quinta-feira, 2 de março de 2017

Parceiros sociais chumbam Orçamento

A maioria dos parceiros sociais com assento na concertação estratégica enviou pareceres negativos ao Governo Regional sobre as propostas de Plano e Orçamento para este ano.

De acordo com os documentos entregues ao Governo Regional, a maioria destaca como negativo o fraco investimento público previsto e alguns propõem mesmo o reforço de verbas para alguns sectores.

A Federação Agrícola dos Açores, por exemplo, considera que deveria haver um reforço de 10% nas verbas do investimento público “para que os rendimentos dos agricultores possam ser salvaguardados, que devem ser canalizados para algumas áreas já referenciadas, como a formação profissional, a diversificação agrícola, o reforço da medida agro ambiente e clima, as infraestruturas agrícolas ou os transportes entre ilhas e exterior”.

A CGTP-Intersindical sublinha que “em ambos os documentos ressalta a opção por incentivos às empresas para a produção de bens transaccionáveis com o objectivo de fomentar as exportações e a penetração no mercado global, descurando a produção para o mercado regional e interno e a substituição de importações, o que é necessário ao equilíbrio da balança comercial regional e do país. Assinala-se, pela negativa, a ausência de orientações e medidas para a criação de emprego com direitos, para o combate à precariedade e aos baixos salários, apesar de se preconizar o aumento do emprego”.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Rara é a deputação, digo eu, raríssima, que antes de votar um orçamento, o lê. É uma comissão parlamentar que vai mudar a estrutura do parlamento. Nós, que elegemos e pagamos, não temos nada a ver com isso. É assim que se faz democracia por estas bandas.