quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Falta descer os preços aos consumidores

Para melhorar a concorrência a ANaCom impôs à MEO uma descida de 72,8% no preço do circuito dos cabos submarinos que ligam o Continente aos Açores e à Madeira e que fazem a ligação inter-ilhas.

A redução de preços terá de ser concretizada no prazo de 30 dias. A Autoridade Nacional de Comunicações (ANaCom) detalha que a redução imposta aplica-se no preço dos circuitos alugados Ethernet entre Continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) e entre as várias ilhas de cada Região (circuitos inter-ilhas).

Estes circuitos são suportados em cabos submarinos que são propriedade da MEO e os preços grossistas têm sido alvo de queixas dos outros operadores, como a Vodafone e a NOS.

A redução em causa segue-se a uma outra, na ordem dos 50% e decidida pela ANaCom em Julho de 2015, o que significa que no total a descida de preços nesta matéria atingiu 86% no espaço de um ano.

O objetivo, refere o regulador, é melhorar as condições de concorrência no mercado. Por um lado, beneficiam os operadores que necessitam de alugar essa infraestrutura para desenvolver a sua atividade e, por outro, os consumidores em geral, que poderão passar a usufruir de maior diversidade de oferta.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: