quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Lançado concurso para empreitada de requalificação do Porto das Poças

Investimento de 8,7 milhões de euros pretende o aumento da capacidade de transporte de passageiros.

O procedimento com vista à requalificação do Porto das Poças para o aumento da capacidade de transporte de passageiros daquela infraestrutura encontra-se lançado após a remessa para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia do anúncio do respetivo concurso limitado por prévia qualificação dos candidatos para a empreitada.

As obras projetadas têm como objetivo a construção de um novo molhe de proteção para toda a bacia portuária e a dragagem do canal e acesso ao cais, o que permitirá melhorar as condições de operação naquele porto, nomeadamente por parte das embarcações de transporte de passageiros que efetuam as ligações marítimas entre a ilha das Flores e o Corvo.

A empreitada permitirá ainda optimizar a forma de aproximação ao cais do Porto das Poças, bem como de saída em segurança por parte das embarcações registadas na frota de pesca e nas atividades marítimo-turísticas.

A obra, prevista na Carta Regional de Obras Públicas, representa um investimento superior a 8,7 milhões de euros e tem prazo de execução de 24 meses.


Notícia: «Correio dos Açores», rádio Atlântida, «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

33 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente a obra vá arrancar espero que se faça uma obra que sirva todos,refirome a pesca profissional,lúdica e teorística. Tenho receio dos cortes que poção vir acontecer e fique uma mini obra como a marina das Lajes.

Anónimo disse...

o presidente da camara das lajes que é da mesma cor nem pede ao seu governo socialista para o aumento daquele porto de recreio passando a marina nem pede o aumento do cais já que falta pouco para chegar à ponta, nem pede um hotel como o do inatel de santa cruz só quer é farró mas para mim ele tem os dia contados não me engana mais.

Anónimo disse...

Carlos Cesar que hoje quer mandar em Lisboa é que fez aquele elefante chamado Porto de Recreio das Lajes, Porto este que chegam do Sul centenas de Iates, mas em Ponta Delgada fez um grande serrado para andar às moscas.

Anónimo disse...

Também digo anónimo das 12.21 não me engana mais, men a minha família, gasta o dinheiro é só festa e desporto e o resto que se lixe, está é a levar muito tempo para a sua saída desta Camara das Lajes, e espero que venha alguém que queira trabalhar para o desenvolvimento deste Concelho das Lajes e em especial esta Vila que este ano fez 500 anos de existência.

Anónimo disse...

Ano de eleições! Terá sido obra do Sr. Pereira, Sra. Arlinda ou Dr. Belo? Os nosso ilustres políticos começam a pensar seriamente no risco de perderem as suas confortáveis cadeiras, chorudos ordenados e ricas passeatas!

Anónimo disse...

como ps, psd já estão mais que vistos só nos resta agora votar cds ou be.

Anónimo disse...

E o Porto de Recreio previsto,com aproveitamento da Baía da Bagacina até ao espigão por baixo do antigo Observatório, com ligação ao mar do Jatdim-Parque Infantile MuseuMunicipal? Não se fala nada nisso?
Será que os pescadores desportivos, que em tempos fizeram uma manifestação tão grande, já se acomodaram e aceitam tudo?
Não vejo aqui nenhuma reacção deles!...

Anónimo disse...

Ora bem .

Assim que tiver pronta esta obra aqui em Santa Cruz o Porto das Lages fica a servir apenas para os navios de carga e combustivel, ferry´s sazonais e pouco mais.

Pelo que conheço dos riscos do projecto das Poças é uma coisa arrojada e que leva os barcos que estão nas Lages e os de Santa Cruz e fica muito operacional para a Ariel e barcos de actividades maritimo-turisticas
Penso que o porto das Lages fica com um espaço bom para aquacultura. :)

Anónimo disse...

Já tinha dito que este era um dinheiro mal gasto no Porto das Poças e com metade nas Lajes que já tem meio caminho andado melhoravam aquela Marina e melhores condições para os Pescadores dos dois Concelhos e até para a Lancha de Passageiros era só fazer uns degraus naquele Cais ao pé daquelas duas Casinhas e logo ao lado está a Sala de Embarque.

Anónimo disse...

Caro anónimo 26/11/2015, 17:58:00

Os nossos políticos estão realmente com algum receio de perder o lugar, no entanto, eles têm oportunidade de se retirar pela "porta grande".
Já vos falei aqui, há algum tempo atrás, de que nas próximas legislativas vai haver pelo menos mais uma força política, além de PS, PSD, CDU e CDS. Digo pelo menos mais uma porque ainda existe a possibilidade de outra força avançar, mas esta tenho mais algumas dúvidas.
Temos então, além de PS, PSD, CDU e CDS, uma outra força política que terá um fortíssimo candidato. Como vos falei há uns tempos atrás, os votos serão mais divididos, e com 5 partidos para 3 vagas, alguém ficará para trás. E será muito mau se ficar para trás algum dos nomes referidos, Pereira, Arlinda e Belo.
Um partido meter 2 deputados, está completamente fora de questão, isto já exclui a Arlinda.
Quanto ao resto, e havendo a possibilidade de CDS e o novo partido meterem um deputado, vai ficar mal para alguém.
E uma coisa vos digo, este "novo" candidato que vos falo, garantidamente será eleito.

Anónimo disse...

São todos uma cambada de anjinhos, os deputadas do P S mandaram essa falacia para a opinião publica porque para o ano á eleições e mais uma vez o porto das poças vá dar mais uns votos vão gastar uns sacos de cimento e o zé povinho vá acreditar que é desta. O povo que tenha juízo eles ai estão mais uma vez para sacar uns votos.

Anónimo disse...

Assim é que se chama gastar dinheiro mal gasto, para que obras neste Porto se já há um grande nas Lajes e um pequeno em Ponta Delgada, haja paciência que é um tal despedaçar do meu bolso.

Anónimo disse...

Não há rei nem roque nos Açores.
Sem planeamento nunca chegamos lá.
Fazer obras para calar estes ou aqueles ou, pior, para caçar votos, significa estarolar dinheiro de todos que podia ser muito melhor empregue.
Ãs Flores são uma única casa, onde vivem 4000 almas. Não precisa de duas cozinhas, duas salas de jantar nem de duas salas. Uma dá e sobra!
Já não se optou pelo porto das Lajes? Já não se gastaram fortunas no Porto das Lajes? O Porto das Lajes a quantas léguas fica do Cais não sei das quantas?
Que razões levam uma ilha com as nossas dimensões a terem dois portos?
Económicas não são de certeza.
Porque é que não se melhora o que já existe e não se emprega o dinheiro em formas de impedir que isto amanhã não seja um deserto com meia dúzia de gatos pingados?
A politica e os políticos que temos, na ganancia de votos, estouram com isto tudo!
Gerem o dinheiro que lhes pomos na mão como a cara que tem.
Vei à tona agora um insecto comercial de S. Miguel, muito bem falante, que com o dinheiro de todos, quer aumentar o porto de Ponta Delgada. Quando os da Horta e o da Praia, depois de se lhe terrem enterrado lá milhões, andam às moscas ....
Isto é coisa de gente discreta, que se sabe mandar?

Anónimo disse...

gastar dinheiro no porto das poças é um grande erro numa ilha com menos de 4000 habitantes, antes melhorassem a Marina das lages e o porto de ponta delgada que ficaria porto para a meia dúzia de pescadores que há em santa cruz, mas enfim querem é gastar dinheiro mal gasto e depois digam que o país e os açores estão em crise.

Anónimo disse...

Dou toda a razão ao anónimo das 10.57 para que é mais um porto se já existe um que dá para os pescadores dos dois concelhos e até a lancha como dizia mais acima um anónimo poderia sair das Lajes já existe Sala de Embarque e era só fazer uns degraus ao pé das casinhas, e poupávamos uns milhões que serviam para outras obras mais necessárias.

Anónimo disse...

vamos é pedir ao governo para que seja feito um aeroporto na reta das lajes.

Anónimo disse...

eles aqui em santa cruz estão à espera dos votos mas vai aparecer outros partidos e este socialista vai ir dar uma volta à praça como o das lajes.

Anónimo disse...

Á uma cambada de palermas que só dizem tolices e não tem conhecimento de nada senão na ponta da língua, então o porto das poças, não é o porto de maior movimento de embarcações, na pesca profissional na lúdica na marítima turística, o Ariel que transporta centenas de turistas então é preciso fazer obras para que aja segurança das pessoas e bens. É uma medida que peca por vir tarde.

Anónimo disse...

Pois eu penso que é isso que está em causa; melhorar o Porto das Poças. Mas esta pegadilha de que as Lajes é que deve ter tudo o que de novo possa aparecer, não vê mais nada!...

Anónimo disse...

As Flores devem ter um (1) porto decente e em condições e ponto final.
Melhore-se o das Lajes, se é que há melhoras para fazer, e aplique-se o dinheiro em coisas reprodutivas, que fomentem o empreendedorismo, que criem riqueza e parem com a dolorosa debanda de jovens da ilha para fora.

Anónimo disse...

Este anónimo das 18.07 não deve jogar com os trunfos todos, chama de Palerma a quem diz a verdade sobre o Porto das Poças e diz tantas asneiras pela boca fora sem pensar no que diz como o porto das poças é o mais movimentado, deve andar com falta de visão. Então palerma
não vez que o porto das Lajes é o mais movimentado em tudo.
Recebe barcos de Turismo Estrangeiro.
Recebe o Santorin com turismo.
Recebe o Barco dos Contentores.
Recebe centenas de Iates de todo o Mundo.
Faz Viagens para o Corvo.
Está-se mesmo a ver que o Porto das Lajes é o mais movimentado só um cego é que não vê.
E a terminar para que gastar dinheiro no porto das Poças, seria mal gasto.

Anónimo disse...

Um Porto, seja ele nas Lajes ou em Santa Cruz, desde que apetrechado de todas as condições, é suficiente para a nossa Ilha!
Quanto ao numero de deputados, e tendo em conta o trabalho apresentado nos últimos anos, um acaba por ser demais!
Vai-nos valendo o Pereira que, apesar de todas as críticas, é o que mais nos defende!
Os restantes são cenário

Anónimo disse...

pois...pois...seria uma grande estupidez aumentar o porto das poças já que existe um grande nas lajes e só precisando de umas obras na marina e trazer a meia dúzia de pescadores de santa cruz. quanto a viagens do Ariel pode sair das lajes já existe sala de embarque é necessário então fazer uns degraus ao lado da casa da agua para os passageiros embarcarem e assim se poupa milhões.

Anónimo disse...

O porto das Lages é uma banheira com agua de verão é uma confusão enorme o que foi gasto ali devia ter sido gasto na ribeira da cruz, dado a sua localização, e dimensão a ilha tinha ficado bem servida, na altura se o Pereira fosse deputado o porto estava na ribeira da cruz para azar de alguns.

Anónimo disse...

A doidura das "obras" onde se espatifavam milhões sem que se vislumbrasse directa ou indirectamente um cêntimo de mais valias, ao que consta, ainda não acabou.
Fazem-se obras para inglês ver.
Fazem-se obras para caçar votos.
Fazem-se obras para calar este ou aquele de quem se tem medo.
O dinheirinho, seja nosso seja da europa ou seja dos alemães, não cai do céu. Vem dos impostos que todos pagamos com o nosso trabalho.
Devia merecer mais respeito.
Uma ilha com 4000 almas precisa um bom porto que permita a entrada e saída de mercadorias e pessoas.
Essa gente - governante ou da rua - no lugar de vir "anunciar obras" trate mas é de comprovar que aquilo que quer fazer com o nosso dinheiro tem o mínimo de viabilidade, tendo em conta o que já foi feito nas Lajes.
Se o comprovar, estão de parabéns.

Anónimo disse...

ainda há dores de cotevelo a respeito do porto ser na capital, mas há uma solução tomas de manhã em juju um chazinho de ortigas mais o teu amigo pereira e verás que te passa azia.

Anónimo disse...

Tenho muita pena do anónimo das 22.50 que ainda anda a chorar lagrimas gordas que o porto não foi feito na baia de Santa Cruz para ele ir apanhar umas trutas na ribeira, ainda vai morrer desgosto mas, tem o seu amigo alentejano que irá ao seu funeral.

Anónimo disse...

Quer queiras, quer não queiras, Vaz ver uma obra de grande dimensão, e de grande qualidade a dimensão das necessidades de santa cruz a obra é para começar no próximo ano já se fala em fazer uma marina para 50 iates.

Anónimo disse...

"Quer queiras quer não queiras!" Esta forma acintosa de desafiar revela muito da maralha que por ai anda. Faz-se porque a escumalha politica anda numa permanente caça ao voto, porque presume ser o poder eterno, sem se planear, ser se ter em conta opções feitas e no mais completo desrespeito pelo dinheiros que são de todos.
A classe politica que temos, para além de ignorante e analfabeta, veio de baixo. Anda de carro polido agora, quando à meia dúzia de anos atrás andava por atalhos escanchada num jerico. Por isso gosta de ostentar nos modos e de construir à pato bravo.
Quer queiramos quer não, vamos ter obra grandiosa. A porta... feche-a quem vier a seguir.

Anónimo disse...

O Pereira vá deixar obra feita, sendo a obra do porto das poças a grande marca dele força Pereira, eles que se mordem.

Anónimo disse...

O Pereira para fazer a obra no porto das Poças tem que ficar mais 12 anos , a Arlinda tem que ficar mas 16 anos, e isso não vem acontecer,o Bruno tem os dias contados , o Paulo Rosa nunca mas mais vai ser deputado,o PCP, vai acabar em Portugal, o Bloco de esquerda nas Flores nunca, tem tem que haver gente seria e humilde para ser deputados, para defender as Flores e não gente que defende a sua conta bancária. tenho dito.

Anónimo disse...

O Pereira deixou a sua casa na Fajã e a casa do filho em Santa Cruz, mas não deixa a casa da filha nas Flores!

Anónimo disse...

Epá não te preocupes com o Pereira que o José Carlos toma conta dele.