quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Campanha de sensibilização pela redução do (ab)uso de sacos plásticos nos Açores

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores anunciou o lançamento da campanha 'Não meta os Açores num saco', para sensibilização contra a utilização de sacos plásticos antes do início da cobrança de taxas.

A iniciativa surge na sequência de um diploma aprovado em 2015 na Assembleia Regional, que determina a cobrança de 4 cêntimos por cada saco plástico a partir de Abril deste ano nas grandes superfícies comerciais e a partir de Abril de 2017 no comércio tradicional.

"Como sabem, os sacos plásticos são um produto que traz inúmeros impactos ambientais e é um problema atual de todas as sociedades modernas", lembrou o secretário regional da Agricultura e Ambiente.

Luís Neto Viveiros referiu que em toda a Europa se atingem "números impressionantes" de consumo de sacos plásticos que é necessário contrariar, com medidas de sensibilização: "Estamos a falar em médias de cerca de 500 sacos plásticos por habitante, por ano, na Europa, o que significa que, em termos de toneladas, andamos à volta de três milhões de toneladas por ano". Estes "números assustadores" são também preocupantes para regiões insulares como os Açores, uma vez que "a não degradação dos plásticos" e o seu eventual encaminhamento para as águas do mar podem causar "problemas ambientais".

O secretário regional que tutela o Ambiente salientou que a taxa de 4 cêntimos por saco plástico que a partir de Abril entrará em vigor nas grandes superfícies comerciais da região representa apenas 40% do valor da taxa que está em vigor no Continente. Segundo Neto Viveiros explicou, a diferença reside no facto de que nos Açores a taxa será aplicada a todos os sacos plásticos, enquanto no resto do país abrange apenas os sacos de pequena gramagem.

A legislação regional que pretende evitar o consumo de sacos plásticos (inicialmente proposta pelo PCP) determina também que a publicidade impressa nos sacos plásticos não possa ultrapassar 20% da superfície total do saco e que seja acompanhada de uma mensagem anticonsumo de sacos plásticos.


Notícia: «Açoriano Oriental», «TeleJornal» da RTP Açores e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: