segunda-feira, 13 de abril de 2015

AAiF organiza 9º Encontro Cultural

No próximo sábado (dia 18) a Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF) promove o seu 9º Encontro Cultural, este ano subordinado à temática “Das fortificações militares ao geoturismo: património histórico, cultural e ambiental da ilha das Flores”.

O Encontro Cultural, que decorrerá na sede da AAiF em Ponta Delgada (São Miguel), é composto por intervenções de quatro oradores sobre diferentes aspectos da ilha das Flores.

A primeira intervenção, “A fortificação da Idade Moderna nos Açores: o caso da ilha das Flores”, será proferida por Sérgio Rezendes, professor e investigador, seguindo-se a exibição do filme de animação “História dos Açores”, de Tiago Rosas e Victor Descalzo, vencedor do ‘Prémio Regional do Público’ no II PanAzorean - Festival Internacional de Cinema.

“Flora e Vegetação da ilha das Flores” será a intervenção proferida por Luís Silva, docente do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, enquanto que “Património Geológico da ilha das Flores: valorização e usufruto” será a temática das intervenções de Eva Lima e Marisa Machado, da GeoParque Açores. Segue-se um tempo de debate a anteceder o encerramento com a entrega de prémios dos torneios de cartas da AAiF (sueca e king).

Recorde-se que em anos anteriores do Encontro Cultural da AAiF foram abordadas temáticas como a Saúde na ilha das Flores, a História da ilha e a dupla ultraperificidade, a economia e o futuro da ilha, a sustentabilidade energética da ilha das Flores, marinheiros do extremo ocidental da Europa e o património baleeiro, florentinos que se distinguiram ou a experiência associativa e migrante dentro do próprio arquipélago dos Açores.

Esta é a nona edição do Encontro Cultural da Associação Amigos da ilha das Flores, integrando este ano a programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A entrada é livre e aberta a toda comunidade e a todos os interessados.


Notícia: jornal «Correio dos Açores» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: