sexta-feira, 1 de abril de 2016

Flores declarada ilha de download livre

Açores, Madeira e Algarve vão ser declaradas regiões de download livre. As novas salas vão permitir descarregar cópias piratas a velocidades de 12 Mbps por wi-fi. Quem quiser velocidades mais rápidas poderá usar cabos ethernet.

O Governo da República anunciou hoje o lançamento de um programa que prevê a instalação de 300 salas que poderão ser usadas para o download e streamig de filmes, músicas, fotos, software, jornais ou qualquer outro ficheiro multimédia sem qualquer limitação do ponto de vista dos direitos de autor. A nova rede de salas de download pirata, que pretende garantir a cobertura integral do território nacional, deverá estar concluída até ao final de 2016.

Prevê-se ainda a criação de três regiões de download livre. Este ponto implicou negociações imbricadas com a Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira (FLAMA) e com a Frente de Libertação dos Açores (FLA), apurou a revista «Exame Informática». O Governo de António Costa acedeu em tornar as ilhas do Corvo e das Flores totalmente livres no que toca ao download; tendo também aprovado a criação de espaços de download e upload livres para a Madeira e Porto Santo (as ilhas Desertas não foram incluídas devido à preservação do ecossistema local). A terceira região de download livre ficará confinada ao Algarve, e deverá durar apenas o «período das férias de Verão, passagem de ano, Páscoa e Carnaval se o Governo instituir tolerância de ponto».

A rede de salas de download livre tem vindo a ser trabalhada pelo círculo mais restrito do staff do Primeiro-Ministro, em articulação com especialistas designados pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Modernização Administrativa. «Desde as negociações dos descontos de IRS para animais de companhia com o deputado do PAN, que não sentia tanta adrenalina a negociar uma iniciativa legislativa», explicou fonte governamental, que pediu o anonimato, mas solicitou que fosse apresentada de uma forma que dê a ideia de que a frase possa ter sido proferida por António Costa, Santos Silva ou João Soares.


Notícia: revista «Exame Informática».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhas da mente humana.

Anónimo disse...

Eu acho que tem graça como mentira de 1 de Abril.