quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PSP alerta para “videntes” e astrólogos

As vítimas são abordadas junto a estabelecimentos de saúde, cemitérios e outros locais susceptíveis de encontrar pessoas fragilizadas.

No caso dos Açores, normalmente são as pessoas mais frágeis que procuram os curandeiros e videntes que lêem as cartas ou o livro do Senhor Santo Cristo a troca de 5 e 10 euros, sem que passem faturas.

Quase sempre, as vítimas vão à procura de melhor futuro nas relações familiares e em termos financeiros. Deixam-se levar por perspectivas optimistas. Quase sempre, todas as suas dificuldades tendem a desaparecer e todos os problemas vão ser ultrapassados. Por vezes recebem sugestões para agirem de forma diferente no futuro para atingirem determinados objectivos. E a maioria das vítimas deixa-se levar pelo ‘conto do vigário’.

A Polícia de Segurança Pública emitiu um comunicado onde alerta para as técnicas utilizadas por “falsos videntes” e curandeiros, que burlam as pessoas mais “fragilizadas psicologicamente”. Este modo de actuação é habitualmente praticado por um ou dois indivíduos, na sua maioria do sexo feminino. Apresentam-se como videntes, mestres, professores, magos, curandeiros, astrólogos, entre outros e atendem profissionalmente em hotéis, escritórios e casas particulares.

Segundo a nota da PSP, os burlões alegam ser possuidores de faculdades transcendentais, capazes de prever o futuro, chegando a fazer pequenas demonstrações ou truques para convencer e alegando resolver todo o tipo de assuntos a troco de quantias monetárias. Acabam por fazer render as suas supostas capacidades, revelando que tal só resulta se as vítimas mantiverem a situação em segredo. Mas há também um conjunto de pessoas que se identificam como possuidoras de “dons naturais para a cura de qualquer tipo de problema”.

A PSP lembra que quem usa este modus operandi age com “má-fé, requinte, culpa e dolo”, estando a cometer o crime de burla, uma vez que se aproveita da “fragilidade das vítimas”.


Notícia: «Correio dos Açores» e rádio Renascença.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas nesta Ilha pratica-se estas aldrabiçes tambem e algumas pessoas fracas de espirito ainda gastam dinheiro sabendo penso eu que nao iram resolver nenhum dos seus problemas mas quem recebe o dinheiro e fica-se a rir nao esta a proceder bem sao pessoas de ma fe.

Anónimo disse...

Fazem muita falta em Portugal os videntes, os astrólogos e os benzedores. Gente entendida, que acredita "em certas coisas", capaz de limpar pragas, escorraçar más energias e escorraçar estupores.
A politica em Portugal tornou-se uma piolheira, com um presidente a desrespeitar a maioria dos portugueses para impor a sua vontade. Em que é que um português que vota na esquerda é diferente do que vota no CDS do irrevogável Portas? Os votos não são todos iguais? Não tem todos a mesma validade? Não são todos vontade de Portugueses?
Que "respublica" é essa que tem um presidente que representa uma parte, favorece uma parte, tem simpatias por uma parte e marginaliza a outra? A republica, que como se sabe foi imposta a um país atónito por meia dúzia de indigentes, devia pintar a cara de negro e ter alguma compostura, comprando uns soutiens.
Se tivesse-mos um Rei, onde todos se revissem sem tutelas de partidos, nada disto acontecia.

Anónimo disse...

e há anónimo das 18.20 gente dessa que até eu conheço e já tratou de uma pessoa da minha família.