segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Atrasada instalação da Estação Geodésica

Os técnicos ainda estão na fase de escolha do local onde vai ser instalada a Estação Geodésica e Espacial da ilha das Flores.

Já foram sinalizados cinco lugares e destes foram pré-selecionados três. Em princípio, o local escolhido para instalação da Estação Geodésica será a Fajã de Lopo Vaz. No presente mês de Fevereiro estão a ser realizados trabalhos de prospeção de solo nos três sítios pré-selecionados.

A escolha da ilha das Flores para instalar esta Estação Espacial não deixa de ser curiosa: o vento é o "inimigo número um" da recepção de dados mas a ausência de actividade sísmica é sem qualquer dúvida o "bem maior", explica Luís Santos, sub-director da RAEGE. O receptor da Estação Geodésica florentina será construído na ilha de Santa Maria.

Tal como a Estação de Santa Maria, a futura Estação florentina irá fazer parte da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), um projeto do Governo Regional dos Açores e do Governo de Espanha, orçado em 25 milhões de euros, co-financiado com verbas europeias e que prevê a construção de quatro estações deste tipo, duas em Espanha e duas no arquipélago açoriano.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
De relembrar que já em 2008 e em 2009 foi prometido por governantes regionais a instalação da Estação Geodésica na ilha das Flores...

Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

estamos em ano de eleições não se esqueçam quem vota, se não for montada antes torna a esquecer.

Anónimo disse...

Fajã de Lopo-vaz !!? Um dos destinos turísticos por excelência, (e de difícil acesso), transformado numa estação High-tech ??
Metem isso na Fajã Grande, onde já há muita tecnologia.

Anónimo disse...

Tanto lugar ne recta das Lajes nos Estaleiros que eram da Somague dá para montar tantas Estações, mas se quiserem montar na Fagã Lopo vaz é um lugar bom.

Anónimo disse...

já começaram as visitas em campanha política!

Anónimo disse...

assim diz o anónimo das23.18 do dia 22, fajã lopo vaz um dos destinos turísticos por excelência, não vejo mal nenhum em se montar esta estação nesta zona não temos hotéis para turismo nas lajes e precisa-mos é de desenvolvimento desta vila e emprego os turistas podem ficar por santa cruz que cá não fazem falta nenhuma.

Anónimo disse...

ó home isto é propaganda eleitoral vocês não se deixem enganar outra vez já vem esta promessa desde 2008 e nunca foi feita e já lá vão 8 anos. eu só acredito quando a estação estiver e funcionar mas tem que ser antes das eleições.

Anónimo disse...

joao lourenco já vai vender mais uma terra por estes lados da faja

Anónimo disse...

estou esperançado que o João Lourenço vai concorrer de novo à camara das lajes para que se faça algumas obras nesta vila e no concelho.

Anónimo disse...

Peço ao pessoal das Lajes e em especial o do Concelho para não se deixar elevar por conversar eleitorais que esta estação ja vem desde 2008 como o diz o anónimo das 11/26 horas e estamos à espera do Posto de Socorros à 2 anos e nada foi feito até à data de hoje.

Anónimo disse...

já descobrira o local definitivo.

Anónimo disse...

quando começa as obras nas lajes, apresem-se que tem de ficar a funcionar antes das eleições.