quarta-feira, 13 de julho de 2016

Extintas sete zonas balneares florentinas

Existiam 171 zonas balneares classificadas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira dos Açores. Este ano são extintas 107 dessas zonas balneares, anunciou o Governo Regional a requerimento do PPM.

Em 2011 havia 58 zonas balneares identificadas nos Açores. Nos últimos cinco anos foram identificadas na Região apenas mais seis zonas balneares, o que leva a que sejam actualmente 64.

No caso da ilha das Flores, existem nove zonas balneares classificadas no Plano de Ordenamento da Zona Costeira e apenas duas foram identificadas pelas entidades competentes. A grande maioria (sete) das zonas balneares florentinas foi extinta este ano por diploma regional redigido em 2011 para entrar em vigor cinco anos depois, ou seja, este ano.

Em termos puramente aritméticos, das 171 zonas balneares classificadas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira dos Açores apenas 37,43% foram identificadas como sendo zonas balneares pelas entidades responsáveis.

A questão que se coloca é se as 107 zonas balneares classificadas no POOC e não identificadas podem voltar a ser zonas balneares? A resposta é positiva, já que se uma zona balnear agora extinta tiver condições para ser identificada pode ser tomada decisão governamental nesse sentido.

O Plano de Ordenamento da Orla Costeira classifica como zona balnear “um espaço de interface entre a terra e uma massa de água de superfície, incluindo polas, piscinas naturais ou artificiais ou plataformas artificiais, adaptado ao uso balnear, assegurando banhos associados a banhos de sol, dotado de acesso e estacionamento e de um conjunto de serviços de apoio (...) e em que seja expectável um grande número de banhistas”.


Notícia: «Correio dos Açores» e «Diário da Lagoa».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal que zonas é que escaparam as garras deste governo P S