sábado, 28 de março de 2015

Hora muda esta noite: horário de Verão

Mais uma vez chega aquela altura do ano em que as pessoas confundem se hão-de mover os ponteiros do relógio para a frente ou para trás, se dormem mais ou menos uma hora nesta noite, o que faz alguns andar rabugentos. Mas nada que não se compense com a mais longa duração dos dias, que proporciona momentos extra de lazer e descontração.

Março está a chegar ao fim, e apesar de a Primavera andar mascarada é tempo de mudar a hora no relógio, mais uma vez. Todos os anos a pergunta é a mesma: é uma hora para trás ou uma hora para a frente nos ponteiros do relógio?, dormimos mais ou dormimos menos uma hora?

Pois bem, cá vai a cábula: na madrugada deste sábado para domingo, nos Açores à meia-noite adiante o relógio 60 minutos, passando para a 1 hora da madrugada. Ou seja, teremos um dia com apenas 23 horas de duração e a hora agora "comida" será recuperada lá mais para diante, em Outubro na mudança para o horário de Inverno.

Para aqueles que gostam de dormir não é fácil passar a "acordar mais cedo", mas o facto de "os dias parecerem maiores" compensará o esforço.


Notícia: semanário «Expresso» e jornal «Público».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: