sábado, 24 de dezembro de 2016

«Brumas e Escarpas» #116

A lenda da Missa do Galo

Conta-se, segundo antigas lendas, que a Missa do Galo teve a sua origem na província espanhola de Toledo, onde em tempos idos todos os lavradores na Noite de Natal matavam um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus. Consta também que a ave era levada para a igreja e oferecida aos pobres, a fim de que tivessem um almoço melhorado no dia de Natal.

Segundo outras lendas, em algumas aldeias portuguesas antigamente na Noite de Natal o povo também levava um galo para a igreja, mas vivo a fim de que ele cantasse durante a missa. Quando o galo cantava todos ficavam felizes, pois isso representava o prenúncio de boas colheitas no ano que se seguiria. Se o galo não cantasse era considerado um mau presságio, pois era sinal de que o ano agrícola seria mau.

Na ilha das Flores porém, e na Fajã Grande, cuidava-se que a missa da noite de Natal era chamada de Missa do Galo porque era celebrada a partir da meia-noite e a essa hora alguns galos já iniciavam as suas cantorias matinais.


Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

Sem comentários: