sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cidadãos podem registar avistamentos de águas-vivas e caravelas nos Açores

A Universidade dos Açores lançou uma página online para registo do aparecimento de águas-vivas (alforrecas) e caravelas-portuguesas no arquipélago, um "projeto pioneiro" para estudar cientificamente o fenómeno e em que se apela à colaboração dos cidadãos.

O novo projeto do Departamento de Oceanografia e Pescas surgiu a partir de uma ideia de investigadores e da direção do DOP ao constatarem a necessidade de se compreender os grandes aglomerados de águas-vivas e caravelas-portuguesas que nos últimos anos têm vindo a afetar os recursos pesqueiros e o setor do turismo em todo o arquipélago açoriano.

No caso particular dos Açores são poucos os estudos de monitorização para este tipo de espécies e por causa disso pouco se sabe sobre a variabilidade genética, a biologia e a distribuição das águas-vivas e caravelas portuguesas.

Dado o interesse recentemente demonstrado, não só pela comunidade académica mas principalmente pelo público, e devido à falta de monotorização da presença desta espécie em grande escala nos Açores, a Universidade dos Açores lançou um portal que procura registar, numa fase primária, os avistamentos das águas-vivas e caravelas-portuguesas realizados por mergulhadores e banhistas dos Açores.

O objetivo desta iniciativa é motivar os cidadãos a contribuírem para o conhecimento científico através do conceito “cidadão cientista”, com supervisão dos cientistas e instituições regionais.

O estudo coordenado pelos biólogos marinhos Carlos Moura e João Gonçalves e pela oceanógrafa Ana Martins pretende “contribuir para o conhecimento da biologia das espécies existentes na Região, assinalando e tentando prever (a médio e longo prazos) os locais e alturas do ano com maiores agregações de medusas no arquipélago”.

Com esta iniciativa o DOP procura também dar início a um primeiro passo no sentido de auxiliar nas políticas de gestão pesqueiras e medidas de proteção da costa para atividades marítimo-turísticas.


Notícia: «Tribuna das Ilhas», RTP.Notícias e revista «Visão».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: