segunda-feira, 31 de julho de 2017

“Cada vez mais pessoas a visitar a ilha das Flores nesta altura”, afirma autarca

José Carlos Mendes, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, diz que a aposta no Cais das Poças é um “investimento com retorno”, dado o incremento de visitantes por ocasião do festival. Um evento que, garante o autarca, “dinamiza a economia local e promove o que de melhor há na ilha das Flores”.

Com que expectativa os agentes económicos de Santa Cruz e a própria população aguardam este festival?
O Cais das Poças é sempre aguardado com alguma expectativa, especialmente pelos agentes locais uma vez que, infelizmente, não são muitos os festivais e as festas que temos por cá. Naturalmente que as coisas têm evoluído e estamos satisfeitos. Afinal, temos cada vez mais pessoas a visitar a ilha das Flores nesta altura. Estamos sempre de braços abertos para receber todos aqueles que nos queiram visitar e, também, queiram fazer negócio na ilha das Flores.

Até porque este ano há uma empresa de Ponta Delgada (São Miguel) no festival...
É verdade e sempre agradável juntar as duas coisas: a diversão no festival e a mais-valia do negócio. E, para nós, é importante porque isso vem dinamizar a economia local e promover o melhor há na nossa ilha.

É um festival que, apesar de se fazer com muita “prata da casa”, requer algum investimento. Como avalia a autarquia o retorno?
A autarquia faz um investimento significativo, principalmente, na parte musical. Mas, claramente, existe retorno já que é um investimento transversal a várias áreas: vem dinamizar a restauração, a hotelaria, as rent-a-cars, os passeios de barcos, entre outros. Vem, no fundo, dar um empurrão em vários negócios nas Flores.

A melhoria das acessibilidades à ilha das Flores nesta altura do ano tem sido uma batalha sua nas últimas edições. Já é uma questão ultrapassada?
Penso que sim. Todos os anos tem vindo a melhorar. Este ano, os esforços e as disponibilidades continuam nesse sentido e com o mesmo objetivo. O barco vai chegar na sexta-feira e vai sair na segunda-feira. Portanto, as pessoas podem assistir a toda a festa tranquilamente. Na parte dos transportes aéreos, temos voos em número suficiente. E se, eventualmente, houver necessidade temos a garantia da SATA que se irão providenciar voos extraordinários. Em suma, pela questão dos transportes, não há desculpa para não vir às Flores para o festival Cais das Poças.

Sítio para dormir ainda se arranja?
Sítio para dormir também não falta, até porque nesta época, felizmente, o turismo tem vindo a aumentar significativamente. A capacidade instalada está praticamente esgotada mas não fica ninguém sem alojamento. Consegue-se sempre uma solução.

Há mais alguma coisa que gostasse de fazer no âmbito do festival?
Esta festa é de cariz popular. É a festa para as pessoas e com as pessoas. E, nesse sentido, temos tido sempre uma boa adesão, reunindo assim as condições para se manter como um grande evento na ilha das Flores. O apelo que eu faço é para que as pessoas assim continuem, com o mesmo gosto e entusiasmo em fazer do Cais das Poças um grande momento de convívio e animação, onde também se mostra o melhor da ilha e das suas gentes.

E há quem estenda a sua permanência para além das datas do festival?
Sem dúvida. São cada vez mais as pessoas a fazê-lo. Aliás, costumo dizer que para vir às Flores é preciso uma semana: para descansar, para conhecer, para passear... Para também fazerem uma visita à vizinha ilha do Corvo, algo que é obrigatório para quem passa pela nossa ilha.

Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Já me estou a babar todo com tanta propaganda eleitoral, nem com sabão em liquido eu escorrego, consigo ser mais velho que este senhor.

Anónimo disse...

Ò Sr. Presidente , tenho que discordar consigo , quanto aos transportes , d certeza que o sr. já á algum tempo não tenta sair das Flores ou cá chegar a Sata está um caos não existe lugares tanto para sair como para chegar a não ser que o seu candidatozinho á A.M. faça alguma marosca e fique algum desgraçado em lista de espera ou atrás , Sr. Presidente não atire muito farelo para o ar ,sem saber a realidade dos factos.

Anónimo disse...

A Sata está a prestar um serviço péssimo a quem viaja de e para as Flores, mas pelo que vejo, para os políticos está tudo ótimo como de costume, pois para eles não há problema, existe sempre lugares, também não falam nada nos atrasos que os aviões estão a ter para a Ilha das Flores. Se tivéssemos quem falasse nos nossos problemas quando estão no plenário, em vez de estarem ao telemóvel ou a dormir , podia ser que a Sata por exemplo fizesse melhor serviço para as Flores, mas eles só nos conhecem e são todos sorrisos e cumprimentos perto das eleições, depois esquecem tudo e o povinho é que paga. Eu também sei sorrir, mas não esqueço.

Anónimo disse...

As Flores padecem de há muitos anos de dois problemas de um governo que não quer saber dos nossos problemas de transportes, na saúde no ensino etc.O outro é os deputados que temos que prometem mundos e fundos mas ninguém os vê comentar na radio ou na televisão esquecendo aquilo que prometeram ao povo. Ainda ontem vi o presidente da camara da horta e os deputados vir a televisão criticar a sata pelo mau serviço que presta aos Faialenses, aqui esta tudo caladinho como se nada se passa-se tenham vergonha.

Anónimo disse...

ó sr. presidente e os voos extras que a sata e seus padrinhos se tinham comprometido consigo , então alguem roeu a corda.
Estou a gostar imenso de assistir ao concerto dos xutos e pontapés ,!!!no you toube.
xutos e pontapés mereciam levar era voçês todos politicos que tem medo de chamar os bois pelos nomes,salvo muito raras excepções.

Anónimo disse...

O Sr. presidente e seus subordinados ,esta coisa de já á anos esta festa se andar a atravessar em cima da dos Padroeiros está a começar a dar mal resultado, e a procissão ainda vai no adro , portanto acho que devia repensar a data da sua festa que até não é a festa que tem o feriado municipal do concelho .
Lembro que este vereador da treta que o sr. ai tem o dos mandaletes foi contactado , para mudar a data da Festa e respondeu logo que este ano seria impossivel pois já tinha mesmo tudo acertado com os xutos e pontapés foi maravilhoso a actuação deste conjunto e a vossa tambem

Anónimo disse...

A SATA anda nas mãos de gente incompetente, que se faz rodear de grandes aparatos com motoristas e inúmeras parcimónias.
E um alvião para cavar, para darem o melhor por cada escudo que ganham, não vai calhar?