segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Testes de banda larga no mar dos Açores

Equipa do INESC TEC concluiu com sucesso um conjunto de testes com banda larga no alto mar.

A operação BlueCom+ é um projeto que visa tornar possível aceder à Internet em zonas remotas do oceano a mais de 100 quilómetros da costa, em banda larga e com baixo custo, utilizando tecnologias como o wi-fi e o 4G.

"Foi um sucesso. Conseguimos demonstrar capacidade de banda larga verdadeiramente, com uma vídeo-chamada por Skype entre uma pessoa na embarcação e uma pessoa que estava em terra", sublinhou Rui Campos durante uma saída para o mar junto à costa sul da ilha do Faial.

Segundo explicou o investigador do INESC TEC, o conceito utilizado nestes testes é semelhante ao dos routers sem fios que existem na maioria das nossas habitações para acesso ao wi-fi, que neste caso permite a ligação entre um hotspot instalado numa embarcação, por exemplo, e a ligação de banda larga existente em terra.

Segundo Rui Campos, o desafio agora reside em "evoluir para a banda larga ainda superior" à que atualmente é disponibilizada por estes equipamentos, reconhecendo que o ambiente marinho ainda coloca algumas dificuldades na evolução das novas tecnologias.

O conceito deste projeto baseia-se na utilização de balões de hélio ancorados, por exemplo, em bóias, embarcações ou parques eólicos, permitindo formar uma rede voadora emalhada de banda larga a operar nas bandas de frequência libertadas pela televisão analógica.

O projeto BlueCom+ pretende facilitar as tarefas de monitorização ambiental, pescas, investigação científica, náutica de recreio e o transporte marítimo. O projeto será implementado a longo prazo, prevendo-se que só dentro de aproximadamente cinco anos é que todo o arquipélago tenha uma cobertura integral em banda larga no mar dos Açores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: