sexta-feira, 8 de abril de 2016

Municípios florentinos "desdobram-se" em apoios sociais para fixar população

Os dois municípios da ilha das Flores "desdobram-se" em diversos apoios sociais à população, quer para a sua fixação, como para ajudar a amenizar a crise.

No "sítio" do Município lajense contam-se, entre outros, apoios à natalidade, aquisição de medicamentos e bolsas de estudo. “Gostamos de acreditar que o impacto é positivo, esperemos que tenha uma dimensão considerável e que realmente contribua para a melhoria das condições de vida das pessoas no concelho, que é esse o nosso objetivo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

Luís Maciel adiantou que nos últimos anos o Município tentou criar “um conjunto de medidas, devido também ao contexto particular” que o país tem atravessado, para "servir de almofada" pelo menos aos estratos mais desfavorecidos da população.

O autarca lajense referiu que o objetivo é também que esses apoios sejam “um incentivo ou deem as condições mínimas para [as pessoas] se fixarem cá. Se essas medidas vão [contribuir para] contrariar esse fenómeno [da diminuição da população], penso que será difícil (...) pensar que conseguimos só com essas medidas contrariar esse fenómeno, que é global”, declarou Luís Maciel, notando que estas medidas não podem “funcionar isoladamente” de outras ações.

No concelho de Santa Cruz das Flores, a população paga um euro mensal independentemente da quantidade de água consumida e a recolha dos resíduos sólidos urbanos é gratuita, somando-se outros benefícios para a população, como pequenas reparações em habitações de pessoas carenciadas ou inválidas.

“Estes apoios, especialmente nesta altura de crise, têm sido muito importantes”, afiançou José Carlos Mendes, considerando que “esta é também uma forma de contribuir para fixar as pessoas e criar melhores condições de vida”.

Sobre o impacto destas medidas no concelho de Santa Cruz, o autarca sustentou que “não se pode medir o seu resultado no imediato, mas antes a longo prazo. Estamos a dar um contributo, embora pequeno e à nossa dimensão, para tentar fixar as pessoas e também criar melhores condições de vida”, apontou o autarca, convicto de que o dinheiro que “fica no bolso dos munícipes vai ser rentabilizado” na economia local.

“Nós entendemos que quanto menos impostos e menos taxas municipais cobrarmos aos munícipes, mais vamos dinamizar e revitalizar a nossa economia”, acrescentou José Carlos Mendes.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

26 comentários:

Anónimo disse...

Muito se falou e nada para fazer , reuniões e mais reuniões e não ouvi falar que o presidente da Camara das Lajes pediu obras para o Governo fazer nas Lajes, votem neles outra vez que estão a ganhar muito com isso.

Anónimo disse...

Combate-se a desertificação estimulando o empreendedorismo e a criação de emprego.
Favorece-se a desertificação metendo dinheiro nas mãos de quem não trabalha, desvalorizando quem arrisca e arregaça mangas.
Comete-se um crime de "lesa majestade" quando a toque de cunhas se arranjam empregos para gente medíocre, que se dependura nas carteiras de todos sem mexer uma palha, escorraçando da sua terra para fora outros, melhores, mais inteligente e que podiam dar a todos muito.
Por aqui fico.

Anónimo disse...

Na Terceira andou um Carteiro com todo o respeito que tenho por eles a distribuir uma Revista com obras feitas e outras para serem feitas mas é tudo em São Miguel.

Anónimo disse...

Tudo isto é verdade o que aqui foi dito, mas logo em outubro vá toda a gente dar o vote a esta podridão politica que nada fazem se não marginalizar o povo desta terra.

Anónimo disse...

e eu sou o primeira a não votar nesta gente que nada faz nesta terra a não ser passear e nada pedir ao governo da mesma cor.

Anónimo disse...

Parabéns à Câmara das Lajes pelos importantes e diversificados apoios que está a prestar à população do seu Concelho,apesar da situação calamitosa que herdou.
Quanto à de Santa Cruz,o que aparece nesta notícia é uma mão cheia de nada outra de coisa nenhuma.A água,sempre foi a este preço,nada de novo,a recolha de lixo,sempre foi gratuita,também nada de novo, a não ser que,caso não houvesse a crise,já nada seria assim.Vá-se lá saber o que vai naquelas cabecinhas...É muita gente a "pensar"...
Mas talvez há mais. Terão esquecido outros apoios? Ou esses não são tão propalados? Sai tanta gente de portas às quatro e meia....
E bolsas de estudo,também não há?

Anónimo disse...

Como eu concordo com o que diz o anónimo das 18:25. Tudo verdade, aqui e nos cafés falam muito mas depois nas eleições vão todos votar muto contentes. Por isso é que os políticos fazem o que querem.

Anónimo disse...

há por aqui um animal que dá os parabens à camara das Lajes pelo que tem feito à população mas não esclarece que o dinheiro vem de todos os contribuintes e não fazem obra tem que o gastar seja de que maneira e numa altura de eleições é uma boa maneira de apanhar uns votos. haja paciência que tanto gaba para não perder a sua maminha.

Anónimo disse...

Resposta ao Anónimo de 10,07h58. Meu caro;Dou os parabéns à Câmara das Lajes,sim,porque entendo que os apoios anunciados,são estratégicos,solidários e com visão para o futuro. Apoios à natalidade;O Concelho tem mil e tal pessoas,muitas das quais idosas!O que é que se pode fazer sem população activa? Bolsas de estudo; Sem técnicos preparados não se consegue hoje nada,mesmo no sector primário.Já lá vai o meu tempo (e se calhar o seu),em que para ser pescador ou agricultor não era preciso saber ler nem escrever,tudo se calculava a olho,até os preços dos produtos e dos animais.Hoje não é assim,de todo;e ainda bem! Mas há gente com muito talento,que não tem com que vá estudar para fora.Portanto,estas duas medidas,são estratégicas! Quanto ao apoio aos medicamentos;é uma medida social.Que democracia seríamos,se não olhássemos para os mais fracos? Há gente que não consegue aviar as receitas completas na Farmácia,leva só alguns do medicamentos,sabia? Há muita gente que trabalhou uma vida inteira e tem uma reforma de 240€,para pagar luz,água,comida e remédios.Essa gente viveu e trabalhou numa altura em que não tinha direitos nem segurança social,nem patrão,nem nada.
Quanto à origem do dinheiro; Claro que é dos impostos dos outros,dos que podem pagar alguma coisa,mais ou menos... Mas não é assim em todo o lado? O estado não tem outro dinheiro que não o dos impostos!... E tem a função de,através deles,redistribuir a riqueza nacional. É isto a vivência em sociedade. Pense nisto e depois critique.Ah! já me esquecia; para sua tranquilidade,eu não tenho maminha,só tenho o que me é devido.

Anónimo disse...

Uma coisa é distribuir riqueza, quando se tem e se produz, outra é distribuir o que não se tem, acabando na bancarrota.
A aposta deve ser feita na criação de riqueza e de emprego.

Anónimo disse...

Desculpe,meu caro: não leu bem o que eu escrevi; Eu escrevi REDISTRIBUIR! É completamente diferente de distribuir. Se quiser,é tirar um pouco a quem tem mais,através dos impostos,para dar a quem tem muito pouco,muitas vezes menos do que o limiar da pobreza.
Claro que se deve apostar na criação de riqueza e de emprego,mas isso cabe aos privados,investindo,aproveitando as facilidades e apoios que existem à disposição e depois,lá está,pagando impostos sobre os lucros desse investimento.
Está a ver que tudo funciona se houver trabalho e honestidade? Não é nenhuma bancarrota,isso é conversa das más línguas.

Anónimo disse...

Minha cara anónima, que não a é, das 02:59:00, que conversa arrogante, não fosse essa uma das suas maiores características!
Vªa Excelência está com medo de perder a maminha? Sim porque ao contrario do que diz, ela é bem grande, inimaginável para alguns!
Faça o favor de nos explicar que raio é que você faz para justificar os rios de dinheiro que recebe no fim do mês, pavoneando-se por aí como de uma princesa se tratasse quando a 99% da população passa necessidades , não direi extremas, mas graves!
Como política que é, essas afirmações caiem-lhe muito mal e não lhe abonam em nada para uma futura continuidade, pois você é bem mais inteligente que isso.
O que é que você fez nestes últimos 4 anos que justifiquem um novo voto de confiança em si e no seu partido? Nada vezes nada.
Se fosse para pagar o que lhe é devido, nem o ordenado mínimo ganhava!

Anónimo disse...

a camara das lajes não dou muito tempo para ficar na banca rota e sem obras feitas.

Anónimo disse...

não é conversa das más línguas mas sim verdade. desta maneira a camara das lajes vai a falência que este trabalho pertence a privados mas como estamos em ano de eleições tudo serve, coitado do próximo presidente que vai ficar com a divida às costas.

Anónimo disse...

Primeiro há que ter, para depois dar. Distribui-se ou redistribui-se quando se tem para dar. Sem apostar na criação de riqueza, nunca chegamos lá. Sem estimular o empreendedorismo, para criar trabalho e gerar proveitos, vamos distribuir o quê? Quem investe cumpre com a sua obrigação de multiplicar os talentos que tem, beneficiando os outros com o trabalho que dá e tirando os lucros legítimos dos riscos que correu. Conhecem alguém no seu tino que queira investir para depois se afogar numa carga doida de impostos?

Toda a gente sabe que a Camara das Lajes herdou um inferno de dívidas e calotes. Porque se estourou em "obras" que no lugar de trazerem retorno, implicaram despesas exorbitantes de manutenção. Doiduras que hoje estamos todos a pagar em juros e amortizações aos bancos. Esta administração, honra lhe seja feita, tem-se portado como "gente de bem", honrando compromissos que outros sem tarelo assumiram. Devemos contudo aprender com os erros passados. Uma coisa é dar peixe outra é dar canas para pescar. Há quem aposte no peixe. Eu acho bem melhor investir nas canas.

Diz que há um açoriano da Terceira nomeado nos jornais por ter dinheiro em offshore. Os que vociferam, e são tantos por ai, se calhar queriam que o dito cujo, a suar estopas no estrangeiro, pusesse o seu dinheiro num país onde a banca dia sim dia não rebenta e é supervisionada pelo Banco de Portugal!

Anónimo disse...

ó anónimo das 17.44 fecha a boca para não dizeres mais asneiras, bem sabemos que dás muitos elogios para não perderes a maminha mas de mim digo-te desde já que estás descartado.

Anónimo disse...

O bezerrão das 19:09 é tolo. Sabe lá com quem é que está a falar. Não é um "ordenadeco" na função publica que me compra ou me move. Estou umas léguas acima disso. Digo o que penso e ponto final.

Anónimo disse...

Não sou adepto do anonimato,porque ele pode dar cobertura à cobardia e mais grave,à falta de educação,à ofensa,à difamação impunes.
No entanto e como não há regra sem excepção, já uma vez aqui disse e agora repito,no caso em concreto da participação neste Fórum,aceito e até concordo. Mesmo assim,e talvez essa seja a vantagem do uso generalizado do anonimato,quem aqui participa como eu,sabe o que escreve e lê o que lhe respondem,conclui que isto parece um autêntico baile de máscaras. De fosse possível de um momento para o outro,fazer cair todas as máscaras,ficaria muita gente com a cara vermelha.Eu estou à vontade,porque não maltrato ninguém.Leio comento,pela positiva ou pela negativa, mas educadamente,porque todos têm direito à sua opinião.
O ideal,como também já defendi,era que utilizássemos este meio para promover a nossa Terra e contribuir para o seu desenvolvimento,dando dicas aos governantes e representantes,criticando, sim, as suas decisões e realizações quando delas discordarmos,mas com decoro e elevação. Não esqueçamos que eles foram eleitos,se não por nós, mas por alguém. Se não achamos bem,podemos sempre ir tentar fazer melhor.É assim a democracia.

Anónimo disse...

o bezerrão das 2108. diz o que pensa mas, pensa muito mal só não vê que neste rumo a camara das lajes está na falência e não dou muitos meses mas, como todos estão a calcular depois das eleições vai ser um tal acabar contratos.

Anónimo disse...

Fruto duma governação desmiolada a Camara das Lajes rebentou. Dividas por todos os lados, fornecedores aos berros e gavetas vazias. Uma calamidade. Esta administração procedeu como "gente honrada" e "pessoa de bem". Deixou de fazer muitas coisas que queria fazer e assumiu as dividas que encontrou e que outros sem responsabilidade politica fizeram. Toda a gente sabe disso. Não é novidade para ninguém. Há contudo certos bezerrões, entre os quais o "charolês" de cima, que acham que as camaras são casas da moeda, com capacidade para fotocopiar dinheiro. E que tal um banhinho de assento na já lendária "piscina aquecida"?

Anónimo disse...

já está descoberta a pólvora é um tal defender.

Anónimo disse...

"É um tal defender..." E depois? Quem concorda,não tem o direito de defender? Temos todos que estar no contra? É uma verdade o que ele disse!
E depois,a câmara está a fazer pequeninas coisas,a pagar as dívidas e a ajudar as pessoas a sobreviverem dentro desta maldita crise,provocada também,por quem fomentou obras a mais!. Mesmo que assim não fosse,que mais obras é que vocês querem? Sinceramente!As grandes obras estão feitas,por muitos anos,nas Flores e no Portugal todo. E já são muitas para manter e conservar. É preciso estabilizar isto,emagrecer a dívida,que come connosco à mesa, sem no entanto perder de vistas,as pessoas,senão estamos a criar um país para quem? Lembram-se da célebre frase de Churchill,quando durante a guerra um seu ministro disse que era necessário cortar na educação,porque o dinheiro se estava acabando? Resposta pronta: De que nos servirá ganhar a guerra,se no fim não tiver pessoas?

Anónimo disse...

Quando lhe chegam ao nariz, ele arruma-se.

Anónimo disse...

Há quem diga que nas Lajes não precisam de mais obras, ora quem afirma uma coisa dessas deve estar doente da tola.
Nas Lajes precisa de muitas obras, e eu vou só citar três agora.
Aumento daquele Porto de Recreio que não dá nem sequer para um terço dos Iates que escalam as Lajes, obra rentável.
Acabamento da Ponta do Cais que não tem logica nenhuma ficar assim.
Obras para o Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes.
Obras estas que deve ser o Governo a fazer ou já deveriam estar feitas.
Assina o sempre atento para o melhor nas Lajes.

Anónimo disse...

ó homem de deues para que serve um presidente da camara da mesma cor do governo nas lajes se nada pede, devemos é aproveitar quando somos da mesma cor para se fazer grandes obras e cativar o povo.

Anónimo disse...

mas esse não sabe quer é forró, gastar rolos de dinheiro em vir teatros de fora e tantas obras que falta fazer nestas lajes para se desenvolver e dar emprego.