quinta-feira, 23 de julho de 2015

Criado parque arqueológico subaquático

O local escolhido fica ao largo da freguesia do Lajedo, onde está afundado o navio inglês RMS Slavonia.

Irá ser criado um parque arqueológico subaquático na ilha das Flores, no local onde no local onde está afundado o RMS Slavonia, ali naufragado em 1909. O navio inglês naufragou com 597 pessoas bordo mas todas foram salvas, permanecendo o Slavonia no fundo do mar ao largo da freguesia do Lajedo.

O sítio do naufrágio do Slavonia apresenta características que permitem visitas de mergulhadores, sem impacto negativo sobre a conservação dos bens arqueológicos e naturais presentes, onde este testemunho arqueológico se encontra bem identificado, contendo elevado potencial na promoção turístico-cultural dos Açores, podendo transformar-se em museu subaquático.

No ano passado o Governo Regional havia criado o Parque Arqueológico Subaquático da Caroline, junto à ilha do Pico, no local onde naufragou em 1901 o navio francês que controlava o mercado europeu dos adubos.

Neste momento, existe ainda outro parque arqueológico subaquático nos Açores: a baía de Angra do Heroísmo, com diversos locais visitáveis, como um cemitério de âncoras e o sítio onde está o vapor Lidador, um navio brasileiro de transporte de passageiros e mercadorias que se afundou em 1878.

Estão registados em fontes históricas escritas entre 600 e 700 naufrágios nos mares dos Açores, entre os séculos XVI e XX.


Notícia: «Diário de Notícias» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso é para branquear dinheiro dos contribuintes, o navio não tem nada para ver, portas e janelas talheres e tudo o que o navio tinha estas estão na lha em casa particulares, só resta do navio algumas toneladas de ferro destruidas e mais nada.