatos de vereação. William Braga foi o candidato derrotado, do PSD em coligação com o CDS, com 29,5% dos votos, tendo um mandato de vereação. A abstenção no concelho de Santa Cruz foi de 30,8%.
Notícia: «Especial Autárquicas 2013» RTP-A e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

domingo, 29 de setembro de 2013

Escrutínio das Autárquicas 2013, aqui...

[por favor clique na imagem...]
Saudações florentinas!!

sábado, 28 de setembro de 2013

Grupo Folclórico de Ponta Delgada


Constituído por 33 elementos com idades compreendidas entre os 10 e 65 anos, o Grupo Folclórico de Ponta Delgada tem um vasto currículo de actuações em todas as ilhas dos Açores e Continente português, adivinhando-se voos internacionais a curto prazo.

Fundado em 1981, actualmente o Grupo conta com 15 temas no seu reportório criteriosamente executado segundo os seus pesquisadores conseguiram descobrir. Com sede na maior freguesia rural da ilha das Flores, este Grupo Folclórico dispõe de um leque de músicos e dançarinos ao nível de qualquer outro grupo do género.

Ponta Delgada, situada no extremo norte da ilha das Flores, tem actualmente 320 habitantes e curiosamente tinha 530 no ano de 2001. Assim, esta é mais uma terra onde a desertificação demográfica nota-se a cada ano que passa. Mas os seus habitantes não baixam os braços e, mesmo contra a maré, tentam levar a bom porto todas as suas iniciativas, em especial as que constam no seu historial cultural, religioso e popular.

Muito obrigado ao Grupo Folclórico de Ponta Delgada, ao seu presidente Luís Alves e a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela recolha das imagens e ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Açores lidera destinos sustentáveis

Segundo um estudo da QualityCoast, o arquipélago dos Açores surge como o destino turístico mais sustentável do Mundo, seguindo-se outros destinos como Lagos, Cascais e Região do Oeste.

O relatório Global Sustainable Tourism Review, que surge no âmbito do Dia Mundial do Turismo, revela também que as ilhas são o destino que mais escapa ao impacto do turismo de massas, apesar de não terem uma política de sustentabilidade. Tendo como principal enfoque a sustentabilidade dos destinos turísticos do Mundo (em termos ambientais e económicos), este estudo visa auxiliar os turistas na escolha do seu destino.

Depois dos Açores, está a ilha Fernando de Noronha (no Brasil) no top 10 dos destinos mais sustentáveis, seguindo-se Forteventura (ilhas Canárias) e Baiona (Galiza), em Espanha. No Caribe, a ilha de Bonaire surge na quarta posição, seguindo-se algumas ilhas de Cabo Verde e Can Gio (Delta do Mekong, Vietnam) e Praslin (Seychelles), na Ásia.


Notícia: portal «PubliTuris».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rocha dos Bordões precisa de limpeza

Mais um Verão passado, mais um ciclo de vida, animal e vegetal. Mais uma oportunidade para que esta monumental rocha sofresse a intervenção humana, a fim de serem retiradas as espécies infestantes que, dentro em pouco, vão acabar por tapar e destruir irremediavelmente esta relíquia natural de valor geológico e da Humanidade.

Não se entende, estando inserida numa zona classificada e protegida, como é possível que se esteja perante um total adormecimento por parte das autoridades competentes. Assim se esvai no tempo o que o tempo produziu... será que estamos prestes a assistir a mais um ciclo completo da Natureza, e que pode ser evitado?


José Agostinho Serpa

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Será vestígio da antiga Atlântida?

Estrutura tem 60 metros de altura e 8 mil metros quadrados de base, o pescador desportivo que a descobriu admite ser um vestígio da Atlântida.

Um praticante de pesca desportiva encontrou há dias o que afirma ser uma grande pirâmide no fundo do mar entre as ilhas Terceira e São Miguel, numa descoberta que já está a ser encarada por alguns como um sinal da Atlântida, mas que o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores relativiza.

A descoberta aconteceu quando Diocleciano Silva, veterinário de profissão, tentava encontrar zonas de pesca perto do banco Dom João de Castro. Foi então que, por leitura batimétrica, localizou uma pirâmide com 60 metros de altura - cuja ponta estará a cerca de 40 metros de profundidade - e oito mil metros quadrados de área.

Para Diocleciano, o levantamento batimétrico por GPS acabaria por resultar na emocionante descoberta de uma estrutura com dimensões perfeitas e com arestas orientadas de acordo com os pontos cardeais principais, com uma perfeição comparável às pirâmides de Gizé no Egipto: "Verifiquei que naquela zona existia um promontório que subia e descia geometricamente", salientou em declarações ao jornal «Açoriano Oriental», acreditando que pelas suas características poderá estar-se perante uma criação humana e não natural. Como, por exemplo, um sistema militar submerso.


Notícia: «Diário de Notícias» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

À conversa com barítono José Corvelo


No passado dia 14 de Setembro a vila das Lajes foi palco de mais uma efeméride: a inauguração do Museu de Lajes das Flores.

De salientar do desfile dos acontecimentos, um ponto alto, nem mais nem menos que o concerto pelo barítono José Corvelo e pela pianista Carla Seixas. Concerto esse que foi versátil, dividido em três partes (diferentes géneros). Aplaudidos de pé numa enorme ovação, foi com muita alegria e até surpresa que as pessoas saíram do auditório que foi pequeno para tanta procura.

Amavelmente José Corvelo concedeu-nos umas palavras, que aqui ficam em registo.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Recomenda-se também as vídeo-reportagens da inauguração do Museu e da actuação da pianista Carla Seixas e do barítono José Corvelo.

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Propostas dos candidatos às Câmaras

Na passada terça-feira (dia 17) a RDP Antena 1 Açores transmitiu reportagens sobre os concelhos florentinos. Tendo como pano de fundo as eleições autárquicas de 29 de Setembro [próximo domingo] foram ouvidos ambos os candidatos às Câmaras Municipais de Santa Cruz e das Lajes.

Reportagens radiofónicas disponíveis no "sítio" da Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 22 de setembro de 2013

À conversa com padre Davide Barcelos


Definição de Paróquia pelo padre Davide Barcelos. O padre Davide foi ordenado sacerdote há 9 anos e sente-se feliz pela opção de vida: “Hoje dou graças ao Senhor por me ter escolhido, apesar do meu pecado e debilidade, para seu sacerdote. Nove anos ao serviço da Diocese de Angra: bendito seja Deus!”

Uma grande parte (7 anos) da sua vida sacerdotal tem sido ao serviço dos florentinos, suas tradições, usos e costumes. Como todas as vidas, o padre Davide tem tido a sua pautada por ondulações que tem enfrentado de cabeça erguida e perseverança. Uma vida activa ao serviço da Igreja, do ensino e todas as actividades daí advindas.

Sempre atento e aconselhador, o padre Davide tem uma preocupação permanente com o mundo que nos rodeia, bem como as maleitas que por cá abundam: “a velha e conhecida matemática da divisão do bolo, realidade no Mundo, ajuda a aumentar o peso da cruz, riquezas concentradas nas mãos de poucos, regras do mercado financeiro (incentivo ao consumo exagerado), lucros sobre lucros (destruição da natureza)”. Assim, e como muitos outros, o padre Davide nunca se cansa de pedir/apelar à oração.

Obrigado padre Davide por toda a colaboração que tem proporcionado para que todos os trabalhos sob a sua dependência tenham vindo a ser possíveis. Obrigado à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção. Obrigado a todos os que, de uma forma ou outra, tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Finanças vão ser reduzidas nos Açores?

A Autoridade Tributária e Aduaneira quer encerrar 13 dos 19 serviços de Finanças que existem nos Açores. São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo podem ficar sem repartições de Finanças.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, um despacho da Autoridade Tributária e Aduaneira com o novo mapa de pessoal determina a redução de 12.500 trabalhadores da administração tributária e o encerramento de cerca de 150 dos 343 serviços de Finanças existentes em todo país.

No que se refere aos Açores, a reestruturação que Lisboa pretende efectuar nos serviços de Finanças poderá ter como consequência o encerramento das instalações do fisco em Vila do Porto, Nordeste, Povoação, Vila Franca do Campo, Lagoa, Santa Cruz da Graciosa, Velas, Calheta, Lajes do Pico, São Roque, Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Corvo.

A Terceira será a única ilha a manter as suas actuais repartições de Finanças (Angra do Heroísmo e Praia da Vitória), São Miguel passará a dispor apenas de duas: Ponta Delgada e Ribeira Grande, no Pico mantem-se em funcionamento a da Madalena e no Faial a da Horta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Impostos, o número de funcionários ao serviço das repartições dos Açores poderá ser reduzido em cerca de 50 por cento, estando prevista a reestruturação dos serviços a partir do próximo mês de Outubro.

De acordo com Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, a reestruturação vai criar uma situação de "cidadãos de primeira, que pagam os seus impostos e têm todos os serviços públicos disponíveis e os cidadãos de segunda que, pagando na mesma as suas contribuições ao Estado, começam a ver-se privados de um sem número de serviços que, no caso dos Açores, devido ao facto de ser um arquipélago com nove ilhas, torna quase impossível que as pessoas destas ilhas afetadas pelos encerramentos tenham acesso aos serviços de forma igual aos outros açorianos".

O sindicalista alerta para o facto de nos Açores estar previsto que cinco ilhas fiquem sem serviços de Finanças. "É uma situação gravíssima, especialmente devido aos constrangimentos dos transportes que existem na Região", disse. Nesta situação poderão ficar as ilhas de Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo - para além do serviço da Calheta, em São Jorge, que já foi encerrado ao público", referiu Paulo Ralha.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assim foi a Festa de Nossa Senhora do Livramento e do Bom Jesus, na Caveira


Caveira, situada entre Santa Cruz e Lomba, é a freguesia mais pequena em território e das mais pequenas em população, cerca de 70 pessoas, na ilha das Flores.

Nesta altura o calendário religioso dedica este fim-de-semana (12 a 15 de Setembro) à festa de Nossa Senhora do Livramento e do Bom Jesus, na freguesia da Caveira. Do programa festivo destaque-se a procissão de velas, eucaristia solene, procissão e ainda o baile abrilhantado pelo grupo musical graciosense Onda Jovem.

Um dia lindo de Verão em que o Sol encobertamente se manteve atento para não torrar quem escolheu ir à festa e procissão. A igreja da Caveira foi pequena para a procura e com cada um a saber os seus reais motivos, logo após a missa seguiram na procissão que ordeiramente cumpriu o seu trajeto, ora em oração ora aos compassos brilhantes e sonantes da Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, da freguesia da Fajãzinha, aliás a única na ilha das Flores já há uns anos a esta parte. As imagens captadas são disso prova inegável.

Agradecimentos à Igreja e párocos presentes, ao grupo Onda Jovem pela belíssima actuação, a todos os que de uma forma ou outra tornaram possíveis este vídeo. Também o habitual agradecimento à Luísa Silveira, responsável pelas imagens e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mostra de cinema documental no CIAB

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de Setembro decorrerá na ilha das Flores a exibição do ciclo de cinema Doc_Europa III, uma mostra de documentários com origem em cada um dos países membros da União Europeia, unidos pela temática 'A União Europeia dos Cidadãos'.

A vinda aos Açores desta Mostra, integrada no Ano Europeu dos Cidadãos, tem como objectivo promover o conhecimento da diversidade cultural europeia na Região Autónoma dos Açores, bem como a reflexão sobre a condição e o exercício da cidadania na União Europeia.

As sessões na ilha das Flores decorrem no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão (CIAB), estando agendadas para as 19 horas e 21h30 na sexta-feira (dia 20), enquanto que no sábado e no domingo decorrerão às 15 horas, 17 horas, 19 horas e 21h30. A entrada é livre e todos os filmes estão legendados em português.

O Doc_Europa III foi promovido pela representação em Portugal da Comissão Europeia e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, através da Associação pelo Documentário (APORDOC), sendo trazido aos Açores em parceria com o 9500 CineClube.

As sessões na ilha das Flores são ainda promovidas em parceria com a Associação de Jovens das Flores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida, «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Barco da fibra óptica já chegou ao Corvo

Setecentos kilómetros de cabo de fibra óptica vão ligar as ilhas das Flores e Corvo ao Mundo: em final de Outubro, o Grupo Ocidental estará finalmente em pé de igualdade com as restantes ilhas açorianas, com a instalação do cabo submarino.

Os trabalhos começaram na quinta-feira passada [dia 12], pelo navio IT Interceptor, completando o anel dos cabos submarinos dos Açores no final do presente mês. A meados de Outubro avançará a empreitada final de ligação pela Portugal Telecom, que antevê a sua conclusão a 31 de Outubro, num projecto a ser executado pela ViaTel.

Quando esta ligação estiver concluída, os habitantes das ilhas das Flores e Corvo vão passar a ter acesso a meios de comunicação mais rápidos e estáveis, tal como dispõem os rentantes açorianos. Recorde-se que as ilhas do Grupo Ocidental há muito reclamam por esta ligação de cabo de fibra óptica, que estava inicialmente prevista quando a obra foi lançada a concurso há mais de uma década. O custo elevado da operação fez, no entanto, adiar [por década e meia] a ligação às Flores e ao Corvo, que só agora se está finalmente a concretizar.

Uma equipa de reportagem do «Açoriano Oriental» esteve a bordo do IT Interceptor para conhecer o navio que vai ligar o Grupo Ocidental ao resto do arquipélago e ao Mundo, num projecto cujo investimento é da ordem dos 20 milhões de euros.

A instalação do cabo de fibra óptica, a cargo da FibroGlobal, abrange sete ilhas e 12 concelhos. Aquela empresa fica comprometida a cobrir 50% da população de cada um dos concelhos, construindo uma rede que irá cobrir 78 lugares com cerca de 9 mil unidades de alojamento de residência habitual, permitindo às populações e empresas ter acesso a serviços avançados de alta velocidade. Para disponibilizar o acesso à rede de alta velocidade nos concelhos das ilhas das Flores e Corvo foi necessária a implantação do cabo submarino que irá ligar estas duas ilhas às restantes ilhas do arquipélago.

O quotidiano de florentinos e corvinos irá passar a ser diferente, nomeadamente ao nível do acesso à internet, da comunicação e troca de dados, na qualidade das chamadas telefónicas [móveis e fixas] e no acesso à televisão por cabo.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Balanço do primeiro ano dos quatro deputados regionais "florentinos"

Tal como fizemos na anterior legislatura regional, solicitamos aos neófitos deputados florentinos que elaborassem um texto de balanço do seu trabalho político realizado neste primeiro ano da presente legislatura regional. Não nos tendo sido remetido qualquer balanço qualitativo pelos próprios deputados regionais "florentinos", com base nos dados publicamente disponibilizados pela Assembleia Legislativa Regional fazemos então um balanço quantitativo do seu trabalho político neste primeiro ano da X legislatura açoriana.

Saudações florentinas!!

domingo, 15 de setembro de 2013

Santa Cruz sem debate das Autárquicas


O debate autárquico sobre Santa Cruz, organizado pela RTP Açores, contou apenas com a presença do candidato William Braga (PSD+CDS) face à ausência de José Carlos Mendes (PS).

Alguns indicadores sociais sobre o concelho de Santa Cruz das Flores: população de 2.289 habitantes; índice de envelhecimento de 127,6 idosos por cada 100 jovens; 9,1% da população com ensino superior; 7,9% de taxa de desemprego e 32,4% de pensionistas da Segurança Social.

Vídeo: programa «Autárquicas 2013» (transmitido ontem).
Saudações florentinas!!

sábado, 14 de setembro de 2013

Autárquicas 2013: debate das Lajes


Debate realizado pela RTP Açores entre os dois candidatos ao Município das Lajes: Alice Ramos (PSD) e Luís Maciel (PS).

Alguns indicadores sociais sobre o concelho das Lajes das Flores: população de 1.504 habitantes; índice de envelhecimento de 128,1 idosos por cada 100 jovens; 7,5% da população com ensino superior; 5,3% de taxa de desemprego e 29,1% de pensionistas da Segurança Social.

Vídeo: programa «Autárquicas 2013» (transmitido ontem).
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Inauguração do Museu das Lajes


Amanhã (dia 14), pelas 21 horas, ocorre a inauguração do novo Museu das Lajes das Flores, localizado na Urbanização Angelo de
Freitas Henriques, com o seguinte programa: inauguração solene; benção do imóvel e instalações; beberete; concerto de piano e canto, pela pianista Carla Seixas e o barítono José Corvelo.

Assim, o presidente da Câmara Municipal das Lajes, João Lourenço, convida a população em geral a participar em todas as cerimónias desta inauguração.


Saudações florentinas!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sic Transit Gloria Flores... (IX)



As máquinas de apoio a trabalho agrícola, que se mostram nas fotos acima, são propriedade dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo. Aquelas máquinas há bastante tempo que se encontram abandonadas em terrenos do Juncal, algumas estando já em adiantado processo de deterioração. Considerando que se trata duma entidade pública e de bens públicos (pagos pelos impostos dos contribuintes, entenda-se), seria de esperar maior preocupação pelo seu estado e manutenção a quem tem por obrigação cuidar e gerir a coisa pública. De salientar também o perigo ambiental que constitui a degradação daquelas máquinas (sucata?) na poluição dos solos e mesmo na eventual contaminação dos lençóis freáticos.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Garantido que fibra chega em Outubro

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro anunciou ontem que a ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo ficará concluída em Outubro.

“Já atracou ontem em Ponta Delgada o navio que vai lançar o último troço do cabo que vai ligar as ilhas das Flores e Corvo e que completará o anel de cabos submarinos dos Açores”, afirmou Henrique Granadeiro aos jornalistas, após uma audiência com o presidente do Governo Regional.

O projecto de ligação do cabo de fibra óptica às duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago, que está a ser levado a cabo pela empresa ViaTel, aguardava há vários anos pela sua conclusão, tendo gerado muitas críticas e pedidos de esclarecimento dos partidos da oposição nos Açores.

“Nós somos apenas compradores da oferta grossista desta empresa. Ao que nos diz o nosso futuro fornecedor, a partir do dia 15 de Outubro poderemos começar a trabalhar e a 31 de Outubro creio que os trabalhos estarão concluídos. Será um dia muito feliz para os Açores”, disse Henrique Granadeiro, alegando que a Região dispõe de “uma infra-estrutura tecnológica de última geração”. O presidente executivo da PT revelou, ainda, que a empresa investiu nos últimos quatro anos nos Açores 55 milhões de euros, algo que considerou ser “um investimento muito forte” e que resulta da “aliança estrutural e estratégica” que a PT tem com o desenvolvimento dos Açores.

Para o presidente do Governo Regional a conclusão da ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo deixa o executivo “satisfeito”, já que este processo “levou algum tempo”: “Esperamos que reverta a favor dos corvinos e florentinos, que por essa via se veem integrados também nas condições que usufrui o resto do arquipélago”, afirmou Vasco Cordeiro, alegando que este é um investimento importante para a coesão regional.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», RTP Açores e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Queixa criminal ambiental contra CMLF

O núcleo regional da Quercus anunciou hoje que apresentou junto do Ministério Público uma denúncia criminal contra a Câmara Municipal das Lajes das Flores e o seu presidente João Lourenço, por destruição e abate de espécies protegidas da fauna e flora locais.

Num comunicado enviado às redações, os representantes daquela associação ambientalista alegam que a autarquia e o presidente do município, João Lourenço, "destruíram espécies de fauna e flora legalmente protegidas, mais concretamente cedros do mato e turfeiras" numa das vias de acesso ao Caminho da Burrinha, na ilha das Flores.

A base da denúncia criminal da Quercus assenta no facto de a zona em questão ser considerada uma área legalmente protegida, incluída no Parque Natural da ilha das Flores, classificada também pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 27 de Maio de 2009: "Uma vez que inexistiu qualquer acto administrativo autorizativo por parte das entidades regionais competentes, esta intervenção camarária - a qual resultou no abate e perda definitiva de espécies de fauna e flora legalmente protegidas - poderá indiciar a prática de crime de danos contra a natureza", acusa a Quercus.

As espécies protegidas da fauna e flora locais que foram alvo de abate e destruição - cedros do mato e turfeiras - são vitais para o equilíbrio ecológico hídrico da ilha das Flores e para as características ribeiras e cascatas que a definem paisagisticamente. Dizem os dirigentes da Quercus que se viram no "dever" de denunciar esta situação ao Ministério Público para que se proceda à abertura do respectivo processo de inquérito.

Ouvido esta manhã pela RDP Antena 1 Açores, o presidente da Câmara das Lajes rejeitou qualquer responsabilidade no processo. João Lourenço explicou que apenas ajudou o município vizinho.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Jovem florentino estagia em Boston

Formado em cozinha/pastelaria, Joel Vieira está estagiar no Langham Hotel, ao abrigo de um acordo estabelecido entre aquela unidade e a Escola de Formação Turística e Hoteleira.

A Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) estabeleceu um acordo com o Langham Hotel, um dos mais conceituados e luxuosos cinco estrelas da cidade de Boston. O aluno florentino Joel Vieira, que tirou o curso de cozinha/pastelaria (qualificação pós-12º ano), iniciou no final de Agosto um estágio com a duração de seis meses.

O Langham Hotel é uma sofisticada unidade situada no centro de Boston, próximo do distrito financeiro. Foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles, Top 100 Hotels of the World pela «Instituitional Investor Magazine», World’s Best Hotels pela «Luxury Travel Magazine» e AAA’s Four Diamond Award.

No âmbito deste estágio, a EFTH realizou um acordo com uma unidade hoteleira de referência, o qual prevê um contrato de trabalho com o aluno após o seu regresso, permitindo assim trazer para a Região as mais-valias deste estágio internacional.


Notícia: «Jornal Diário» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

domingo, 8 de setembro de 2013

Programa «Atlântida» sobre Santa Cruz


Vídeo: programa «Atlântida» (transmitido ontem, 7 de Setembro).
Em 24 de Agosto a RTP Açores transmitiu «Atlântida» sobre as Lajes.

Saudações florentinas!!

sábado, 7 de setembro de 2013

Açores penhoraram navio Atlântida

AtlânticoLine reclama a última tranche do acordo de rescisão do contrato, que está por liquidar há 2 anos.

A empresa pública açoriana AltânticoLine requereu judicialmente a execução da penhora do navio Atlântida, reclamando a cobrança de créditos no montante de 8,4 milhões de euros sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

A acção judicial deu entrada no Tribunal de Ponta Delgada mas já transitou para o Tribunal de Execução de Lisboa, instância à qual compete converter o arresto em penhora do navio que tinha sido recusado pela AtlânticoLine por não atingir a velocidade contratualmente estabelecida. Esta questão foi certificada pela classificadora Germanischer Lloyd, constituindo um assunto encerrado com o acordo de resolução homologado pelo Tribunal Arbitral.

Em Novembro de 2012, o presidente da AtlânticoLine, Carlos Reis, revelou que aquela empresa processara judicialmente os ENVC para exigir o pagamento de uma dívida de 7,9 milhões de euros, a última tranche do acordo e que está por liquidar há dois anos. Desse montante não foram ainda devolvidos sete milhões, acrescidos de 1,4 milhões de juros, num total de 8,4 milhões agora reclamados no processo de penhora.

Os Estaleiros de Viana estão a pagar trimestralmente 530 mil euros em juros do empréstimo contraído para devolver as verbas recebidas pela construção do Atlântida. No final do mesmo ano, as empresas ENVC e AtlânticoLine, ambas de capitais exclusivamente públicos, chegaram a um acordo prevendo que os estaleiros pagariam 40 milhões de euros e ficavam com o Atlântida e com o AntiCiclone - o segundo ferryboat encomendado pelos Açores e cuja construção ainda estava numa fase inicial quando o contrato foi igualmente cancelado.


Notícia: jornal «Público» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alvorada pelos foliões do Espírito Santo


Como todos sabemos, o Espírito Santo e as suas festas são para os açorianos um ponto de referência na sua crença e devoção.
Com séculos de história e muitas adaptações, por vezes novas criações, todas as freguesias da Região tem um ou mesmo mais Impérios ou Casas do Espírito Santo onde são celebradas as festas ao Divino.

De ilha para ilha os usos e costumes variam mas tendo sempre em comum a coroa, símbolo máximo do Espírito Santo e da sua crença/devoção. Em algumas ilhas ao longo dos tempos foram adoptadas práticas diferentes; como as touradas, discotecas improvisadas, para os financeiramente mais arrojados grandes concertos com artistas de renome. Enfim, uma panóplia de variantes que fogem ao inicialmente projectado e idealizado há muitos séculos. Na base desta devoção estava a partilha, o dar do que se tinha em abundância para aqueles que mais precisavam... princípios que actualmente muita gente nem sabe do que se trata.

Este trabalho [vídeo acima] foi feito com o grupo de foliões da freguesia da Fajãzinha que, numa manifestação de devoção e grande entrega, tocaram e cantaram uma alvorada de acordo com o que herdaram dos seus antepassados, para que fique registado para todos aqueles que no futuro tiverem interesse em saber como era. Muito obrigado aos foliões da Fajãzinha, ao Império da Aldeia da Cuada (onde foram gravadas estas imagens) e todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.


Alvorada, assim é designada esta interpretação dedicada ao Espírito Santo. Por toda a ilha das Flores existem em cada freguesia um (ou mais) grupos de foliões que por altura das festas em louvor ao Espírito Santo levam a cabo interpretações de canções/cantorias, algumas com séculos outras mais recentes, que têm diferentes ritmos e letras consoante o momento em que estão inseridas.

Neste trabalho trata-se do grupo de foliões da vila das Lajes, por altura das Sopas de Espírito Santo do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes.

Assim, estas imagens passam a fazer parte da nossa memória colectiva e um grande enriquecimento para o nosso património cultural e imaterial. Um bem-haja a todos estes foliões: José António, António Rosanina, Roberto Sousa, José Ramiro Peixoto, José Ramiro Sousa e Paulo Almeida.

Também agradecer à Santa Casa das Lajes e ao Lar de Idosos, a todos os intervenientes em especial os foliões e a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela captação de imagem e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Misericórdias discutem novos desafios

A sustentabilidade das Misericórdias e os problemas sociais emergentes estão em debate num congresso de Misericórdias que começou hoje na ilha das Flores.

Participam nesta reunião cento e dez congressistas, representando Misericórdias das Regiões autónomas e do Continente. De acordo com Dora Valadão, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, a iniciativa serve também para promover a ilha.

A reunião termina no dia 8 [próximo domingo].


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

«Brumas e Escarpas» #63

O lugar do Alagoeiro

O lugar do Alagoeiro ficava para além da Fontinha, um pouco longe do povoado, já quase debaixo da Rocha e era o único lugar da Fajã, para além da Ponta e da Cuada, onde havia casas. No início dos anos 1950, porém, morava lá apenas uma família, a do Luís Fraga, embora existissem ali mais uma outra casa de habitação já abandonada e descaída a servir de casa de arrumos, um palheiro e, um pouco mais abaixo, os três edifícios da Cooperativa de Lacticínios da Fajã Grande, onde se fabricava, enlatava e encaixotava a manteiga e que constituíam uma espécie de minúscula zona industrial da freguesia. O Alagoeiro era, no entanto, um lugar de terras muito férteis e produtivas, onde se cultivava o milho, a batata-doce, o trevo, a erva-da-casta e até o alcacel. A sul, o Alagoeiro confrontava com a Bandeja e a Fontecima, a oeste com a Fontinha, a norte com o Mimoio e a leste com a Caravela e a Ribeira e mais além com a Rocha.

O Alagoeiro era, no entanto, uma espécie de lugar mítico, pois era lá que os homens quando regressavam dos campos se sentavam, ao redor de um enorme largo que ali havia, a descansar, a fumar, a falquejar, a conversar, a discutir, a negociar trocas, a partilhar sonhos, a esperar uns pelos outros em amena cavaqueira e até a imaginar e a sonhar com a Califórnia, com “farms” e com dólares. Vinham em bandos do Pocestinho, do Pico Agudo, da Lagoinha, dos Paus Brancos, das Águas, da Silveirinha e até do Mato, enchendo as paredes e marouços circundantes ao largo, com molhos de erva santa, de fetos, de incensos, de lenha ou com cestos a abarrotar de batatas ou de inhames. Era também o sítio onde o gado, no seu cirandar quotidiano palheiro/relvas/palheiro, parava para saciar a sua sede, pois havia ali um enorme poço com uma bica, por onde jorrava dia e noite água muito fresquinha. O Alagoeiro era pois um lugar de encontros e combinações de cruzamento de caminhos, de conciliar de destinos, de tomadas de decisões, de debates, de sonhos, de zangas e discussões e até um lugar onde se faziam negócios. O Alagoeiro era assim uma espécie de “Mileto” da Fajã Grande.

Mas o que mais distinguia o Alagoeiro era o facto de ser lá que ficava uma enorme nascente de água que abastecia toda a freguesia. Fazendo jus ao seu nome, o Alagoeiro era de facto um lugar produtor de água e a abarrotar da mesma. Quando se decidiu que o abastecimento de água à Fajã Grande deveria ser feito, foi lá na fronteira com a Fontecima que se construiu, sobre uma nascente ali existente, um enorme tanque vulgarmente conhecido por “Casa da Água”. Além desta, uma outra nascente ali perto, com uma bica a verter continuamente para um enorme poço, matava a sede às pessoas e animais que por ali passavam diariamente.


Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Turismo rural com reservas esgotadas

“Na estação baixa era o mercado nacional que pela sua proximidade atenuava bastante a sazonalidade”, explica Gilberto Vieira, que destaca terem sido agora os estrangeiros a “ocupar este espaço”.

O turismo rural dos Açores está sem camas disponíveis em muitas unidades face à procura na época alta, de acordo com o presidente da Associação de Turismo Rural - Casas Açorianas: “Este ano estamos a ser surpreendidos pela positiva, uma vez que se avizinhava um ano difícil e as perspectivas para 2012 e 2013 eram das piores. As taxas de ocupação certamente que não são inferiores a 2012, apesar de ainda faltar passar mais alguns meses para o final do ano e termos de contar com a sazonalidade, o que altera os números finais”, disse o empresário Gilberto Vieira.

O presidente da Associação Casas Açorianas - que possui 61 associados num total de 700 camas disponíveis - refere que a avaliar pelos números da central de reservas do organismo, sobretudo na estação alta em curso, existe “falta de disponibilidade de camas em muitas unidades”.

Gilberto Vieira acentua que a página na internet das Casas Açorianas deverá ultrapassar este ano os 120 mil visitantes, destacando que são os europeus, em maior número os alemães, quem procura as unidades de turismo rural nos Açores: “Cada vez mais o mercado alemão está a revelar uma apetência extremamente interessante pela Região, vindo a crescer de ano para ano, sendo este mercado muito importante para os Açores, uma vez que a Alemanha é o único país da Europa onde a situação económica e financeira está mais estável”, declara o presidente da Associação de Turismo Rural - Casas Açorianas.

Gilberto Vieira defende a necessidade de uma aposta no mercado norte-americano, mas não apenas no denominado mercado da saudade (emigração portuguesa), uma vez que os Açores estão “apenas” a quatro horas de avião da costa leste dos EUA.

O empresário considera que o maior problema do sector reside justamente na sazonalidade, que tem sido “atenuada” através da promoção do turismo rural dos Açores através do motor de busca Google e de promoções realizadas na central de reservas das Casas Açorianas, face à ausência da presença de turistas nacionais que “desapareceram” com a recessão económica e financeira.

Gilberto Vieira está convicto de que o turismo rural nos Açores está “de ano para ano” com “mais procura” e a ter uma imagem “mais forte” na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido pelas Casas Açorianas nas feiras temáticas nacionais e internacionais: “A actual situação da realidade turística mundial obriga os operadores a um esforço adicional na busca de ofertas que sejam especialmente atrativas para os seus clientes. Nós temos isso para partilhar nos Açores, uma panóplia de produtos diferenciados que atrai o interesse das pessoas na sua busca quando vão de férias”, destaca o empresário.

O presidente das Casas Açorianas refere que o turismo rural dos Açores procura clientes de classe média/alta com “elevado poder de compra e que procuram algo diferente e genuíno” que as ilhas oferecem.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «i» e semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Porque espera Luís Maciel para também suspender o seu mandato de deputado?

José Contente entregou [na passada quarta-feira, dia 28] na Assembleia Legislativa Regional o seu pedido formal de suspensão do mandato de deputado.

O candidato do PS/Açores à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada justificou o pedido de suspensão do mandato de deputado regional a sua substituição temporária por motivo relevante, no âmbito daquilo que considera ser a “transparência que é preciso ter na actividade política e pública” e da “capacidade de nós
não nos escondermos atrás do cargo de deputado para fazer campanha eleitoral”.

Neste sentido, de 1 a 16 de Setembro o mandato de José Contente como deputado ficará suspenso, sendo que a partir dessa data terá (de acordo com a lei eleitoral em vigor) dispensa de serviço para o período oficial de campanha eleitoral autárquica que se avizinha.


Notícia: "sítio" de José Contente e «Jornal Diário».

Luís Maciel é deputado regional, José Contente também é. Luís Maciel é candidato pelo PS à presidência da Câmara Municipal de Lajes das Flores, tal como José Contente é candidato em Ponta Delgada. José Contente já suspendeu o seu mandato de deputado regional para evitar "confusões" e em nome da transparência nestas últimas semanas de pré-campanha eleitoral. Mas porque espera Luís Maciel para também suspender o seu mandato de deputado?

domingo, 1 de setembro de 2013

Região do país com mais filarmónicas

Com 102 filarmónicas, os Açores são a região de Portugal com mais bandas, que mantêm viva uma tradição que remonta ao século XIX e que, com as suas escolas de música, desempenham uma função cultural e social de importância unanimemente reconhecida.

Nas nove ilhas dos Açores, onde vivem 246.102 pessoas, há 102 filarmónicas, segundo dados da Direção Regional da Cultura, o que significa que, pelo menos em termos per capita, esta é a região do país com mais bandas.

"A sua distribuição pelo arquipélago é proporcional à densidade da população", revela o mesmo organismo do Governo Regional, referindo que há, porém, uma excepção, a ilha Graciosa, que, "apesar da sua pequena dimensão" (4.393 habitantes), tem quatro filarmónicas. Assim, há uma filarmónica nas ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, quatro na Graciosa, sete no Faial, 14 em São Jorge, 25 na Terceira e 36 em São Miguel, com uma média de 40 elementos, na sua maioria jovens.

Cada filarmónica açoriana possui uma escola de música, que “engloba duas valências principais": a iniciação musical aos seus alunos e a formação a nível superior destinada aos executantes já incorporados na filarmónica, segundo a Direção Regional da Cultura, que acrescenta que, "ao abrigo da legislação que regulamenta a educação extraescolar", os cursos ministrados nestas escolas só podem funcionar com um mínimo de 10 a 15 formandos.

O Governo da República instituiu este ano a celebração, a 1 de Setembro, do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e portal «Sapo Música».
Saudações florentinas!!