sábado, 22 de julho de 2017

Faleceu o cónego José Gonçalves Gomes

Para além do serviço sacerdotal, o padre José Gomes integrou o grupo de professores que, em 3 de Outubro de 1959, criou o Externato da Imaculada Conceição.

Faleceu ontem o cónego José Gonçalves Gomes, com 91 anos de idade. Sacerdote há 65 anos, era cónego da Sé de Angra.

José Gonçalves Gomes nasceu a 8 de Setembro de 1926 na freguesia da Fajã Grande, na ilha das Flores.

Em 2 de Outubro de 1940, após terminar o ensino primário na sua terra natal, José Gomes matriculou-se no Seminário de Angra, onde completou os cursos de Filosofia e Teologia. Em 1 de Junho de 1952 foi ordenado presbítero na Sé Catedral de Angra e no dia 22 do mês seguinte celebrou a sua Missa Nova na Matriz das Lajes.

Foi nomeado vigário cooperador da Matriz de Santa Cruz das Flores, da qual era pároco o padre Maurício António de Freitas, tomando posse em Março de 1953. Para além do serviço sacerdotal, o padre José Gomes também integrou o grupo de professores que, em 3 de Outubro de 1959, criou o Colégio ou Externato da Imaculada Conceição, hoje Escola Padre Maurício António de Freitas.

A 8 de Outubro de 1960 foi nomeado pároco da freguesia da Fajã Grande, assumindo também o serviço sacerdotal do lugar da Ponta da Fajã. Aí se manteve até 10 de Junho de 1965, data em que foi colocado na paróquia da Fazenda das Lajes.

Em 27 de Outubro de 1974 assumiu as funções de pároco da freguesia dos Biscoitos e das Quatro Ribeiras, da Ouvidoria da Praia da Vitória, na ilha Terceira; e em 11 de Setembro de 1978 foi nomeado para a paróquia de São Bartolomeu. Também, durante cerca de seis anos, desempenhou as funções de Ouvidor de Angra do Heroísmo. Simultaneamente, em 5 de Maio de 1984, passou a ser pároco consultor da Diocese.

Em 27 de Março de 1991, o bispo Aurélio Granada Escudeiro nomeou-o cónego do cabido da Sé de Angra, como corolário da sua competência e da sua dedicação às atividades que profissionalmente exercera em prol da Diocese. Finalmente, em 30 de Abril do mesmo ano foi nomeado chanceler da Cúria Diocesana, abandonando o serviço pastoral, passando a trabalhar na Cúria de Angra, cidade onde fixou residência.

Faleceu esta sexta feira, 21 de Julho de 2017. As exéquias fúnebres decorrem este sábado às 9 horas, com missa de corpo presente na Sé de Angra.


Notícia: portal Igreja Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Senhor Padre José Gomes era nascido em Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Paz á sua alma.