domingo, 29 de novembro de 2015

Sensibilizar para desperdícios de energia

Gastos em “energia fantasma” pode custar 200 euros por ano às famílias, alerta a DeCo.

São vários os equipamentos que temos em casa que mesmo desligados podem estar a consumir energia, só por estarem ligados à corrente eléctrica. É a chamada “energia fantasma”, que anualmente pode custar às famílias mais de 200 euros na fatura de electricidade.

Através da campanha informativa Energia Fantasma, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DeCo) pretende ensinar os consumidores a “reduzirem a sua factura de electricidade, eliminando os desperdícios de energia relacionados com os consumos de stand-by e off-mode, comportamentos de consumo energético irresponsáveis e a escolha de equipamentos energeticamente menos eficientes”.

“Depois de carregado o telemóvel, deixámos muitas vezes o carregador ligado à tomada e pensamos que não vai gastar energia nenhuma, mas isto não é verdade. Este é um dos muitos erros que as pessoas cometem”, exemplifica Marisa Ribeiro. A técnica da DeCo dá ainda mais exemplos: “As pessoas não têm noção de que a televisão, mesmo desligada no botão, está ligada à tomada e gasta constantemente energia. E quem diz a televisão, diz as consolas de jogos, aquecedores, máquinas de lavar ou secar roupa, microondas, entre outros aparelhos”.

Marisa Ribeiro diz que, no final do ano, estes gastos desnecessários com a electricidade podem traduzir-se em mais de 200 euros do orçamento familiar, dependendo dos equipamentos existentes em cada casa e da sua eficiência energética. “As pessoas ficam surpreendidas quando se fala nestes valores”, revela a especialista da DeCo.

O ideal será desligar sempre que possível os equipamentos eléctricos da tomada. “Não é difícil, é uma questão de consciencialização e de hábito. Se isto nos leva a poupar energia e dinheiro, é uma mais-valia”, refere Marisa Ribeiro.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: