quinta-feira, 9 de julho de 2015

PS e PSD juntos a taxar os doentes

Florentinos devem reencaminhar o pagamento das taxas moderadoras para os deputados Manuel Pereira, Bruno Belo e Arlinda Nunes as pagarem devidamente.

A proposta do PCP pretendia eliminar as taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde, pois estas criam barreiras inaceitáveis no acesso aos cuidados médicos, que são um direito humano básico garantido constitucionalmente.

A introdução de taxas moderadoras na saúde, instaurando o princípio de doente-pagador, é assim um enorme retrocesso, que cria barreiras socio-económicas no acesso aos cuidados de saúde, sendo também uma dupla tributação, pois os açorianos já pagam impostos que se destinam, entre outras coisas, a financiar o Serviço Regional de Saúde.

As taxas moderadoras na saúde são uma medida profundamente injusta, que visa transferir para os utentes uma fatia ainda maior dos custos com a saúde, aliviando as contas do Governo Regional, que assim se financia à custa dos açorianos doentes, vulneráveis e sem outra escolha senão pagar o duplo imposto!

Entre Julho de 2011 e o final do ano de 2013 foram já mais de 5,3 milhões de euros extorquidos aos doentes açorianos para pagar outra vez os custos do Serviço Regional de Saúde.


Notícia: "sítio" da CDU/Açores e jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho ali 3 ou 4 na gaveta para ir bater à porta do Pereira, quando vier a minha casa em vez de levar 4 votos vai levar é com meia dúzia de taxas pra ele pagar.
Com certeza ele doente mental como é não as deve pagar, mas nós sim.
Não pago mais nada! Quem tem grandes ordenados como eles os três que pague.

Anónimo disse...

A revolução abrilina, para certas cabeças, trouxe isto: há dinheiro para tudo, desde telemóveis caríssimos a viaturas de primeira classe, mas para a saúde, o que temos de mais precioso, não há.
Há dinheiro para férias, para cerveja, para passeatas e para roupas de marca, para pagar a saúde, nunca há.
Um país que importa médicos e ferra aos seus jovens médias de 19 para entrar em medicina, pode porventura ter um sistema de saúde democrático onde todos tenham acessos?
Um povo que não quer pagar nada pela saúde, nem taxas moderadoras, nem internamentos nem os medicamentes que consome quando está hospitalizado, mas acha que os médicos devem ganhar muito bem e por isso tem de ser poucos, espera o quê?
Uma nação que concentra os médicos nas suas três principais cidades e não dá tafulho a criar um sistema de colocação de profissionais de saúde decente, onde os médicos se desloquem para onde é preciso, quer o quê em termos de saúde? Acaso um médico é melhor do que um professor, que se desloca para onde existem alunos e há trabalho?
E depois vem gritar contra as taxas moderadoras como se isso é que fosse o nosso principal problema.
Os deputados referidos neste post, antes de serem eleitos, deviam era ser confrontados com estas questões antes de lhe passarmos cheques em branco, que eles preenchem como querem.
Desconfio que algum deles saiba ou tenha tino para responder a estas questões.

Anónimo disse...

"Florentinos devem reencaminhar o pagamento das taxas moderadoras para os deputados Manuel Pereira, Bruno Belo e Arlinda Nunes as pagarem devidamente."

É mais do que o momento para estas pessoas serem responsabilizadas (socialmente) pelos actos que praticam, prejudicando de sobremaneira as classes mais desfavorecidas.
Por um lado é compreensível, pois eles não necessitam destes "descontos" para governarem a vida, mas o desgoverno existente é mais do que suficiente para nos por a pensar quem são, verdadeiramente, estas pessoas e para quem trabalham.
A Ilha das Flores está cada vez mais esquecida.
Não temos nada, e nada teremos se a impassividade política continuar ao sabor de um centralismo arrogante e arcaico, que só se preocupa com o bem estar de quem está inserido num sistema podre, sem sentido e virado para o culto "do sempre os mesmos".
Não é uma questão partidária, é uma questão geral!

Anónimo disse...

Anónimo das 10/07/2015, 15:29:00 concordo plenamente com o seu comentário.
Não vejo inteligência naquelas cabeças para responder às suas questões, o que, infelizmente é uma agravante para este e todos os outros problemas que teimam em assolar a nossa Ilha.
Um é político de profissão, e para bom entendedor meia palavra basta. Mexe o suficiente para manter a profissão.
Outra é aquilo que se sabe e se vê, e nem vale a pena comentar. Mudou o guarda roupa e pouco mais!
O outro vai ao sabor da maré na esperança de encabeçar a lista novamente, e assim passar despercebido.
E é assim que vamos!

Anónimo disse...

eu já avisei varias vezes aqui que tudo da mesma cor não resulta mas voces quiseram votar neles tem o que merecem.

Anónimo disse...

Lajenses vaiam pensando já em Outubro mudar de Partido que está mais que provado e como diz o anónimo das 20.36 tudo das mesma cor não resulta e a prova está à vista.

Anónimo disse...

Esta gente merece um chuto no cu nas próximas eleições, não fazem nada que justifiquem o que ganham, têm saúde de borla, carro de borla transportes de borla á custa do povo,

Anónimo disse...

Eu não me importava de pagar as referidas taxas quando me deslocava ao nosso Centro de Saúde pela qualidade de atendimento que era prestada no atendimento pelo rapaz que lá estava!
Sempre pronto a ajudar-nos, e com uma boa disposição!
Agora é só lamentos por quem lá anda e uma grande confusão do lado de dentro... Alguém sabe porque não abrem antes das 09h00?

Anónimo disse...

Já Agora aproveitando a dica sobre a saúde, será que já existe a tempo inteira enfermeiro no Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

O Cento de saúde vai mudar no âmbito de assistente social com a nossa doutora se a vereadora das Lajes estiver disponivel para o apoio.

Anónimo disse...

Outro concurso nos serviços de desenvolvimento Agrário, tecnico de imformatica, hugo..., será PS? é eu sei,

Anónimo disse...

Muita gente fica admirado de socrates está preso, ex. ministro com a argola no pé, nas flores a segurança social vai ter um chefe , não sei como, o hospital uma nossa assistente social, não sei como, uma psicóloga
nova antes da outra ser colocada em s.miguel.

Anónimo disse...

O deputado pereira nao paga porque é invalido!!! E com é que está o processo das inválidos! Nao se esqueçam que esta gente beneficiou e lesou o Estado em muito carcanhol!!! e muitos ocupam ou ocuparam cargos políticos.

Anónimo disse...

o de Viana quer por o moço no centro de saúde
agora também ele põe abaixo a administração
Mas ele só cumprem leis que o deputado ajudou a aprovar ou ele estava entertido na net na altura da votação e votou sem saber em que?

Anónimo disse...

voces já deveria ter corrido com estes alentejano.

Anónimo disse...

pois quem ganha muito pensa que toda a gente tem as mesmas possibilidades económicas para pagar,não percebe que para algumas pessoas é muito difícil pagar as taxas.
mas como os deputados do ps durante a campanha diziam que o do psd era o único que precisava de um lugar na política para ganhar mais dinheiro, visto ter dívidas.
fica a esperança de os ver doar pelo menos parte do ordenado aos mais carenciados !!!!

Anónimo disse...

Então a assistente social do lar vai para o hospital. O marido deixou o aeroporto para ir para a segurança social.
Não acredito que tenha sido tudo arranjado. Eles até são do psd.

Anónimo disse...

O de Viana na assembleia a mexer na internet?? Estou estupefacto. Pensei que ele só estava lá respirando, após esse comentário de cima vejo que além de respirar também mexe um braço com o ratinho. Afinal o homem faz muita coisa na assembleia.

Anónimo disse...

este alentejano percebe alguma coisa de trabalhar com computador.

Anónimo disse...

em relação ao que o anónimo das 00:04: disse tenho de efetuar uma correção.

eles agora são do ps ou fingem ser que dá no mesmo.

Anónimo disse...

Se já sao do ps, entao esta tudo bem. Amaioria dos do ps tb ja foram do psd

Anónimo disse...

quamdo gamhar o psd eles mudam-se de camisa passando do ps para o psd. e assim vai a mãma.

Anónimo disse...

Depois de muitos anónimos se manifestarem pela falta de um técnico de terapeuta da fala agora já tem disponível uma senhora!
Que mais vos está faltando meus amigos?

Anónimo disse...

Está a faltar um Centro de Saúde nas Lajes.