sexta-feira, 26 de maio de 2017

Aprender artesanato em folha de milho

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato realiza na ilha das Flores, de 29 de Maio a 3 de Junho, um workshop de folha de milho.

Na próxima semana e em horário pós-laboral (das 19 às 22 horas), o Mercado municipal de Santa Cruz das Flores será espaço para ações de formação em folha de milho pela artesã micaelense Adelaide Costa.

A Hora do Ofício é um projeto formativo do Centro Regional de Apoio ao Artesanato que visa essencialmente promover e incentivar a transmissão do saber-fazer das atividades artesanais tradicionais dos Açores e ao mesmo tempo fomentar a inovação e criatividade na produção artesanal.

Face à necessidade de proteger e manter vivas algumas atividades e técnicas tradicionais que atualmente se encontram em risco de desaparecer, este projeto confia e apoia os mais talentosos e hábeis artesãos para dar formação a uma nova geração que dará continuidade ao legado cultural e que se quer dotada de conhecimentos, espírito associativo e aptidão pedagógica.

Neste contexto a Hora do Ofício abrange a realização de ações de formação em todo o arquipélago em áreas artesanais que valorizam as matérias-primas existentes em cada ilha, entre as quais se destacam as flores em escama de peixe, cestaria em vimes, chapéus de palha, miolo de figueira, bordados, rendas, bonecas de folha de milho, tecelagem, cerâmica, entre muitas outras.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: