domingo, 13 de dezembro de 2015

Advento das low cost traz prejuízos e atrasos no transporte de correio e carga

O diretor nacional de operações dos CTT queixou-se do novo modelo de transporte aéreo dos Açores [com entrada das low cost] que está a penalizar a carga aérea, devido à diminuição da capacidade das transportadoras tradicionais.

Hernâni Santos afirmou que existe atualmente uma “acrescida dificuldade” para os Correios de Portugal escoarem a sua carga para as ilhas: “a alteração dos aviões envolvidos nas rotas com os Açores veio diminuir a capacidade de carga”.

A utilização de diferentes aviões da frota AirBus, com capacidade de carga diferentes em função do número de passageiros, estará a condicionar o escoamento de carga por parte da SATA e da TAP. As companhias low cost não movimentam carga e correio.

A diminuição da capacidade de carga [da SATA e da TAP] colocou “novos desafios” que têm sido ultrapassados através de alternativas como a via marítima, que o diretor nacional de operações dos CTT declarou “estar sempre disponível” para transporte de produtos sem prioridade.

Os CTT têm tido a “preocupação de colocar [nos Açores] o correio dentro dos prazos definidos e cumprindo os acordos que estão estabelecidos, no sentido dos prazos de entrega serem assegurados pela distribuição”. Neste momento, face ao acréscimo no volume de carga devido à quadra natalícia, os CTT puseram em prática um plano de reforço da capacidade de transporte e colocação do correio e encomendas.

Hernâni Santos afirmou que acrescem ainda os voos que os CTT têm realizado com a Força Aérea Portuguesa todos os anos na época natalícia. Neste Natal haverá três ligações da FAP com os Açores, com uma “capacidade significativa”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: