sexta-feira, 11 de março de 2016

Reabilitação da Escola em Santa Cruz

A empreitada de reabilitação da Escola Básica e Secundária das Flores, cujo valor estimado ascende a mais de 120 mil euros, deverá realizar-se no decurso da interrupção da atividade letiva no Verão.

O processo de conservação da escola iniciou-se com a adjudicação do projecto, que se encontra em fase de elaboração, a que se seguirá o procedimento da respectiva empreitada.

As obras de reabilitação prevêem a substituição da cobertura de fibrocimento com amianto no edifício do Jardim de Infância, consistindo em remoção da cobertura existente, limpeza de caleiras, reparação de fissuras e impermeabilização das mesmas com tela líquida, reparação de alguns barrotes existentes sobre os muretes de apoio às chapas de cobertura e aplicação de placas de fibrocimento sem amianto de cor natural.

A impermeabilização das lajes de cobertura do anfiteatro, a revisão global de todos os vãos exteriores em alumínio no edifício do Jardim de Infância em Santa Cruz e a substituição de tectos em cortiça estão também previstas nesta empreitada.

Serão, igualmente, reparados os pavimentos em madeira no edifício do Jardim de Infância e efectuadas pinturas interiores “prioritariamente nas zonas mais afectadas pelas infiltrações causadas pelas coberturas danificadas” e exteriores do paramento exterior do edifício principal orientado a noroeste.


Notícia: «Jornal Diário», revista NO e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Então o Pereira não tinha dito que as obras já tinham ccomeçado. Aquele sujeito mente como um cesto.

Anónimo disse...

se fosse em algum tempo aqui pelas lajes a sata já lhe tinha pegado e não mentia mais.

Anónimo disse...

Quando se expandiu o ensino secundário nos Açores fizeram-se dezenas de escolas. A de Santa Cruz foi uma delas. Longe da robustez dos edifícios anteriores, construídos ao abrigo do salazarista "Plano dos Centenários" os prédios eram de má qualidade, com tetos baratos, feitos em fibrocimento rico em amianto. Mota Amaral fez escolas, fez sim senhor, mas de duvidosa qualidade. Aos governos que se seguiram, coube arranjar corpos docentes devidamente qualificados, acabando-se com as anedóticas "tele-escolas" e com professores sem habilitações, com o antigo 5º ano de escolaridade.

Para a renovação dos edifícios só agora houve verbas. A escola de Santa Cruz é das ultimas a substituir os telhados, que, como está comprovado, podem causar problemas graves de saúde às nossas crianças. Se o deputado A ou B disse ou não disse pouco interessa. O que interessa é que as obras sejam feitas no período de férias de verão, sem alunos nem professores, para que as poeiras que certamente se irão libertar, não afectem a saúde de ninguém.

Anónimo disse...

Boa análise, Anónimo de 12/3 17h51,apoiado.E foi assim em tudo um pouco. Não se pode tirar valor aos Governos mais recentes,que continuaram a fazer obra e de qualidade,mas os primeiros Governos autonómicos tiveram o mérito de construir as bases políticas,governamentais e administrativas da Autonomia,(a distribuição horizontal dos órgãos de governo próprio,o hino,a bandeira,as orgânicas,a vida parlamentar- era tudo novo)e de construir a maioria das infraestruturas básicas para o desenvolvimento, como portos,aeroportos,escolas,como já foi dito,hospitais,centros de saúde,lares.creches,jardins de infância,etc.Tudo isto quase não existia.
Por isso temos que concluir que houve uma complementaridade a de acção, que no seu conjunto mudou a face da região.

Anónimo disse...

Uma vergonha! São estas as obras que pretendem fazer? Vão substituir alguns barrotes, pintar preferencialmente... nem o edifício vão pintar todo! E o mobiliário que está completamente decrépito! è tapar o sol com a peneira... Mas 15 milhões para fazer um oceanário com espécies em cativeiro que é uma autentica barbaridade, há!

Anónimo disse...

O Governo o melhor que fazia era uma nova escola nas Lajes já que tem lugar suficiente para os alunos brincarem e grandes espaços para outros com mais idade, por exemplo o campo de Futebol, Piscina, Praia e até surgir desporto Náuticos. Tapar buracos na escola de Santa Cruz é um grande Erro, daqui a mais uns dias será novos buracos que surgiram e a escola continua sempre Velha e cheia de remendos.

Anónimo disse...

Nas Lajes tem isso tudo, e uma piscina, e um cabeçudo para mandar, e uns capangas para executarem o que ele manda, e uns mamões para engordarem à custa de mãe-camara. para que querem mais ?

Anónimo disse...

ó home das 19.45 estás a tratar mal o socialista da camara.

Anónimo disse...

Ao Anónimo de14,16h00,gostava de lhe lembrar,sem bairrismos, que as Lajes tem isso tudo, não tem é gente...

Dados: Lajes das Flores - No fim de 2011:
Dos 0-14 anos 221
Dos 15-24 " 156

Stª. Cruz das Flores -na mesma data:
Dos 0-14 anos 323
Dos 15-24 " 254

Anónimo disse...

Gostei muito de ver o vídeo da professora a fazer campanha pelo Partido Socialista!
Será a substituta da actual deputada?

Anónimo disse...

AS eleições já mexem, já á gente com nervoso miudinho para apanhar a cadeira.

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo da 00.49 não há problema algum fazer a escola nas Lajes, há transportes para trazer os alunos de santa cruz para cá e como já disse temos melhores condições do que em Santa Cruz.

Anónimo disse...

Ó Anónimo de 11h07,gostava muito de falar consigo cara a cara,se é que está a falar a sério! É que,eu sou de Santa Cruz,mas não sou bairrista! Jamais! Vou a tudo o que há nas Lajes e admiro a vossa capacidade de fazer coisas,mesmo com a pouca gente que têm! Sinceramente! Mas abandonar tudo o que já está construído como escola (que serviria para quê depois?)e partir para uma Escola nova nas Lajes,só pode estar a brincar!
Eu admiro também o vosso querer ter mais coisas nas Lajes,mas de forma razoável,coisas novas.Nunca ouvi ninguém contestar os Serviços Agrários na Fazenda,nem recentemente o Centro de Recolha e tratamento de Resíduos ou até a nova Central eléctrica nas Lajes!...Ouvi sim e com razão,o Porto.Mas só porque o único sitio bom para ser feito,era no Concelho de Santa Cruz. Baía da Ribeira da Cruz,ponto final.Nem sequer era em Satª.Cruz Vila!
Bom,a sério, estamos de acordo em alguma coisa? Gosto do confronto de ideias! Até sempre.

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 18.57 também digo que sou das Lajes e não sou bairrista mas sim acho que seria e teria melhores condições fazer uma escola nova e que fosse nas Lajes, não vejo nada que não fosse possível.