quinta-feira, 25 de junho de 2015

Documentário de tv alemã encontra “protagonistas locais” em cinco ilhas

Uma equipa de reportagem da televisão alemã SWR está nos Açores para recolher imagens e fazer um documentário diferente sobre algumas ilhas.

O jornalista Dirk Schraeder quis encontrar pessoas que “nunca viu na televisão” para dar uma outra perspectiva ao documentário. A equipa, que integra também o operador de camera Ulrich Nisslex e o operador de som Marcus Siegle, já esteve nas ilhas das Flores, Corvo, Faial, Terceira e agora em São Miguel onde já recolheu algumas “estórias” que são também a identidade dos Açores.

Depois de “ver cerca de 15 reportagens do arquivo da televisão alemã”, o jornalista alemão decidiu “não ter golfinhos nem falar sobre o Peter´s Café Sport. Quis algo que não seja expectável” e por isso para o documentário de 45 minutos sobre os Açores, foi à procura de gente diferente que vive nas ilhas.

Dirk Schraeder conta que no Corvo, dada a dimensão da ilha, apenas estiveram quatro horas. No entanto, na ilha das Flores houve alguma emoção quando “ao fim de estar 25 anos à frente do escritório editorial europeu [da SWR] pude estar no ponto mais ocidental da Europa”, explica o jornalista que esclarece que nesta ilha a história “era para ser um homem que conduz uma carrinha e faz distribuição de pão, mas infelizmente ele estava a pescar num barco e o tempo piorou e ele não conseguiu chegar a tempo da reportagem”. No entanto, encontraram alguém que os levou a ver as grutas e ao ilhéu do Monchique, “e foi comovente”.

“Aventuras de pessoas no campo” [tradução livre do nome do programa] está no ar há 14 anos e passa na televisão alemã aos domingos à tarde e “é basicamente visto por professores ou por pessoas que querem alargar horizontes”, explica o jornalista. Dirk Schraeder não garante que depois do programa ser emitido, possivelmente em Setembro, “venham mais pessoas aos Açores” além dos turistas alemães que anualmente visitam o arquipélago. Mas, “sabemos pelo feedback dos telespectadores, que muitos deles visitam os países que mostramos para verem com os seus olhos o que mostramos. Por isso a probabilidade de virem mais turistas é boa”, refere.

Dirk Schraeder e a equipa mostram-se surpreendidos com os Açores. Primeiro o jornalista diz que “é tudo muito bonito” e depois confirma que a primeira impressão foi de “surpresa”. E confessa que “nunca pensei que uma paisagem verde, campestre, em parte muito parecida com a Alemanha ou até com a Suíça, tivesse a parte vulcânica” e dá o exemplo de qualquer local onde se vá ao longo da linha da costa “podemos ver pedras vulcânicas”.

Por isso o jornalista, habituado a “viajar muito nos últimos 25 anos, já fiz cerca de 600 filmes para a televisão alemã no estrangeiro”, confessa que “pelo mundo todo nunca vi um sítio onde houvesse esta mistura tão interessante. É muito bonito”, conclui Dirk Schraeder.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: