quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Rocha dos Bordões está a ser limpa

Monumento natural com cerca de 570 mil anos, várias centenas de metros de comprimento e colunas de forma regular e geométrica com cerca de 20 metros de altura, a Rocha dos Bordões está a ser escalada por uma equipa da associação “Os Montanheiros” no âmbito de uma operação de limpeza determinada pelo Governo Regional.

Esta operação decorre da necessidade de limpar os depósitos de sedimentos e plantas que se vão acumulando entre os 'bordões' deste geossítio classificado. Estes depósitos, além dos danos que provocam na estrutura, são também um fator de poluição visual à imponente escultura natural e 'ex-líbris' turístico da ilha das Flores, classificada como Reserva da Biosfera.


Notícia: «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Depois dizem que os monumentos são naturais...

Anónimo disse...

se não estou em erro este monumento ficou no concelho mais antigo das flores que é a capital.

Arroto Postas de Pescada disse...

É preciso vir gente da Terceira limpar.
Nas Flores é tudo fino, tudo rico, tudo de braços cruzados a apreciar...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do jornal «Diário Insular»: "Montanheiros recuperam imagem da Rocha dos Bordões".

A associação Os Montanheiros está, desde [a passada] sexta-feira, na ilha das Flores numa missão de limpeza da Rocha dos Bordões, um dos monumentos de interesse geológico mais impressionantes dos Açores.

A última vez que a Rocha dos Bordões sofreu uma intervenção do género foi há dezanove anos e também ela foi efetuada pela associação terceirense, em resposta a uma solicitação da Direção regional do Turismo.

Desta vez numa organização da Direção regional do Ambiente, Os Montanheiros enviaram 8 pessoas para um trabalho que se previa de 8 dias, mas o mau tempo poderá prolongar a sua estadia nas Flores, segundo revelou Paulo Barcelos, presidente da associação.

Em causa está a vegetação que se alastra na base e nas faces expostas dos bordões, que acaba por cobrir uma das paisagens mais procuradas pelos turistas na ilha das Flores.

De tempos a tempos é preciso limpar a vegetação que cobre a impressionante paisagem da Rocha dos Bordões. O trabalho é moroso e difícil. Ao todo são mais de 100 metros com mais de 200 bordões. O trabalho é por isso moroso e de dificuldade acrescida. A vegetação é limpa por escaladores, que passam dias inteiros pendurados por cordas.

Segundo Paulo Barcelos, a missão exige também conhecimento na área. Os oito membros dos Montanheiros que se deslocaram tiveram formação e já têm prática neste tipo de atividades. Na ilha das Flores não havia pessoal especializado nesta área e, mesmo no resto da Região, Paulo Barcelos tem dúvidas de que existam pessoas com formação.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do jornal «Diário Insular»: "Montanheiros recuperam imagem da Rocha dos Bordões".

A logística envolvida e dificuldade da missão não permite que se faça uma limpeza da vegetação todos os anos, mas quando os bordões são colonizados por vegetação, ao ponto de ficarem cobertos por ela, é necessário intervir.

A Rocha dos Bordões é classificada como monumento natural por motivos geológicos, por isso não faz sentido que as colunas estejam tapadas. Na opinião de Paulo Barcelos, o monumento é um "ex-líbris das Flores" e um motivo de "orgulho" para a população local.

Embora existam outras formações geológicas do género nos Açores e na própria ilha das Flores, este é um dos que têm mais "dimensão e projeção. Os outros estão mais ocultos ou em sítios mais inacessíveis. Alguns só podem ser avistados a partir de embarcações", explicou o presidente dos Montanheiros.

A beleza da paisagem atrai muitos turistas, que não dispensam as fotografias. É um dos pontos de paragem obrigatória na ilha das Flores e tem dois miradouros e três sítios em que é possível parar o carro para observar a rocha. Quem faz o trilho pedestre do Lajedo à Fajã Grande tem também uma vista privilegiada para a Rocha dos Bordões, que enriquece a experiência.

Anónimo disse...

A Rocha dos Bordões está instalada num terreno do Tavares. Será que desta vez pediram autoprização ao Tavares do Msoteiro para entrar no terreno dle ? Não costumam fazer isso. Isto é tudo dos xuxialistas ..