sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Mar tempestuoso faz desaparecer farol

O pequeno farol localizado na ponta do cais do porto comercial das Lajes foi levado pela forte ondulação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma melhoria do estado do tempo, mas as ilhas do grupo ocidental ainda estão sob aviso vermelho referente a agitação marítima, com ondas que podem atingir os 11 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Segundo Vanda Costa, da delegação do IPMA nos Açores, o agravamento do estado do tempo deve-se a “uma depressão muito cavada com um sistema frontal associado localizada a norte” do arquipélago. A meteorologista explicou que hoje [sexta-feira] está previsto “um aumento da altura das ondas e a continuação de vento muito forte”, podendo as ondas atingir até 11 metros nas ilhas do Corvo e das Flores, sobretudo na costa oeste, e o vento ultrapassar 130 quilómetros/hora.


Notícia: RTP Açores.
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

e aquelas explosões? li no face que se sentiu em toda ilha.....

Anónimo disse...

O Que terá sido aquilo, ensaios de misseis? oxalá não se enganem no alvo

Anónimo disse...

Ainda algum missei ataca o pereira.

Anónimo disse...

Quem deve estar todo contente com isto é o Renato Moura que queria o porto na Ribeira da Cruz

Anónimo disse...

Ainda acaba na ribeira das Flores é uma questão de tempo.

Anónimo disse...

O Porto das Flores quer queiram ou não quer aceitem ou não , nunca vai mudar de sitio sem farolim ou com farolim

Anónimo disse...

Aparece cada cabeça idiota aqui a opinar sem saber nada de nada do Porto Comercial da Ilha das Flores, não esteve embarcação nenhuma em perigos, nem foi preciso sair com embarcações para abrigo em ancoradouros, o que se tivesse acontecido também o seria normal, no Porto de Ponta Delgada em São Miguel os barcos saíram para abrigada, na Madalena do Pico esteve fechada á entrada e saída de barcos entre outros. O Porto Comercial Da Ilha das Flores não cedeu, apenas o farolim foi levado pelo mar uma coisa fácil e rápida de substituir. Ainda há pessoas que custa a engolir mas já era tempo de ir passando o azedume.

Anónimo disse...

Vou aqui dar a minha opinião se me deixarem, é muito simples montar mais farol na ponte e a meu ver faziam em redondo com cimento armado com uma altura de dois metros e depois montavam o faral. Nota, falo em redondo porque o mar anda sempre.

Anónimo disse...

infelizmente ainda há quem tenha azia do porto ter sido feito nas lajes, mas estou a ver que esta azia só passa com 5 palmos de terra em cima dos olhos.

Anónimo disse...

quantos milhões de eiros já se estarraçaram no porto da lhaiges? aquilo é um sumidouro de dinheiro

Anónimo disse...

Será pior do que o matadouro, todos os anos a estação de tratamento vai para a ribeira dos vales,ribeira de dinheiro-

Anónimo disse...

Quanta inveja há pelo o Porto Comercial das Flores ter sido feito nas Lajes, e alguns invejosos nem com o melhor super veneno os mata.

Anónimo disse...

A solução é fechar isso e começar um porto em condições na ribeira da cruz.

Anónimo disse...

E um novo Aeroporto na Recta das Lajes com dois a tres mil metros para aviões como a TAP e a SATA Internacional.