quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

50 anos do Grupo Coral de Ponta Delgada

Efeméride foi assinalada com eucaristia solene e cantata de Natal.

O Grupo Coral da Paróquia de São Pedro, na freguesia de Ponta Delgada, assinalou no passado domingo, Dia da Sagrada Família, o seu quinquagésimo aniversário.

A celebração começou com a animação da eucaristia solene às 14h30 na Igreja Paroquial. Seguiu-se uma cantata de Natal, dirigida pelo seminarista oriundo da paróquia, Jacob Vasconcelos. Durante o pequeno concerto foram interpretados temas clássicos de Natal, tanto populares como litúrgicos, acompanhados de órgão, violão e bandolim. Estes últimos instrumentos têm muita expressão nesta freguesia nortenha da ilha das Flores, pelo que integram também o momento musical. Seguiu-se, por fim, um pequeno lanche e convívio no salão da Casa do Povo de Ponta Delgada, aberto a todos os presentes.

O Grupo Coral Paroquial de Ponta Delgada foi fundado pelo padre João de Jesus Lourenço, já falecido, que entrou ao serviço da comunidade em 1964 e que no ano seguinte fundou o Grupo Coral da Paróquia de São Pedro. A fundação deste grupo está ligada à renovação conciliar trazida pelo Vaticano II, procurando uma maior participação dos fiéis nas acções litúrgicas.

Segundo os registos históricos, terá sido o primeiro grupo da ilha das Flores a contar com elementos femininos, algo novo na época e alvo de alguma polémica e contestação por parte dos paroquianos mais conservadores. Desde então, o grupo manteve sempre a sua actividade, sendo convidado com frequência, sobretudo numa fase inicial, para animar festividades nas freguesias limítrofes. Mais recentemente, tem-se vindo a juntar aos coralistas de toda a Ouvidoria que animam celebrações na ilha das Flores.


Notícia: jornal «Correio dos Açores» e portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem hajam. Gente com brio e sem exibicionismos bacocos.

Anónimo disse...

Encontra-se no youtube https://www.youtube.com/watch?v=_ePCTdsxnzU

Anónimo disse...

O que será que se passou com a iluminação de Natal na avenida do emigrante, luzes novas e ficou tudo as escuras, gente inteligente não haja duvidas.

Anónimo disse...

Foi o vento, cabeça de burro, foi o vento......

Anónimo disse...

se foi o vento então os carapitos das ligações estavam bem feitos para a luz ir abaixo.

Anónimo disse...

O vento e a incapacidade de quem la andou a armar-se em sabe tudo e não sabe nada mas tem muita estupidez e ignorância.O vento veio mesmo a calhar, assim o culpado e o vento.

Anónimo disse...

Foram ventos de 100 km/h, cabeça de burro, foram os ventos.