terça-feira, 14 de julho de 2015

BBC filma mar profundo dos Açores

A cadeia de televisão britânica BBC está a filmar o meio subaquático dos Açores para a série "Ocean", que em 2017 será transmitida no Reino Unido.

"Seis dos filmes [da série "Ocean"] vão estar focados nos mares profundos, que é a razão pela qual estamos nos Açores, arquipélago que possui uma ecologia marinha muito interessante para explorar e filmar", declarou Joe Treddenick, um dos diretores do projeto.

O profissional britânico afirmou que esta nova série da BBC será feita com base em filmagens que visam registar novos padrões de comportamento de espécies marinhas no decurso de seis filmes de uma hora cada, que estarão especificamente focados em diferentes 'habitats' dos oceanos.

O sexto filme da série "Ocean" será exclusivamente dedicado ao mar profundo e a BBC filmará por todo o planeta, registando em imagem os diferentes comportamentos no fundo do mar e a ecologia, sendo nesse contexto que surgem os Açores.

Sem querer desvendar o que encontrou no mar profundo açoriano durante as filmagens que decorreram nas ilhas do grupo central dos Açores, o produtor britânico elogiou a beleza da Região, considerando-a uma "parte muito interessante do mundo". Joe Treddenick, que integra também a equipa editorial da BBC, referiu que existe uma "incrível vida selvagem" no arquipélago dos Açores constituída por peixe e mamíferos, tanto à superfície como no mar profundo.

A cadeia de televisão britânica espera voltar aos Açores nos próximos dois anos, ainda de acordo com Joe Treddenick, que revela ter algumas ideias em mente para desenvolver no âmbito de outros projetos.

Nuno Sá, fotógrafo subaquático português premiado internacionalmente, foi um dos convidados para colaborar neste projeto da BBC e sublinha a visibilidade que esta série irá dar aos Açores. O fotógrafo destacou que a série “Blue Planet”, antecessora da “Ocean”, foi vista por 500 milhões de telespetadores, daí que defenda uma aposta em grandes produções por parte da Região, aliciando os operadores internacionais a visitarem os Açores.

“Não é por acaso que toda a gente no mundo sabe onde ficam as Galápagos, uma vez que já foram realizadas centenas de produções no arquipélago, o mesmo acontecendo com a grande barreira de coral na Austrália”, referiu Nuno Sá. O fotógrafo sublinhou que se 500 milhões de pessoas ficarem a saber onde ficam os Açores e as coisas fantásticas que passam no seu mar “não há campanha turística que consiga competir com este tipo de números”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: