quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Mais uma vez o pescado ficou em terra

O deputado florentino João Paulo Corvelo pretende que o planeamento de voos da SATA seja revisto, de modo a não prejudicar os pescadores florentinos.

Ontem os pescadores da ilha das Flores viram-se mais uma vez impedidos de escoar o seu pescado por falta de disponibilidade de carga aérea, pondo em causa o seu rendimento, justamente na época em que a sua produção é mais valorizada.

Esta situação, que se repete pela segunda vez no espaço de dois meses, tornou-se infelizmente recorrente, e motivou um requerimento do deputado florentino João Paulo Corvelo questionando o Governo Regional sobre “a falta de vontade política para resolver este problema”. O deputado regional do PCP considera que estes problemas resultam, no plano político, de opções centralizadoras tomadas pelo Governo Regional e, no plano prático, pela opção da SATA de utilizar aeronaves com menor capacidade de carga em muitas das ligações com a ilha das Flores.

Seria possível minorar estas dificuldades dos pescadores da ilha das Flores, introduzindo alterações na planificação dos voos da SATA, utilizando o Dash Q-400 com mais frequência nas ligações com a ilha das Flores, ampliando a disponibilidade de carga aérea. “O facto de esta solução ainda não ter sido adoptada, demonstra bem a forma displicente como o Governo Regional encara as ilhas mais pequenas e como considera os pescadores florentinos como pescadores de segunda, para os quais não é necessário encontrar respostas”, pode ler-se no requerimento de João Paulo Corvelo.

O deputado florentino quer saber se o Governo Regional está disponível para rever o planeamento de voos inter-ilhas da SATA para o corrente Inverno, de forma a utilizar com mais frequência o Dash Q-400 nas ligações com a ilha das Flores, ampliando a oferta de carga aérea e ainda se pondera o Governo Regional criar mecanismos para compensar os prejuízos sofridos pelos pescadores, em resultado da indisponibilidade de transporte aéreo para o escoamento da sua produção.


Notícia: revista NO.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: