terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fim dos 500 anos do concelho das Lajes

Decorrem no próximo domingo (dia 13) as cerimónias de encerramento das comemorações dos 500 anos da fundação do concelho de Lajes das Flores.

O encerramento das atividades será assinalado em dois momentos distintos. O primeiro acontecerá pelas 12 horas na Rua dos Baleeiros (na zona do Porto), com o descerramento de uma placa comemorativa dos 500 anos da elevação das Lajes a vila e da fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Do segundo momento constará a sessão solene de encerramento, que irá decorrer no Museu municipal às 20h30.

Do programa da sessão solene de encerramento constam as intervenções do presidente da Câmara Municipal das Lajes, do Ouvidor da ilha das Flores e a palestra “Do povoamento ao despovoamento da ilha das Flores” proferida por Luís Filipe Gomes Vieira, diretor do Museu das Flores. E ainda um momento musical a cargo de um grupo do concelho das Lajes, formado especificamente para marcar o encerramento do ano de comemorações.

A Câmara Municipal de Lajes das Flores convida toda a população a comparecer nestes eventos comemorativos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

29 comentários:

Anónimo disse...

Viva a Vila das Lajes.
Viva o Concelho mais antigo das Flores.
Viva a Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Não são todos os dias que se fazem 500 Anos.

Anónimo disse...

Fim do Concelho das Lajes, é isso?

Anónimo disse...

A cerimonia não é a comemoração do encerramento dos 500 anos do concelho, mas sim o encerramento do concelho em 500 anos.

Anónimo disse...

quando é que santa cruz faz 300 anos de vila.

Anónimo disse...

está na altura de acabar com a vila de santa cruz passando a um só concelho e ao mais antigo que neste caso será as lajes a dominar toda a ilha.

Anónimo disse...

Morres e nunca verás isso, o Relvas foi-se embora e o PS não faz as reformas dos municipios que o PSD queria fazer.

Anónimo disse...

desculpem os linguarudos mal informados mas em 1548 sabe-se que Santa Cruz ja o estatuto de vilha, por causa duma carta do corregedor dos açores a el rei escrita a 21 de maio de 1548, portanto Santa Cruz ja à muito havia sido elevada a vila, possivelmente antes das Lages. quanto a saudussismos ou pior ou melhor, é certo que em pouco tempo ficaremos so com um concelho na ilha e dá e chega pra o tamanho da ilha que temos

Anónimo disse...

Tens toda a razão anónimo das 00.11 que em breve será as Lajes o único concelho da Ilha das Flores, Concelho mais antigo e cheio de história e que em breve terá mais um monumento sobre o barco que encalhou a poucos metros da Rocha alta.

Anónimo disse...

Importante é o voto de congratulação apresentado na nossa Assembleia!
Finalmente ouvimos a voz da nossa Deputada!

Anónimo disse...

o ps não faz reformas, o ps vai é arranjar mais austeridade que j~´a temos pouca, acreditar nesta gente é muito difícil.

Anónimo disse...

O que eu queria ouvir dos nossos (3)deputados era eles responsabilidade de quem for não vou acusar ninguém o que se passou ontem, fibra otica falou nas flores, não havia telefone fixo nem telémovel, nem internet, os Bombeiros da Secção das Lajes não tinham, não tinham comunicação nenhuma, nem rádio da Protecção Civil apenas tinham Luz ,ambulância, e gasóleo, e três Bombeiros , por sorte havia,os nossos deputados têm que apurar as responsavilidades.

Anónimo disse...

Mas a Fibra falhou foi só nas Lajes ou na Ilha toda, se foi só nas Lajes gostaria de saber que assim já tinha uma resposta.

Anónimo disse...

E mais um ano que se vai passar e nada de obras na casa do Povo das Lajes para o Posto de Socorros.

Anónimo disse...

Não se preocupem porque para o ano vão prometer tudo por causa das eleições!

Anónimo disse...

acredito que para o ano vão prometer muito mas eu só votarei neles quando vir a obra a funcionar caso contrário não levam nada.

Anónimo disse...

As obras na casa o povo das Lajes para o posto de socorro, não preocupa preocupa mas ir ao centro de saude das Flores e ver tanta gente com bata branca, e ter pouca condiçoes,antes fizessem obras no centro,

Anónimo disse...

Já se torna festa a mais para um povo sem dinheiro.

Anónimo disse...

em vez de gastarem dinheiro nas poças que já temos um porto que dá quanto queira para toda a ilha, gastem dinheiro na saúde e em obras no centro de saúde e no posto de socorros na casa do povo das lajes, assim é que é dinheiro bem empregado.

Anónimo disse...

Gostei da cerimonia de ontem à noite no museu das lajes... foi digna e mostrou o empenho desta Camara em manter o nível das suas apresentações/cerimónias.
Foi também bom ver que houve bastante aderência de público... o que demonstra que existe satisfação com aquilo que é feito.

Anónimo disse...

tivemos festa por dez anos, agora vamos é fazer obras para desenvolver esta vila lajense e dar emprego.

Anónimo disse...

em resposta ao anónimo das 18/52 nem noto que mais de metade daquelas pessoas que ali estavam foram mais por curiosidade e as próximas eleições já não serão enganadas pelo voto do Socialista que prometeu e nada fez.

Anónimo disse...

O fulano das obras não desarma.
Para ele desenvolvimento são "obras", mesmo que não tenham pé nem cabeça.
A criatura não percebe que o que nos faz falta é criar empregos e riqueza para fixar gente na ilha. Para isso não são precisas "obras", é preciso é ter juízo e estimular quem se dispõe trabalhar.

Anónimo disse...

este fulano das 13.34 fala em trabalho mas é para os outros para si venha este ordenado que eu quero é deitar-me.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer quando vão começar as Obras para o Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes, e a Piscina no Porto.

Anónimo disse...

Desperta para a vida, espera rapaz estas obras não são para fazer, para o ano estas obras vão dar mais uns votos.

Anónimo disse...

Finalmente estas festas dos 500 anos acabarão, já era festa a mais.

Anónimo disse...

e muito dinheiro gasto e nada de obras.

Anónimo disse...

É verdade anónimo das 22.27, só que este esquema já está muito visto.

Anónimo disse...

O pantesma das obras não desarma. Vais ter obras, vais...