sexta-feira, 18 de março de 2016

Plano de ação para Reservas da Biosfera

UNESCO adopta um novo plano de ação para a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, compostas por 651 áreas naturais, incluindo oito em Portugal.

O Plano de Ação de Lima, aprovado no quarto Congresso Mundial das Reservas da Biosfera, vai durante os próximos dez anos orientar a estratégia e as acções que serão empreendidas pelo Conselho Internacional de Coordenação do programa Homem e a Biosfera, da agência das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO).

O documento impulsiona as Reservas da Biosfera como motor para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável de 2030 e para a luta contra as alterações climáticas.

O documento, adoptado na presença de mais de 1.200 delegados de 120 países, exortou ao fortalecimento dos modelos de desenvolvimento sustentável dentro das Reservas da Biosfera, "incluindo soluções que protejam e promovam os conhecimentos dos povos indígenas”.

A declaração convidou os participantes no Congresso a usar estas Reservas como locais prioritários para a conservação da biodiversidade e dos seus ecossistemas, assim como para acompanhar as consequências das alterações climáticas, incluindo a sua mitigação e adaptação.

O plano instou a empreender estratégias de conservação das Reservas da Biosfera com as comunidades locais, científicas, juvenis e nativas, e também com o setor privado.

Os Açores formalizaram em Setembro de 2015 a candidatura das fajãs da ilha de São Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO. A candidatura deverá ter resposta neste Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, que decorre em Lima.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: