quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Monitorizar a evolução do lixo marinho

O Instituto do Mar vai monitorizar até 2019 a evolução do lixo marinho no arquipélago, no âmbito do projeto científico LixAz.

“O objetivo deste trabalho é fazer uma base de referência para o futuro, porque não tínhamos dados para poder dizer se está a aumentar ou diminuir [o lixo marinho e os seus impactos nos Açores]”, afirmou o coordenador da equipa de investigação deste projeto do IMAR.

O biólogo francês Christopher Pham explicou que o “LixAz” dá continuidade a outro projeto científico, denominado “AzorLit”, que pretendeu, entre outras coisas, perceber a quantidade de lixo marinho (micro e macroplásticos) que chegou à orla costeira dos Açores entre 2015 e 2016, e estudar o seu impacto na ecologia alimentar de espécies marinhas.

Embora os dados recolhidos no “AzorLit” ainda estejam a ser trabalhados, Christopher Pham adiantou que foram detetadas em praias de areia e calhau, em várias ilhas dos Açores, “em média 100 partículas de plástico inferiores a dois centímetros, por metro quadrado. São lixos marinhos que estão no Atlântico Norte e que se depositam na orla costeira dos Açores”, explicou o investigador, assinalando que “ainda não foi possível perceber o que influencia” a acumulação deste lixo marinho em certas zonas do arquipélago e noutras não.

O coordenador da equipa, que conta com mais três biólogos, referiu que os Parques Naturais de Ilha estão a colaborar na recolha de amostras mensais de lixo marinho, para que se possa efetuar uma monitorização regular.

Ao nível dos organismos marinhos, Christopher Pham informou que o ano passado foram analisadas cerca de 30 tartarugas recolhidas, sobretudo nas ilhas do grupo central e detetou-se que 83% tinham plástico no organismo. Também em 2015, durante a campanha SOS Cagarro, observou-se que 84% das 149 aves dissecadas tinham ingerido plástico, com média de cinco fragmentos por indivíduo.

Christopher Pham destacou, contudo, que nem tudo são “más notícias”, uma vez que dos 200 de 900 peixes com interesse comercial já analisados até ao momento não foi detetado plástico.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

quem é que sabe como ficaram as votações do PS

Anónimo disse...

ao que parece o orelhudo levou a lição bem instruida e não deixou que fosse por voto secreto
todos tiveram medo e votaram no mesmo. ate aqueles aquem ele fez campanha contra ausentaram-se da ilha num grande ato de cobardia

Anónimo disse...

Ho moços contém me melhor isto

Anónimo disse...

conta isso melhor, os votos não foram secretos então é como no tempo do salazar havia poucos que votavam e os que votavam tinha que ser no salazar.

Anónimo disse...

ou no tempo do mota amaral. alguém da escola deste engendrou isto. esta na hora de se arrumarem estão ultrapassados. renovação meus caros1