terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Exposição fotográfica: Apanha do sargaço

Decorreu no passado domingo (dia 29), no Museu municipal das Lajes, a sessão de inauguração da exposição fotográfica sobre a apanha do sargaço na ilha das Flores. Este evento decorreu no âmbito das comemorações dos 500 anos da fundação daquele concelho, contando com a palestra inicial proferida por José Maria Silva sobre a importância e o impacto socioeconómico que esta atividade teve para o concelho das Lajes na segunda metade do século XX.

A exposição ficará patente no Museu municipal das Lajes até ao dia 30 de Dezembro no seu horário normal de funcionamento.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Quem inaugurou que passe por lá todos os dias a ver se as fotos estão bem colocadas!

Anónimo disse...

Caro anónimo 02/12/2015, 11:41:00,

Esse seu comentário foi um pouco ignorante...digo um pouco, pois não sei a sua idade.

Só por pura ignorância não saberá dar o valor a uma das atividades mais importantes na Ilha das Flores, na segunda metade do século passado.
Uma atividade que, provavelmente, terá beneficiado a sua família e muitas outras famílias que com os rendimentos que daqui provinham, melhoraram a sua vida, seja em termos de habitação, alimentação, aquisição de terrenos, aquisição de máquinas, compra de gado...

Mas para você, chega, fico-me por aqui...

Anónimo disse...

Deixe-se de falsos moralismos e justifique o dinheiro que ganha! Terei tocado na ferida? Você mora o suficientemente perto para que possa descer a rua, diariamente e montada nas suas esbeltas pernas, e assim verificar se tudo continua como no dia da apresentação destas memórias!
De facto beneficiou a minha família e muito, e como tal, o meu comentário é tudo menos descabido, pois pelo que sei, apenas os doutores da nossa terra, você incluído(a), foram convidados para tão pomposa inauguração!
Certamente, e pelo seu discurso, você fará parte daqueles que se sentam em confortáveis cadeiras, degustam grandiosos repastos, auferem descabidos vencimentos e circulam em majestosas viaturas! Tudo isto pago com o suor dos descendentes daqueles, que como disse e bem, "melhoraram a sua vida, seja em termos de habitação, alimentação, aquisição de terrenos, aquisição de máquinas, compra de gado"!
Fala de barriga muito cheia! V.ª Ex.ª é daquelas pessoas que teve tudo de mão beijada, com a benesse de ter trabalhado muito pouco para o que ostenta.
E fico-me por aqui!

Anónimo disse...

Muito bem, que a boca nunca te doa.

Anónimo disse...

A exposição foi muita bem pensada e à cinquenta foi a maior riqueza da ilha a apanha de alga e a pesca da baleia, a assistir a inauguração. O orador, admirei ser o filho dum armador grande na Ilha que ajudou a matar a fome a muitas familias e organizar a vida a muitos, nunca vai ser esquecido por essas, mas o filho dele nunca foi um mergulhador de algas, era um rapazote e foi para os EUA estudar, e quando vinha de férias odiava os mariscos, cavaco, lagosta, búzios que o seu pai fazia ao fim de semana com os seus amigos Sr. Vinagre, Sr. Lino e outros. A minha opinião devia ter sido apresentada por trabalhos que sofreram no fundo do mar, Ex: José Raimundo Xavier, João António Vieira Lourenço, Luís Inácio Freitas, António de Sousa Medeiros, José Manuel Cordeiro Furtado, Ernesto Mendonça, José Baptista, António Silveira Mendonça nem sabia nadar, Ludgério Mendonça de Fátima, Olavo Raimundo Xavier, Armando Freitas Henriques, José Orlando Raimundo Vieira, esses são presentes que me lembro, não seria muito mais bonito ser apresentado por um deste ou tem que ser um PS.

Anónimo disse...

Mudando de assunto, fiz um requerimento há junta de freguesia da Fazenda para apoiar-me um espaço na Junta para poder montar uma sala de artesanato e nunca responderam, ignoraram , agora monta-se um consultório de veterinária cada consulta custa não sei? Se o veterinário fosse PSD, não tinha o espaço,

Anónimo disse...

Faz outro requerimento!

Anónimo disse...

Vou fazer outro requerimento em nome dum PS,

Anónimo disse...

Tens muito por onde escolher! Um pontapé numa pedra e sai um socialista! Ou uma!

Anónimo disse...

O concelho das Lajes tem muitos socialista, cada qual melhor, a vaca da Camara só tem 4 tetos.