quinta-feira, 26 de março de 2015

E a ilha das Flores... aqui tão longe

As ligações marítimas às Flores são raras e longas, por isso são cada vez menos os passageiros. Este ano só existem seis viagens: o navio Santorini desloca-se uma vez em Junho, uma em Julho e quatro em Agosto. Assim a ilha das Flores neste Verão fica a ver navios...

As ligações marítimas de passageiros para a ilha das Flores não ultrapassam este ano a meia dúzia. Na verdade são mesmo apenas seis. Olhando para o horário da AtlânticoLine verificamos que o navio Santorini vai às Flores uma vez em Junho, uma em Julho e quatro em Agosto.

Ao que o jornal «Diário Insular» apurou, são poucos os passageiros na viagem de ida e menos os que partem das Flores. Contactado o autarca de Santa Cruz, José Carlos Mendes disse que a população não reivindica melhores horários, porque a procura é menor do que a oferta: "São 10 horas do Faial para as Flores e é um canal difícil, mesmo no Verão", salientou.

O tempo da viagem e o preço encaminham os passageiros para o avião. Só quem pretende levar carro ainda se aventura. Antes de chegar ao Faial o navio toca todas as ilhas. Por isso, quem sai de São Miguel com destino às Flores chega a levar dois dias de viagem [de barco]. Os preços variam entre os 120 euros do grupo oriental e 90 euros das outras ilhas. Uma passagem de avião, significativamente mais rápida, não varia muito no preço. A partir da Horta são 104 euros, das outras ilhas do grupo central 157 e do grupo oriental 160 euros.

Este ano, o barco chega à ilha das Flores na terça-feira (dia 16 de Junho) e regressa na quinta-feira (dia 18), mas se o passageiro não quiser regressar dali a dois dias só tem navio no mês seguinte. Em Julho, o Santorini chega às Flores no sábado (dia 18) e regressa no domingo (dia 19). Os florentinos só voltam a ver o navio no primeiro dia de Agosto (sábado) e o barco parte no domingo (dia 2).

Em Agosto, o navio volta às Flores nos dois fins-de-semanas seguintes, com chegada no dia 8 e partida no dia 9 e com chegada no dia 15 e partida no dia 16. A última viagem do ano ocorre no último fim-de-semana do mês, com chegada no sábado (dia 29) e regresso no domingo (dia 30).

O jornal «Diário Insular» tentou ouvir o presidente da Câmara Municipal das Lajes, mas Luís Maciel disse que o assunto não tinha diretamente a ver com a autarquia por isso não quis fazer comentários. Também o presidente do Conselho de Ilha das Flores, Selénio Freitas não quis prestar declarações, tendo em conta que o assunto ainda não tinha sido abordado pelo órgão.

O jornal «Diário Insular» tentou ainda obter junto da AtlânticoLine uma justificação para a escolha deste horário. Num primeiro contacto com a empresa foi-nos dito para contactarmos o atual presidente da Câmara Municipal da Lagoa, mas João Ponte disse que ainda não tinha tomado posse como presidente do conselho de administração da AtlânticoLine, por isso não quis prestar declarações.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

32 comentários:

Anónimo disse...

Em São Miguel fazem o que querem e o resto cala. Lembro-me disto antes do 25 de Abril, quando o Terreiro do Paço punha e dispunha.
Elegemos e pagamos com o nosso suor deputados, para quê? Para estarem prá ali a enfeitar?
Escolhemos Câmaras há bem pouco tempo. Para quê? Para se sentarem de secretária a darem uns despachos? Isso qualquer um com um dedo de testa faz.
Temos um Conselho de Ilha para quê? Para engolir e calar, deixando os nossos interesses para trás?
Temos associações disto e daquilo, que parecem manietadas?
Isto, esta treta de Autonomia, está a servir só uns, à custa do depenamento de quase todos.
Depois das lowcost encaminharem turistas para São Miguel, os transportes marítimos fazem rabo pesado para os transportar. Ficam só lá, a dar dinheiro aos de lá, e o resto é paisagem. Os hotéis cheios são nos Açores, em São Miguel, enquanto que nas outras ilhas estão vazios porque com comunicações com horários destes.
Uma vergonha é o que isto é.

Anónimo disse...

"mas Luís Maciel disse que o assunto não tinha diretamente a ver com a autarquia por isso não quis fazer comentários. Também o presidente do Conselho de Ilha das Flores, Selénio Freitas não quis prestar declarações, tendo em conta que o assunto ainda não tinha sido abordado pelo órgão."

LOL, LOL!... Isto é que é querer desenvolver as Flores. Não há dúvidas. Benze-os Deus.

Anónimo disse...

O turismo, uma das nossas esperanças, enquistou em S. Miguel.
Hotéis a abarrotar, cais de cruzeiros a 90%, e aviões de hora a hora a preço da uva mijona.
O resto, as ilhas de baixo, são paisagem.
Os barcos tem horários destes,
a todos os títulos castradores do turismo nas outras ilhas.
Aguardam-se dentro de dias os horários da Sata, normalmente arquitetados em plano inclinado para S. Miguel. Agora a centralização faz-se com a justificação de que de lá, de S. Miguel, é que partem mais voos para o exterior.
A Sata é uma empresa publica com sede em S. Miguel, que emprega em S. Miguel e que paga impostos em S. Miguel. O grosso do emprego que cria - os seus funcionários - vivem em S. Miguel e não querem sair de S. Miguel.
A Atlanticoline é uma empresa publica com sede em S. Miguel, que paga impostos em S. Miguel e tem a maioria dos funcionários em S. Miguel.
Querem mais quatro ou cinco empresas de nós todos, que tem sede em S. Miguel, que pagam impostos em S. Miguel e criam a maior parte dos empregos em S. Miguel?
Arranjam umas passagens a custo zero para se sair das ilhas pequenas, mas não facilitam a entrada de turistas, que geram riqueza e podem fixar pessoas.
Estes horários são prova disso.
Venham agora os da Sata.

Anónimo disse...

Convem informar o Sr. Presidente da CMSCF que a viagem sao apenas 8 horas e nao 10.
Já agora o horario esta feito com o cuidado de a saida aHorta ser pelas 23:45 para que as pessoas descansem durante an oite até à chegada às 07.45 do dia seguinte , nas saidas Flores Horta quase o mesmo para permitir também que de certo modo as pessoas descansem .

Bom fim de semana para todos os Florentinos

Anónimo disse...

este josé carlos é a vergonha das Flores em vez de apoiar a vinda do barco mais vezes às flores só fala disparates. eu digo ao senhor que não precisa falar por mim gosto muito de fazer a viagem da horta para as flores e já fiz em 8 horas e não em dez mais acrescento que há muito gente que eu conheço que não vão às flores por falta de informação das viagens. o senhor fala que as pessoas querem é ir de avião será que com a saida de alguns americanos da base das lajes vai ficar alhum cargueiro para transportar os carros ao mesmo preço do barco para quando alguem quiser ir de férias e levar o seu carro.Saudações Florentinas.

Anónimo disse...

Pois é meus amigos continuem a votar nesta gente as Flores esta a regredir para a década de oitenta.
É assim que querem desenvolver as ilhas pequenas.
Onde esta as ajudas as ilhas de coesão, nunca
passaram do papel.

Anónimo disse...

Votar nesta gente ou votar em quem?
Anda por ai uma criatura que ainda não percebeu: isto é tudo escumalha, tudo lã da mesma ovelha.
Quem presta ou não se mete nisto ou põe-se a léguas assim que percebe o sistema.
Fica quem precisa, quem nunca na vida teve ou viu melhor. É por isso que eles se esfolam, que eles se empurram uns aos outros, e com maior facilidade deste mundo, traem os interesses da sua terra em troca da querida maminha publica.
Queremos sair das Flores e no mesmo dia estar em Lisboa. Ou pelo Faial, ou pelo Pico ou pela Terceira. A Sata trate lá de fazer horários para servir as pessoas, que é para isso que ela existe, e não para por a tripulação a dormir em S. Miguel.
A tripulação desloca-se para onde houver trabalho. Não quer, procure outro emprego, e vá parar a cascos de rolha.

Anónimo disse...

As Flores está quase deserta.O que é que vocês querem mais?
Economicamente,e só nisso,claro,São Miguel justifica tudo o que tem e o que não tem,porque está nas outras Ilhas...É triste,mas é a realidade...

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da CMDCF tem toda a razão.
O barco para as Flores não traz qualquer vantagem, é um turismo que não interessa, até trazem a comida para não gastarem dinheiro.
Quantos ficam cá até à viagem seguinte? zero.
Este barco não tem razão de vir às Flores.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 20.46 quere-mos horários que se saia das flores e no mesmo dia chegar a lisboa seja pela horta pelo pico terceira o que a mim como cidadão igual ao de são miguel quero horário da sata para o mesmo dia chegar a lisboa. ao josé carlos o melhor que faz é demitir-se e ir lá para a sua ilha que pessoas que não defendem o interesse dos florentinos não precisa-mos deles cá..

Anónimo disse...

nunca mais quero votar neste ps e em pessoas que não zelam pelos interesses dos florentinos para não ofenderem o seu partido muito menos quero votar.este pessoal se tive-se vergonha na cara dimetia-se.

Anónimo disse...

Temos o que queremos ter, a troco uns favorezitos que mais não são do que direitos.
Nós é que sancionamos os nossos representantes. Temos sancionado gente que diz uma coisa, quando quer o nosso voto, e faz outra para agradar quem o pôs na lista.
Nós é que damos pouco de nós. Nós é que não aproveitamos este tipo de transportes para organizar circuitos, para promover estadias e para beneficiar da atividade turística.
Dá prejuízo?
E que rota é que não dá?

Anónimo disse...

este presidente da camara de santa cruz estava habituado a ver o ponta delgada ancorado fora do corvo que levava 14 horas mais 6 horas do que o santorin e pensa que ainda anda-mos naquele tempo.

Anónimo disse...

Isto é tudo uma cambada de comilhões querem é os euros ao fim do mês e mais nada, reinvindicar, reclamar, executar são adjectivos que nem deputados nem presidentes de Cãmara nem de Conselho de Ilha muito menos, tudo uma cambada de mediocres

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Atenção! O Barco de passageiros e carros para as Flores, tem interesse,isso é que tem. Agora talvez os Florentinos não despertaram para isso! E vai daí,a baixa procura não justifica mais viagens! Com passagens em conta e quase de graça para Séniores,com transporte barato para o carro,não me digam que não é agradável ir dar uma voltinha a uma ou duas Ilhas que conhecemos menos bem?

Anónimo disse...

a sata continua a dar prejuizo tem que ir às Flores quando só quando estiver com a lotação cheia caso contrário não vale a pena ir às flores ela com a lotação esgotada dá prejuizo e então com meia dúzia muito pior antes ir de barco mais devertido e tem condições para levar o carro. Espero que alterem este horário porque tenho férias a partir do dia 1 de julho e tenho que regressar o mais tardar a 30 e quero levar o meu carro , vamos a ver se o partido socialista me ouve.

Anónimo disse...

Aqui em Santa Cruz, voaram PS 4 -1, tẽm o que escolheram. Aqui em santa Cruz sempre se achou melhor o que era de fora da terra e o que era da terra nunca prestou para nada. Contem lá quantos, desde o velho matoso para cá, contem. Agora temos o que escolhemos, só que mais agravado porque estes que se dizem socialistas são bons é para controlar todos. Os que agora tem um tachinho ficam caladinhos para não o perderem, vejam o sr presidente do conselho de ilha, que para a mulher não perder a marmita, ele encaixa tudo, mesmo tudo. Vejam o dr do museu que era um psd ferrenho, mas para não perder a marmita, calou-se e deixou de existir, só passou a saco de perguiça. vejam o dr das obras publicas que chegou a ser vereador nas lajes pelo psd, agora é rosa ce sangue. até o docorvo, mudou de casaca e manteve-se à tona da água. ehaverá outrops certamente.

Anónimo disse...

estes presidentes que só querem o seu interesse se tive-sem vergonha na cara pediam para saírem que não estão a zelar pelo interesse daquele povo que votou neles, está a fazer falta mais um joão lourenço.

Anónimo disse...

já ouvi aqui pelas lajes que o maciel não quer ser mais presidente nas próximas eleições mesmo o maciel nem nenhum socialista aqui nas lajes não ganham mais nenhuma vez a camara.reclama-se que é preciso pedir um hotel para as lajes nada recalma-se para pedir ao governo almento do porto de recreio que era uma mais valia para a vila e nada se ouve falar.

Anónimo disse...

A julgar pelos comentários anteriores concluo que este ano não há rally! Onde será investido essa verba da cultura ?

Anónimo disse...

Eu acho que 6 viagens já é muita fruta. 3 são suficientes, junho, julho e Agosto. Agora nem coelhos há para matar. Se o Porto fosse em Santa Cruz talvez chamasse mais gente, mas não é...que pena.

OR

Anónimo disse...

E agora com voos low cost para S.Miguel é que ninguem quer ir para aí. Se as voças gentes estão fartas da ilha e espreitam uma oportunidade para se irem embora, porque raio hão-de querer mais turismo e mais hoteis e mais marinas e mais isto e aquilo. Tenham tino. Isto não é uma questão de politicos. Os que estão, foram escolhidos por vocês. Porque se queixam tanto? .

Anónimo disse...

este ps precisa dar uma volta já levaram uma grande derrota na madeira e em breve será nos açores não temos pessoas competemtes à frente dos destinos dos florentinos é um a largar baboseiras no diários insular da terceira para todos os das outras ilhas verem a fraqueza que temos a mandar nesta ilha. se tive-se vergonha na cara já tinha posto o seu lugar à disposição.

Anónimo disse...

O presidente da camara de santa cruz esta -se borrifando basta ver a pouca vergonha que estão fazendo no largo junta ao centro de saúde, fazendo ruelas tanto estreitas que vamos andar com os carros em sima dos passeios mas não admira porque o homem é do corvo e copiou as ruelas de lá para a nossa vila. Tenha vergonha não há quem trave estas barbaridades.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 11´27 o homem é do corvo e lá não há transito ele nem sequer sabe quantas horas leva o santorin do faial às flores.

Anónimo disse...

nem quantas milhas o santorin dá por hora.

Anónimo disse...

Uma ilha tem acessibilidades fáceis, tem aviões a toda a hora e turistas a magote. As outras, andam de um lado para o outro para saírem para o exterior, tem horários feitos para funcionários e turistas por um canudo.
A rutura é evidente.
Temos Açorianos de primeira, os de S. Miguel, e faialenses, picoenses, jorgenses, florentinos, corvinos, terceirenses, marienses e graciosenses, todos de segunda.

Todos são açorianos. Mas já há algum tempo, uns são mais açorianos do que outros.
Está à vista, para quem quiser ver.

Onde é que se viu pagar 600€ por um voo doméstico que dura 2 horas?
Mas custam só 135€ porque o resto (465€) é reembolsado...
Reembolsado por quem?
Pelos nossos impostos?
Pelos impostos dos europeus?
Pelos impostos dos Alemães ou pela vontade de Deus?

Há muita maneira de driblar regras e furar regulamentos. Que o diga o ex-presidente do governo do Luxemburgo, hoje líder desta europa em implosão.
Quem é que fica afinal com os 465€?
A companhia?
O governo?
O aeroporto?
É melhor ficarmos por aqui.

Os obreiros "dist", apareceram pateticamente na televisão.
Na tv de S. Miguel, entenda-se.
Tudo de S.Miguel. De Portugal veio um secretário de estado qualquer, que foi esforçadamente emoldurado por Senhor do Pico, que para comandar de forma legitima, mudou residência para S. Miguel.
A autonomia igualitária que sonhamos, está atracada a uma ilha.
Valerá isto a pena?

Anónimo disse...

é por isso que eu digo que a democracia ainda não chegou aos açores só chegou a são miguel. estou com esperança que este sistema vai dar uma grande volta nas próximas eleições.

Anónimo disse...

será que vai este ano começar a piscina no porto das lajes prometida na última campanha para a camara.

Anónimo disse...

Estes Presidentes já que não resolvem os problemas das Flores o melhor que faziam era por os seu lugar à disposição.

Anónimo disse...

Se não se residir em S. Miguel não se consegue ser presidente de governo.
E há cabeças de burro que aceitam isto, como se fosse natural.
Um residente no corvo, nas flores ou no pico, por exemplo, nunca consegue lá chegar.
Isto é de gente discreta?

Anónimo disse...

será que já está resolvido o problema dos transportes maritimos indo 4 vezes por mês ás flores.