domingo, 24 de maio de 2015

Apenas seis viagens à ilha das Flores

O transporte marítimo de passageiros e viaturas para a ilha das Flores este ano fica reduzido a seis viagens: uma em Junho, uma em Julho e quatro em Agosto.

Já em 2009, num artigo da minha autoria, com o título "Sete viagens às Flores", mencionava que estava bem "escarrapachado" no Jornal Diário a realização de "cruzeiros semanais para as Flores", onde o vice-presidente do Governo Regional explicava, e passo a citar, que "os horários do Santorini foram elaborados para que os passageiros das várias ilhas possam convergir para as Flores nesta viagem de cruzeiro semanal que se prolongará até 30 de Setembro".

Passados estes anos, esses horários nunca foram cumpridos, a não ser como este ano com quatro viagens em Agosto e uma em cada mês anterior, terminando a convergência de passageiros que se encerra em seis viagens à ilha das Flores.

Fez-me um pouco de confusão quando li no «Diário Insular» que os autarcas das Flores pouco ou nada querem falar no assunto e o que fala ainda desvaloriza, dizendo que a "procura é menor do que a oferta", que do "Faial para as Flores a viagem leva 10 horas e é um canal difícil, mesmo no Verão". O autarca de Santa Cruz está a puxar a brasa à sua sardinha, porque tem a pista ao pé da porta, mas "com o andar da carroça, já se adivinha o que vem lá dentro". Com as lowcost para São Miguel e algumas para a Terceira e com o afundamento da SATA, qualquer dia começam a reduzir viagens, como acontece com o transporte marítimo de passageiros! No que diz respeito às 10 horas do canal Horta/Flores, todos os anos passo nesse canal e, normalmente, levo oito horas e, por vezes, ainda menos. Mas a pior viagem que tive nesse canal foi, há mais de 30 anos, no navio Ponta Delgada, em que as malas andavam de um lado para o outro, e, mesmo assim, não levavamos 10 horas.

Também ouvi na comunicação social o autarca do meu concelho, as Lajes, a convidar todos os açorianos a ir à Festa do Emigrante. Fez muito bem. Só que não se preocupou com os horários do navio, pelo menos com a chegada na sexta-feira e saída ao domingo, como normalmente acontece. Era mais um dia de São Vapor para quem quisesse disfrutar das belezas naturais e sempre dava mais alguma economia à ilha e ao concelho, que também necessita.

Gostava de lembrar ao secretário regional do Turismo e Transportes que as ilhas mais ocidentais dos Açores ainda estão no mesmo lugar, quase tão isoladas como na altura em que o senhor secretário nasceu. Também deveria conhecer bem o isolamento em que essas duas ilhas ficam com Invernos muito rigorosos e longos e os Verões mais pequenos. Por isso, no que diz respeito ao transporte marítimo de passageiros e viaturas, tem que haver escalas e horários muito bem planeados.

Fazer uma viagem em Junho, uma em Julho e quatro em Agosto é desrespeitar os florentinos. Está-se a excluir essas duas ilhas, com viagens a menos. Será que o Verão na ilha das Flores é só de três meses? Será que no mês de Setembro as Flores não têm os mesmos direitos que as restantes ilhas dos Açores? Também nas Flores há festas e muitas belezas naturais que devem ser visitadas por todos os açorianos! A desigualdade é tão grande em comparação às outras ilhas. Só em termos geográficos é que se assemelham. Por exemplo: em Santa Maria só em Julho há cerca de 12 viagens programadas, enquanto para as Flores há apenas uma!

Para o novo presidente da AtlânticoLine, deixo-lhe uma sugestão, já que reduziram nos meses com meia dúzia de viagens, façam o seguinte: duas viagens em Junho, duas em Julho, duas em Agosto e uma a meados de Setembro... Com os ferries novos, que vão custar 80 e tal milhões de euros, vai ser num "abrir e fechar de olhos" para se chegar a todas as ilhas. Espero que as do grupo ocidental não fiquem, mais uma vez, excluídas.

Já que o Dia da Região este ano vai ser comemorado na ilha das Flores espero que não seja só para marcar calendário e que, por fim, as ilhas do grupo ocidental fiquem no esquecimento. Um "batalhão" de personalidades serão agraciadas com insígnias honoríficas, baseado na maioria no espírito partidário. Faço votos para que o Espírito Santo deixe raiar os seus dons nas cabeças desses iluminados governamentais para terem o dever de zelar pelos Açores, mas em todas as ilhas.


Artigo de opinião de João Ventura, originalmente publicado na edição de 15 de Maio do jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

O actual presidente da AtlânticoLine tem um curriculum qua aponta só para S. Miguel.
Lembram-se do parque tecnológico?
Pois.
Quem chegou primeiro - e ele soube chegar - é ficou com ele instalado enquanto os outros andam a marcar passo.
O número de viagens de barco para as Flores e os horários tem de ser concertados com os operadores turísticos, de forma a distribuir os turistas.
Se assim não for, para que é que serve este barco?
Para o turismo interno?
E isso justifica?
Para os passageiros do cartão jovem e para a terceira idade?

Anónimo disse...

este barco com estes horários para as Flores só interessa a são miguel.

Anónimo disse...

este governo quer é tude para são miguel e vem cá com palavrinhas doces para encantar os florentinos mas a mim não me encanta porque quando ele nasceu eu já cá estava à muitos anos.