domingo, 10 de abril de 2016

Taste in: experiências gastronómicas

O roteiro gastronómico Taste in – Experiências Gastronómicas vai alargar a sua área de abrangência, integrando este ano restaurantes da ilha das Flores.

Sob a égide da Adeliaçor (Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores) o evento vai decorrer entre os dias 15 e 25 de Abril, envolvendo no total 16 restaurantes do Faial, Pico e Flores.

“À semelhança dos anos anteriores, o roteiro gastronómico Taste in oferece aos apreciadores da nossa gastronomia, ementas confecionadas de forma contemporânea com os produtos locais, mostrando inovação na confeção e apresentação dos pratos”, refere a organização.

O objetivo principal deste evento é, segundo a Adeliaçor, “promover nos restaurantes aderentes uma nova dinâmica gastronómica que cative o público para novos conceitos e para a importância da valorização dos produtos regionais numa cozinha contemporânea e da importância da harmonização dos vinhos locais e dos pratos apresentados no menu proposto”.

A ilha Flores irá receber este evento pela primeira vez, estando o Taste In disponível em cinco restaurantes florentinos: Amanhecer, Casa do Rei, Forno Transmontano, INATEL Flores e Papadiamandis.

Durante estes dez dias cada restaurante aderente terá um menu especial com base em produtos regionais. Cada menu terá um custo de 15 euros (bebidas não incluídas) e é composto por entrada, prato de peixe ou carne e sobremesa que poderão ser acompanhados por vinhos locais certificados previamente selecionados.


Notícia: jornal «Tribuna das Ilhas».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Como quase sempre, a ideia é boa,mas...há sempre um mas,não concordo com um preço fixado à partida e tão elevado.15€,sem bebidas,é caro.Quatro pessoas vai para os 80€ seguramente. Parece estar a pensar-se no turismo,mas é um erro,porque,para começar eles também já poupam e só estão 3/4 meses.Talvez esta iniciativa servisse para reabituar os locais a irem ao restaurante,mas não é por estes preço.
É preciso ver que estamos perante o lançamento de uma nova experiência,com novos produtos,novos sabores e como tal,um processo de tentativas,que nem sempre correm bem.Talvez ficar por um preço mais acessível,resultasse melhor.Chamaria mais gente e quem por ventura não ficasse satisfeito,lamentaria menos o valor pago.Mas...talvez em esteja enganado.Bom apetite aos potenciais comensais e boa sorte aos restaurantes.

Anónimo disse...

Por esse preço só se fosse no velho servifrances. Onde a boa comida contrasta com a arrogância e a prepotência. Devia era fechar a porta.
Boa iniciativa com restaurantes de jeito, é o que a ilha precisa.

Anónimo disse...

É caro para a algibeira dos locais e para os turistas também.

Anónimo disse...

Parece estarmos todos mais ou menos de acordo. Além do mais,não faz sentido que todos os pratos custem o mesmo!Isso parece uma do género "toma lá disto,que é para dar um empurrão à restauração,que está muito mal", a reboque de uma ideia nova!...
Depois vem o vinho; ora os vinhos regionais de referência,também não são competitivos na relação preço/qualidade, com os de outras regiões do país.
Em fim; sabemos que é indispensável haver boa resposta ao nível da restauração,sabemos que a época alta é curta,que a restauração é trabalhosa,mas Roma e Pavia não se fizeram num dia. Enriquecer à pressa, só com o euromilhões.Fazem falta estabelecimentos com nome,com marca,que quando procuramos,mesmo que de tempos a tempos,encontremos as mesmas pessoas,os mesmos produtos,os mesmos sabores.

Anónimo disse...

querem todos comer baratinho? comam forquilhas de esterco!

Anónimo disse...

Nas flores a comida é má, o atendimento em restaurantes e hotéis é do pior. Antes da chegada do turismo é preciso que chegue alguém que dê formação a essa essa gente miseravel que tem hotéis e restauração , que são a verdadeira vergonha desta terra.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 12/4, 22h07,não respondo.Não merece resposta.
Ao Anónimo de 13/4,13h22,digo que talvez nem tanto,mas concordo que há muito a melhorar.Eu não sei ao certo,mas há quem sabe.Não haverá gente formada nas Escolas de hotelaria, desempregada? Se não há nas Flores,há noutras Ilhas certamente e até se podiam mandar formar à medida das necessidades!...
E penso que faz falta em Santa Cruz um bom café-restaurante,aberto em horário um pouco mais alargado. Aqui anoitece muito tarde.

Anónimo disse...

meia forquilha de esterco basta para ti!

Anónimo disse...

Receber bem à mesa é uma arte. Saber confeccionar com qualidade e requinte não é para todos. Vivemos numa terra onde predomina o "enfarta-brutos", com pratões cheios de batata frita, muito ketchup e um sem numero de fritos. Isto numa terra onde a carne é excelente, o marisco do melhor e o peixe excepcional. O que é que é feito das nossas hortícolas? Onde é que se vê um prato com legumes? Onde é que se vê o nosso inhame manteiguento ser devidamente aproveitado? Temos muito que aprender.

Anónimo disse...

muita falta de nível do dono e falta de formação dos empregados.