sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Maioria das denúncias ambientais nos Açores estão relacionadas com resíduos

A plataforma “Na minha Ilha” é uma forma fácil e acessível para os cidadãos denunciarem ocorrências ambientais e com garantia governativa que as situações são tratadas pelas entidades competentes.

A plataforma “Na minha Ilha” regista uma média de 200 participações por ano de todas as ilhas. Das 985 participações recebidas em cinco anos, 432 dizem respeito a questões relacionadas com resíduos, desde depósito ilegal a outras ocorrências relacionadas com resíduos. Em segundo lugar estão questões relacionadas com a conservação da natureza, onde se destacam 118 casos. Seguem-se depois as participações relacionadas com recursos hídricos, que totalizam 81 casos.

O número de participações tem vindo a estabilizar ao longo dos anos mas o director regional do Ambiente acredita que a média de 200 participações por ano “evidencia que as pessoas percebem que por esta via as situações que denunciam têm sequência e encaminhamento”. Hernâni Jorge destaca que todas as situações “são devidamente tratadas e quem denuncia tem acompanhamento do tratamento que é dado e no final têm conhecimento dessa decisão”.


Como fazer uma denúncia?

Através da plataforma “Na minha Ilha”, deve começar por seleccionar a ilha onde pretende fazer a denúncia. Assim que escolher a ilha, aparece uma barra de ferramentas onde pode “marcar nova ocorrência”. Aparece então uma caixa de texto que permite “efectuar registo” com a indicação para assinalar no mapa o local da ocorrência. Depois de escolher devidamente o local, terá de “efectuar registo” e aparece o formulário que tem de preencher com nome, contacto telefónico e correio eletrónico, cujas informações são de preenchimento opcional.

Depois é necessário informar o tipo de ocorrência (entre conservação da natureza, recursos hídricos, resíduos, ordenamento do território, deslizamento de terras e queda de blocos, ou outra ocorrência até que não seja capaz de discriminar), descreve-se a situação, e até pode acrescentar uma fotografia. Depois é só enviar e o formulário será encaminhado para os serviços que analisarão a denúncia. Uma forma simples e prática de contribuir para “um ambiente melhor”.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: