segunda-feira, 18 de abril de 2016

Liberalização da venda do peixe em lota

Hotéis e restaurantes açorianos vão ser autorizados a comprar peixe directamente nas lotas.

Industriais de hotelaria e de restauração dos Açores vão ser autorizados a comprar peixe em leilão nas lotas da Região ao lado dos comerciantes de pescado, produtores e organizações de produtores, grossistas, retalhistas, pessoas em nome individual, industriais de pescado, associações representativas dos produtores e dos comerciantes.

O novo Regime Jurídico da Primeira Venda de Pescado Fresco, que o Governo Regional já entregou na Assembleia Legislativa, liberaliza assim o leilão de pescado fresco em lota, abrindo-o a hotéis e restaurantes, até mesmo aos próprios pescadores que podem comprar o peixe que pescaram se não concordarem com o valor que ele está a atingir em lota.

Deverá assim deixar de haver condições para uma situação de conluio entre comerciantes na compra de peixe em lota. Realce-se, contudo, que nunca existiram provas de combinação de preços por parte dos comerciantes nas lotas dos Açores, embora os pescadores tenham feito, por mais de uma vez, chegar suspeitas aos jornalistas.

Liberalizando-se a compra do peixe em lota, permitindo que hotéis e restaurantes, além de pescadores e retalhistas, possam comprar o peixe na lota, não só ganham as unidades hoteleiras e restaurantes que adquirem o peixe a preços mais baixos do que estão a comprar, como os próprios pescadores que, com práticas comerciais mais concorrenciais em lota, poderão ver o preço do seu peixe subir.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que grande medida! Finalmente acaba-se uma situação que protege duas ou três pessoas e prejudica toda uma população que não tem acesso a peixe de qualidade superior,limitando-se a comer e a servir ao turismo,aquilo que a esses dois ou três,não interessa para exportar. São várias as pessoas que nos têm visitado,que me disseram que adoraram as Flores e as suas gentes,mas que foram desiludidos por não terem comido peixe de qualidade.Isto é inacreditável.
Se queremos que o turismo seja uma mais valia,temos que dar o melhor a quem nos visita.

Anónimo disse...

É pena os privados não poderem negociar pequenas quantidades de peixe com os pescadores. Viver numa ilha e andar a comprar clandestinamente ao pescador é uma tristeza.