quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Monitorizar a dispersão de plásticos

No âmbito da conferência “Como melhor proteger as regiões costeiras atlânticas da poluição marítima”, o eurodeputado Ricardo Serrão Santos moderou o debate dedicado ao tema “Como responder à poluição marítima na bacia do Atlântico”.

“Os Açores estão no centro da circulação do tráfego marítimo do Atlântico Norte e recebem influências de diversos quadrantes, quer através da atmosfera como da circulação oceânica”, referiu o eurodeputado. “Por esta razão, os Açores há muito que estudam problemas relacionados com a poluição marinha, tendo aliás feito avançar o conhecimento científico no contexto das tendências históricas de acumulação de metais pesados em diversos organismos marinhos”, especificou Serrão Santos.

“Os Açores estão numa posição ideal para a monitorização da dispersão dos plásticos e micro-plásticos no Atlântico, matéria em que o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores está particularmente empenhado, sendo que o interesse internacional reflectiu-se no financiamento e no apoio do Instituto nas Nações Unidas para a Conservação na Natureza”, referiu o cientista marinho.

Para concluir o eurodeputado Ricardo Serrão Santos chamou a atenção para outras ameaças invisíveis nos oceanos e áreas costeiras relacionados com poluentes emergentes, nomeadamente os produtos farmacêuticos, entre os quais destacou os associados aos consumo crescente nas sociedades modernas de anti-depressivos e outros neurológicos, analgésicos, medicamentos para os diabetes.


Notícia: rádio Atlântida e jornal «Terra Nostra».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: