domingo, 27 de dezembro de 2015

Missa do Galo nas Lajes das Flores

Na ilha das Flores, em quase todas as suas paróquias, é celebrada a eucaristia da noite de Natal. A vila de Lajes das Flores este ano abriu um precedente e transformou este acto religioso num caso inédito por estas paragens: uma ronda/rancho de Boas Festas percorreu as principais artérias da vila, saindo da parte mais afastada/alta da vila e sempre a tocar e a cantar pelo percurso foram juntando-se as pessoas que assim bem entenderam.

Ao chegar à Matriz da vila das Lajes, cujo orago é Nossa Senhora do Rosário, pararam na entrada durante uns minutos, para logo entrarem no seu interior sempre entoando a “moda” ensaiada para o efeito. Durante a missa foi esta “Ronda” que acompanhou musicalmente os cânticos da celebração eucarística.

Durante toda a cerimónia religiosa esteve patente um presépio vivo, com todo o detalhe levado em conta. A cerimónia foi presidida pelo padre Pedro Aguiar. Na batuta esteve o maestro Eurico Caetano, também ele padre. Mas para ficar a saber tudo, vejas as imagens captadas numa noite deslumbrante de Inverno, lua cheia, céu limpo, sem vento e um frio contido mas a fazer marcar a sua presença.

Agradecimentos devidos à Igreja Matriz das Lajes, aos padres Ruben Sousa, Pedro Aguiar e Eurico Caetano, à Ronda/Rancho de Boas Festas das Lajes, a José Nicolau. Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades do meu tempo em que vivia nesta linda ilha e havia bailes, mas agora o caso é outro é Natal e aqui vim encontrar este magnifico rancho que me enche o coração de saudades por não poder estar acompanhar.Parabéns a todos. José Antonio.Arcata California.

Anónimo disse...

Achei uma bonita ideia,foi diferente e para melhor. Mas falando de outro assunto o que tem andado a fazer o espreita ladroes da camara das Lajes que parece que nao espreitou o suficiente nao sei mas ao que parece nestas festas o combustivel anda a fugir. Se calhar e com o vento.Andam calados como ratos.

Anónimo disse...

Mais um caso para o famoso detetive Hercule Poirot! O mais curioso é que não se vê funcionários das câmaras encostados à bomba de combustível a atestarem os seus carros!

Anónimo disse...

Pois anónimo das 18:19 realmente e muito curioso, os carros deles não param todos os dias e onde será que eles se abastecem de combustível? Também gostava que alguém explicasse porque deve ser interessante a forma como fazem e ninguém diz nada.

Anónimo disse...

Pois continua-se sem saber o que foi que aconteceu no armazém da Câmara das Lajes se nem o alarme tocou, se calhar foi fantasmas, pelo que vejo mesmo com o espreita ladrões continua tudo no mesmo já se previa isto.

Anónimo disse...

foi umas alminhas que saíram do cemitério que são invisíveis ao olho do alarme.

Anónimo disse...

Na Terceira quem roubava um mogango ao vizinho "era ladrão" mas quem sacava baldes de tinta aos americanos "era esperto".
Nas Flores, terra de gentes sérias também, quem furta ao próximo transgride, devendo ir à confissão. Contudo quem esgadanha o que é de todos, driblando as leis, mentindo descaradamente e passando a mão ao que não é seu, é considerado uma espécie de herói, porque "sabe fazer as coisas", governando-se.
Pobre comunidade que tais cancros deixa crescer.

Anónimo disse...

foi lindo este rancho de natal, e espero que agora nunca mais parem.