sábado, 11 de abril de 2015

Despovoamento é gritante e angustiante

Eurico Caetano foi hoje ordenado pelo bispo de Angra. A sua missa nova será amanhã na Igreja Matriz das Capelas, paróquia de nascimento do novo padre.

Eurico Caetano encontra-se a trabalhar na ilha das Flores, quer em paróquias quer na Escola Básica e Secundária das Flores, para onde voltará. Tem sido uma vivência diferente, numa realidade que era sua desconhecida e que foi descobrindo e ainda está a descobrir.

Em entrevista ao jornal «Correio dos Açores», Eurico Caetano diz que “na Igreja da Ouvidoria das Flores somos cinco clérigos. Eu com mais um diácono permanente e dois sacerdotes trabalhamos numa pastoral in solidum, que é uma vivência de conjunto, e também está o padre José Alves Trigueiro, que é pároco da Fazenda das Lajes, que também colabora connosco e nós com ele”.

Neste momento, a equipa in solidum, tem à sua responsabilidade dez comunidades. “Na sua maior parte são comunidades pequenas devido ao despovoamento da ilha das Flores, que é gritante. Não se investe em meios para fixar as pessoas, não há empregos e as pessoas partem à procura de melhores condições de vida. Os mais novos saindo para estudar e não regressam. Se continuar o êxodo da população dessas comunidades, provavelmente algumas deixarão de existir. Este é um dos problemas graves com que nos deparamos e que me angustia pessoalmente”, afirmou Eurico Caetano.

O novo padre referiu ainda que “socialmente é uma população envelhecida. No fundo, a ilha das Flores não é diferente do resto do país. Ali também se fazem sentir os problemas sociais do nosso país que ainda atravessa a dita crise”.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem temos vindo a escolher para nos governar precisava desta lucidez.
Obras e mais obras, algumas sem pé nem cabeça, sem se pensar nos mais novos, essenciais à nossa sobrevivência como comunidade.
Gastar dinheiros públicos em coisas que não se sustentam, não geram empregos e não contribuem para fixar os mais novos, é preparar a própria morte.

Anónimo disse...

ouvi na noticias das 8.30, rdp açores que vão ser feitas varias obras em santa cruz e nas lajes nada estes cabeças de tolos lajenses foram votar no sicialista pensando que o governo ia fazer alguma coisa nas lajes mas enganaram-se no numero da porta. agora digo votem neles outra vez em outubro e nas próximas para o governo regional e para a camara das lajes. rscreveu um lajense desanimado com a grande crise que está neste concelho.

Anónimo disse...

Nas Lajes cada vez estão a sair mais pessoas e nada de empregos para os fixar nesta Vila a Câmara nada faz, não sei que futuro vai dar este presidente a este concelho que estou preocupado.

Anónimo disse...

nas noticias de hoje falou um senhor do governo sobre obras no porto das poças para os pescadores não sei para que gastar dinheiro ali para menos de meia duzia de pescadores se nas lajes já tem um porto e com um pouco de melhoramente servia os pescadores dos dois concelho e assim se poupava pelo menos um milhão de euros.

Anónimo disse...

Para pensar, analisar, planear, é necessário trabalho, inteligência e capacidade, e é o que os nossos representantes não tem, a não ser para se governarem e abotoarem. Mas isso não resolve as situações. Apenas as suas situações. São mediocres. Ao menos que tentem aprender alguma coisa com o novo Padre.

Anónimo disse...

Não é só nas lajes que se passam coisas.
Por muitos deste motivos a outros, como o que digo aqui, é que esta ilha está dotada ao deserto...
mesmo aqui em santa cruz na escola é bonito de se ver...
os alunos muitas vezes não tem comida que chegue, mas depois é só ir espreitar as funcionárias da cuzinha quando se vão embora a carregar nos carros e a levar na mão muitas refeições para a sua família e não só.
ou então estar atento em alguns lugares onde as pessoas se encontram e houvir as conversas de gabarolice de que não precisam cuzinhar e as compras são muito menos. mas parece que a escola das lajeas também não fica atrás .
quem tivesse uma máquina de filmar para poder fazer um filme, para depois poder mostrar a verdade.
andamos nós a descontar e descansados quando os nossos filhos vão para a escola, para irem passar falta para as senhoras da cuzinha e refeitório andaram a alimentar quem querem.
é pena a secretaria ou a direção da educação não mandar investigar, secretamente estas coisas.
até compreendo, pois não ganhão bastante para isso, coitadus.

Anónimo disse...

as tantas alguém da escola também come mesmo bolo

Anónimo disse...

O que são as escandaleiras do BPN, a vergonha dos submarinos e o retumbante estouro do Bes, comparado com as encenações tenebrosas do labrego das 19:26?