terça-feira, 31 de outubro de 2017

Ilhas com quota de goraz já esgotada podem pescar em todo o arquipélago

Os pescadores de qualquer ilha dos Açores vão poder pescar livremente o goraz até ao final do presente ano.

O secretário regional do Mar declarou que “os Açores ainda têm disponível 28% da quota atribuída para 2017”. Gui Menezes considerou que “os pescadores vão poder pescar mais goraz no final do ano, quando esta espécie atinge valores mais elevados no mercado, contribuindo para o aumento dos seus rendimentos”.

O goraz é uma das espécies capturadas nos Açores com maior valor comercial para os pescadores das diferentes ilhas. Para o responsável pela pasta das Pescas, a gestão “mais racional da quota do goraz, através de uma repartição por ilha e por embarcação, permite que os pescadores possam agora tirar uma maior rentabilização deste recurso”.

Um recente despacho do Governo Regional permite que os pescadores açorianos possam pescar ‘para o monte’, deixando assim de se cumprir a repartição da quota de goraz por cada ilha, o que respeitava o historial de cada ilha e das respetivas embarcações, assim passando a não ser garantida uma repartição justa e equitativa da quota destinada à Região: os pescadores das ilhas maiores (que já esgotaram a sua quota) vêm assim delapidar o peixe das ilhas mais pequenas e usurpar a quota que estava destinada aos pescadores dessas ilhas.

Este diploma entrou em vigor hoje e vigora até 31 de Dezembro.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não faz mal

Anónimo disse...

Estão a delapidar os recursos, a riqueza da nossa ilha e ninguém diz nada.<Estou para ver que recursos vamos deixar aos pescadores de amanhã.O governo teve nas Flores e nem uma palavra sobe as pescas.