quinta-feira, 12 de março de 2015

Concurso escolar “A água que nos une”

A associação GeoParque Açores promove este ano a terceira edição do concurso escolar “A Água que nos Une”, em estreita parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e contando (pela primeira vez) com a colaboração das autarquias das três ilhas açorianas classificadas como Reserva da Biosfera e também as autarquias da ilha de São Jorge (ainda em fase de candidatura a este galardão).

O tema deste ano “É o solo que sustenta a vida” contribui para as comemorações do Ano Internacional dos Solos, proclamado pelas Nações Unidas para 2015.

O solo é um recurso natural fundamental para a existência e sobrevivência dos diferentes seres vivos no planeta. Muitos destes estão dependentes do solo de uma forma direta, como as espécies vegetais, e outros de uma forma indireta, como os seres humanos. As atividades humanas, como a agricultura intensiva, a desflorestação, o sobrepastoreio, entre outras, têm conduzido à sua degradação e destruição a um ritmo acelerado em todo o mundo.

Qualquer estabelecimento de ensino dos Açores pode concorrer, sendo que tem apenas que consultar o regulamento e enviar a ficha de inscrição até ao dia 30 de Abril.

Entre os objetivos deste concurso salienta-se o envolvimento dos alunos e professores na criação de material de comunicação originais – cartazes e vídeos – que venham a ser utilizados pelas comunidades escolares como instrumento cívico para debate e reflexão acerca da importância dos solos.

Tal como na edição anterior, são propostos dois subtemas na edição regional deste concurso: GeoParques e Reservas da Biosfera, tendo em vista um melhor conhecimento acerca do GeoParque Açores, do que são as Reservas da Biosfera e do seu papel no desenvolvimento sustentável da sociedade açoriana.


Notícia: jornal «Tribuna das Ilhas» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: