sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Selagem e recuperação paisagística das lixeiras nas ilhas Reserva da Biosfera

O secretário regional da Agricultura e Ambiente adiantou que se iniciam no próximo mês “as empreitadas de selagem das lixeiras das Flores e da Graciosa, estando previsto começar ainda este ano a selagem dos aterros de Santa Maria e do Corvo”.

“As opções políticas tomadas pelo Governo Regional em matéria de gestão dos resíduos apontam para que a deposição de resíduos em aterro seja reduzida ao mínimo indispensável e que os atuais locais de deposição (lixeiras e aterros) sejam objeto de intervenções de selagem e recuperação paisagística”, afirmou Luís Neto Viveiros.

Para o titular da pasta do Ambiente, “este é um momento de viragem, em que somos protagonistas de uma mudança profunda, ao implementarmos uma das mais importantes reformas estruturais alguma vez feita nos Açores, e é com esta ambição transformadora que continuaremos a trilhar o caminho da sustentabilidade”.

Este é o caminho, afirmou Neto Viveiros, “que fará com que, em 2020, os Açores preparem para a reutilização e reciclagem, pelo menos, 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis”, acrescentando que “a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterro será reduzida para 33%”.

O secretário regional referiu ainda, a título de exemplo, que os Centros de Processamentos de Resíduos das Flores e da Graciosa já encaminham para valorização mais de 85% dos resíduos urbanos recebidos.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Já vem tarde!!!
Já somos reserva da Biosfera há varios anos.

Anónimo disse...

Somos reserva da biosfera há vários anos, é certo, mas ainda não demos tafulho a ter algum proveito disso.
Acaso o cepo das 19:42:00, por exemplo, fez alguma coisa por isso?

Anónimo disse...

quantas vezes já ouvi falar na selagem que até já perdi a conta, quando é perto de eleições vem sempre algumas coisas à baila.

Anónimo disse...

este das 00:04 gosta muito de cepos!
Deve ter um trauma de infância com troncos! Porque será?

Sou Muita Entendido em Cepos disse...

Cepos são pedaços de madeira toscos, sem forma nem feitio, que não servem para nada. São usados para definir gente bronca, tapada e de ideias curtas.
Os troncos são outra coisa. São atributo de verticalidade, de potencia e de seriedade.
O cepo inútil das 13:27, sabe lá o que isso é.

Anónimo disse...

sei muito bem quem erá que havia de ser selado e blindado e atirado a o fundo do mar em sitio desconhecido , eram os trafulhas que nos enganam e nos mentem todos os dias são os cepos da nossa propiá ilha .

Cepo-mor disse...

O entendimento neste caso é consequência da abundância.
Há o cepo tosco, associado a mentes broncas, o cepo pacóvio, típico de certas mentalidades azeiteiras, e o cepo envernizado, que quando quer ser engraçado, mostra um cerne "escasso".

Anónimo disse...

O verniz não retira a condição de cepo.
Desde que natural, mil vezes "entendido", dez mil vezes "cana roca", um milhão de vezes "cepo mor".
Cepo tosco, disfarçado com verniz, não tem cor definida. não passa dum invertebrado viscoso, de tonalidade beije.