quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Palestra de Luís Filipe Gomes Vieira

Tudo o que seja relacionado com a História é um assunto fascinante mas ingrato. Ingrato de certo modo, tendo em conta a falta de dados para que os factos sejam o mais reais, autênticos, verdadeiros possível... Muitas são as pessoas que, desde sempre e actualmente mais que nunca, tem interesse e se debruçam afincadamente nos estudos do que restou do passado, para que esse passado seja uma “realidade” para esta geração, bem como para as gerações futuras.

Luís Filipe Gomes Vieira, actual director do Museu das Flores, é uma dessas pessoas que tem demostrado interesse em aprofundar o estudo da nossa realidade, enquanto ilhéu. A história da ilha das Flores é de certo modo interessante, devido a uma série de factores que ao longo da história influenciaram as decisões soberanas de quem a “geria”.

Mas para ficarmos mais esclarecidos nada melhor que ver e ouvirmos este trabalho, em que o protagonista é o conferencista Luís Filipe Gomes Vieira na sua palestra intitulada “Do povoamento ao despovoamento da ilha das Flores”.

Obrigado a Luís Filipe Gomes Vieira, ao Museu das Lajes, onde foram captadas estas imagens, à Câmara Municipal de Lajes das Flores, pelas necessárias autorizações, a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para que este trabalho fosse possível. Obrigado a todos.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Simples, com sabedoria e classe!