sexta-feira, 15 de julho de 2016

Programa da XXXI Festa do Emigrante divulga costumes e tradições florentinas

Através de animação recreativa e cultural diversificada, a Festa do Emigrante procura mostrar algumas das tradições valorizadas na ilha das Flores.

A trigésima primeira edição da Festa do Emigrante, que decorre de hoje até 18 de Julho nas Lajes das Flores, irá contemplar diversas atividades e animações que honram as pessoas e as tradições florentinas. Assim sendo, de acordo com a vereadora Vitorina Silveira, hoje (sexta-feira) a primeira atividade realizada insere-se nas atividades náuticas a cargo do Clube Naval de Lajes das Flores integrando a regata regional de botes baleeiros que terminará no domingo (dia 17), e com a inauguração de um Eco-Quiosque que funcionará de sexta a segunda-feira, bem como diversas exposições de artistas e artesãos açorianos.

Ainda na sexta-feira (hoje) haverá a sessão de abertura das festas por Luís Maciel, presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores, seguindo-se a palestra “Christiano Júnior: um açoriano fotógrafo na América do Sul” e apresentação da exposição de fotografias de Manuel Magalhães, terminando com recital de piano com Fernando Falcão Martinho. A primeira noite da Festa do Emigrante 2016 contará com a animação musical do grupo local Show Flores, seguindo-se a atuação de Micaela e do grupo Mistérios, terminando com o terceirense Dj Souza.

A segunda noite da festa (amanhã, sábado) iniciar-se-á com um desfile de motards, prosseguindo com desfile da Marcha da Escola das Lajes. Na mesma noite haverá o desfile da Marcha da Ribeirinha (ilha Terceira), seguindo-se a Marcha oficial da Festa do Emigrante 2016. Atuarão ainda vários grupos como Stereomixer, Cais Sodré Funk Connection, Full'K'Ords e DJ Souza.

No domingo (dia 17) a programação revela o seu cariz tradicional, iniciando com um cortejo do Divino Espírito Santo, com participação das Casas do Espírito Santo e respetivos foliões, seguindo-se a missa solene e o tradicional bodo de leite, concertos de várias bandas filarmónicas e um festival de folclore que contará com a atuação do Grupo Folclórico de Ponta Delgada das Flores, do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São João do Pico e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Lajes das Flores, seguindo-se uma noite de animação musical que inclui o grupo OqueStrada.

No último dia da Festa do Emigrante (segunda-feira, dia 18) haverá uma intervenção feita pelo autarca Luís Maciel, seguindo-se a atribuição de insígnias honoríficas. Ocorrerá ainda a atuação musical do grupo de cantares Os Cubres, culminando com a atuação do grupo Urkesta Filarmoka.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: