sexta-feira, 12 de maio de 2017

Voltou a DHV nos coelhos das Flores?

O deputado florentino João Paulo Corvelo teme que a Doença Hemorrágica Viral do coelho-bravo possa ter ressurgido na ilha das Flores, devido ao aparecimento de animais mortos em terrenos agrícolas.

Em requerimento entregue na Assembleia Regional, o deputado João Paulo Corvelo refere que "neste primeiro semestre de 2017 voltou-se a verificar a ocorrência de bastantes cadáveres de coelhos-bravos em terrenos agrícolas na ilha das Flores, o que tem levado os agricultores a questionar se estaremos perante um novo surto de Doença Hemorrágica Viral (DHV)".

O deputado florentino lembra que "entre o final de 2014 e o segundo semestre de 2015, a ilha das Flores foi assolada por uma imensa mortandade na população de coelho-bravo por via do surto da DHV; terá sido mesmo nas Flores que o surto de DHV foi mais forte em toda a Região, levando a uma enorme redução da densidade da população de coelho-bravo".

Considerando que uma atempada estratégia sanitária é a melhor forma de conter a disseminação de um eventual surto contagioso como é a DHV nos coelhos-bravos, o deputado florentino João Paulo Corvelo questiona o Governo Regional se está a ocorrer um novo surto de Doença Hemorrágica Viral na ilha das Flores?

João Paulo Corvelo questiona ainda se o Governo Regional tem uma estratégia concreta para o repovoamento e recuperação demográfica da população de coelho-bravo na ilha das Flores.


Notícia: RDP Antena 1 Açores e jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: