sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Um desfile que traz à rua a cultura e a identidade das gentes da ilha das Flores

É um dos momentos mais aguardados do Cais das Poças, ou não fosse este cortejo etnográfico uma manifestação genuína (e animada) das vivências e tradições que marcam a história da ilha das Flores e das suas gentes.

Chegam a ser mais de trezentas pessoas em desfile pelas principais ruas da Vila de Santa Cruz, num cortejo etnográfico onde não se poupa no rigor das recriações de vivências e tradições das gentes da ilha das Flores. Da indumentária aos artefactos que em carros alegóricos ou a pé se trazem à rua, nenhum pormenor é deixado ao acaso. E se a isto juntarmos a boa disposição contagiante dos participantes, percebemos a razão pela qual o cortejo “Vivências e Tradições” é um dos momentos mais aguardados (e aplaudidos) do festival Cais das Poças.

Para a autarquia de Santa Cruz das Flores, promotora do evento, “o cortejo Vivências e Tradições é autêntico e genuíno, e, quando assim é, as pessoas apreciam”. Garante ainda que o esforço despendido no apelo à mobilização da população e instituições do concelho é praticamente nulo: “As pessoas, por si mesmas, juntam-se. Têm gosto no que mostram porque afinal é a sua essência que ali retratam. Depois, existem muitas coisas que funcionam quase mecanicamente porque, para umas boas dezenas de habitantes, são já muitos anos a participar neste cortejo”.

Uma montra onde se exibe com orgulho a identidade e a cultura de um povo, sendo que para os forasteiros funciona quase como cartão-de-visita ou de apresentação. Já para os filhos da ilha das Flores espalhados pelo mundo, mas que regressam à sua terra nesta altura do ano, é uma oportunidade de viajarem no tempo, revivendo artes, ofícios ou costumes que caíram em desuso, do mesmo modo que, na presença de filhos ou netos, apresentam esses testemunhos de história, com intuito de perpetuar a memória.

E é também com esse objetivo que neste festival Cais das Poças está pensado um lugar para a brincadeira dos mais novos, com a recuperação de jogos e atividades que a modernidade se encarregou de apagar. Regressam, por isso, às ruas da Vila de Santa Cruz alguns jogos tradicionais, como é o caso das corridas de sacas ou o pião.

Outra presença incontornável no cartaz do Cais das Poças é o folclore. Este ano, a atuação cabe ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ponta Delgada.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta festa está a ser um "Cais nas Poças"...